INCIDÊNCIA DE LESÕES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SEU IMPACTO SOBRE A FREQUÊNCIA ESCOLAR
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52878 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 234 "inscrito_id" => 368 "titulo" => "INCIDÊNCIA DE LESÕES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SEU IMPACTO SOBRE A FREQUÊNCIA ESCOLAR" "resumo" => """ INCIDÊNCIA DE LESÕES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SEU IMPACTO SOBRE A FREQUÊNCIA ESCOLAR\r\n NEDOG, F.H.; COSTA, G.A.; MASSINI, D.A.\r\n ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE RIO CLARO, RIO CLARO – SP, BRASIL\r\n \r\n A EDUCAÇÃO FÍSICA É COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIA, CARACTERIZANDO ASSIM SEU PAPEL FUNDAMENTAL NA PLENA FORMAÇÃO DO CIDADÃO. SOBRETUDO, A SEGURANÇA ESTÁ DENTRE OS ASPECTOS MAIS RELEVANTES DURANTE O PROCESSO PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DAS AULAS, VISANDO SEMPRE EVITAR CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS FÍSICAS E DE RENDIMENTO ESCOLAR AOS ESTUDANTES. DIANTE DISSO, O PRESENTE ESTUDO IDENTIFICOU A INCIDÊNCIA DE LESÕES E IMPACTO DELAS SOBRE A FREQUÊNCIA ESCOLAR DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO 149 ESCOLARES, SENDO 53% MENINAS E 47% MENINOS. OS ESTUDANTES ESTAVAM REGULARMENTE MATRICULADOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE RIO CLARO – SP. OS PARTICIPANTES RESPONDERAM UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR SETE PERGUNTAS FECHADAS SOBRE LESÕES DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. FORAM OBSERVADAS UM TOTAL DE 185 LESÕES, SENDO 45% ENTORSES, 44% FERIMENTOS, E 11% FRATURAS EM 67 ESTUDANTES. AS ENTORSES CORRESPONDERAM A 83 OCORRÊNCIAS, SENDO 29% NOS PUNHOS, 27% NAS MÃOS, 23% NOS TORNOZELOS E 21% NOS JOELHOS. OS FERIMENTOS FORAM OBSERVADOS EM 81 LESÕES, SENDO 84% ESCORIAÇÕES E 16% CORTES. QUANTO AS FRATURAS, FOI IDENTIFICADO EM 21 DOS REGISTROS. COMO CONSEQUÊNCIA DESSES TRAUMAS, FOI OBSERVADO QUE 15% DOS ESTUDANTES, EM ALGUM MOMENTO DO PERÍODO ESCOLAR, NECESSITARAM AFASTAR-SE DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E 11% DE FREQUENTAR A ESCOLA NORMALMENTE. POR FIM, EM 3% DOS CASOS, NECESSITARAM DE INTERVENÇÕES CIRÚRGICAS DECORRENTE DA GRAVIDADE DO TRAUMA SOFRIDO. DIANTE DISSO, VERIFICA-SE A NECESSIDADE DE APRIMORAMENTOS DIRETAMENTE RELACIONADOS À SEGURANÇA DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: (I) TANTO NOS ASPECTOS QUE ENVOLVEM OS LOCAIS DE SUA PRÁTICA, OU SEJA, QUADRAS E/OU PÁTIOS; (II) COMO TAMBÉM NA QUALIDADE DE MATERIAIS UTILIZADOS E; (III) ADEQUAÇÃO DAS ATIVIDADES AS CARACTERÍSTICAS E NECESSIDADES DOS ESTUDANTES, VISANDO COM ISSO A REDUÇÃO DESSAS OCORRÊNCIAS E IMPACTO SOBRE O RENDIMENTO ESCOLAR. SOBRETUDO, SÃO NECESSÁRIOS ESTUDOS QUE IDENTIFIQUEM PRECISAMENTE AS CAUSAS DESSAS LESÕES E IMPACTOS DESSES AFASTAMENTOS SOBRE O DESEMPENHO EDUCACIONAL NESSA E DEMAIS FAIXAS ETÁRIAS.\r\n PALAVRAS-CHAVES: LESÕES, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FREQUÊNCIA ESCOLAR\r\n E-MAIL: HENRIQUENEDOG@GMAIL.COM """ "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "LESÕES, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FREQUÊNCIA ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID368_28042019210250.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIO HENRIQUE NEDOG" "autor_nome_curto" => "FLAVIO" "autor_email" => "henriquenedog@gmail.com" "autor_ies" => "ASSER RIO CLARO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52878 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 234 "inscrito_id" => 368 "titulo" => "INCIDÊNCIA DE LESÕES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SEU IMPACTO SOBRE A FREQUÊNCIA ESCOLAR" "resumo" => """ INCIDÊNCIA DE LESÕES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SEU IMPACTO SOBRE A FREQUÊNCIA ESCOLAR\r\n NEDOG, F.H.; COSTA, G.A.; MASSINI, D.A.\r\n ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO DE RIO CLARO, RIO CLARO – SP, BRASIL\r\n \r\n A EDUCAÇÃO FÍSICA É COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIA, CARACTERIZANDO ASSIM SEU PAPEL FUNDAMENTAL NA PLENA FORMAÇÃO DO CIDADÃO. SOBRETUDO, A SEGURANÇA ESTÁ DENTRE OS ASPECTOS MAIS RELEVANTES DURANTE O PROCESSO PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DAS AULAS, VISANDO SEMPRE EVITAR CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS FÍSICAS E DE RENDIMENTO ESCOLAR AOS ESTUDANTES. DIANTE DISSO, O PRESENTE ESTUDO IDENTIFICOU A INCIDÊNCIA DE LESÕES E IMPACTO DELAS SOBRE A FREQUÊNCIA ESCOLAR DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO 149 ESCOLARES, SENDO 53% MENINAS E 47% MENINOS. OS ESTUDANTES ESTAVAM REGULARMENTE MATRICULADOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DE RIO CLARO – SP. OS PARTICIPANTES RESPONDERAM UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR SETE PERGUNTAS FECHADAS SOBRE LESÕES DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. FORAM OBSERVADAS UM TOTAL DE 185 LESÕES, SENDO 45% ENTORSES, 44% FERIMENTOS, E 11% FRATURAS EM 67 ESTUDANTES. AS ENTORSES CORRESPONDERAM A 83 OCORRÊNCIAS, SENDO 29% NOS PUNHOS, 27% NAS MÃOS, 23% NOS TORNOZELOS E 21% NOS JOELHOS. OS FERIMENTOS FORAM OBSERVADOS EM 81 LESÕES, SENDO 84% ESCORIAÇÕES E 16% CORTES. QUANTO AS FRATURAS, FOI IDENTIFICADO EM 21 DOS REGISTROS. COMO CONSEQUÊNCIA DESSES TRAUMAS, FOI OBSERVADO QUE 15% DOS ESTUDANTES, EM ALGUM MOMENTO DO PERÍODO ESCOLAR, NECESSITARAM AFASTAR-SE DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E 11% DE FREQUENTAR A ESCOLA NORMALMENTE. POR FIM, EM 3% DOS CASOS, NECESSITARAM DE INTERVENÇÕES CIRÚRGICAS DECORRENTE DA GRAVIDADE DO TRAUMA SOFRIDO. DIANTE DISSO, VERIFICA-SE A NECESSIDADE DE APRIMORAMENTOS DIRETAMENTE RELACIONADOS À SEGURANÇA DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: (I) TANTO NOS ASPECTOS QUE ENVOLVEM OS LOCAIS DE SUA PRÁTICA, OU SEJA, QUADRAS E/OU PÁTIOS; (II) COMO TAMBÉM NA QUALIDADE DE MATERIAIS UTILIZADOS E; (III) ADEQUAÇÃO DAS ATIVIDADES AS CARACTERÍSTICAS E NECESSIDADES DOS ESTUDANTES, VISANDO COM ISSO A REDUÇÃO DESSAS OCORRÊNCIAS E IMPACTO SOBRE O RENDIMENTO ESCOLAR. SOBRETUDO, SÃO NECESSÁRIOS ESTUDOS QUE IDENTIFIQUEM PRECISAMENTE AS CAUSAS DESSAS LESÕES E IMPACTOS DESSES AFASTAMENTOS SOBRE O DESEMPENHO EDUCACIONAL NESSA E DEMAIS FAIXAS ETÁRIAS.\r\n PALAVRAS-CHAVES: LESÕES, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FREQUÊNCIA ESCOLAR\r\n E-MAIL: HENRIQUENEDOG@GMAIL.COM """ "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 05: Educação física escolar e formação profissional" "palavra_chave" => "LESÕES, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FREQUÊNCIA ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA5_ID368_28042019210250.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIO HENRIQUE NEDOG" "autor_nome_curto" => "FLAVIO" "autor_email" => "henriquenedog@gmail.com" "autor_ies" => "ASSER RIO CLARO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }