PEDAGOGIA DO ESPORTE: METODOLOGIA DE ENSINO PARA A INICIAÇÃO DAS MODALIDADES FUTSAL E BASQUETEBOL
NO PROJETO ESPORTE PARA APRENDER NA CIDADE DE MANDURI - SP
"2019-06-19 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 52926 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 71 "inscrito_id" => 233 "titulo" => """ PEDAGOGIA DO ESPORTE: METODOLOGIA DE ENSINO PARA A INICIAÇÃO DAS MODALIDADES FUTSAL E BASQUETEBOL\r\n NO PROJETO ESPORTE PARA APRENDER NA CIDADE DE MANDURI - SP """ "resumo" => """ A pedagogia do esporte É uma ciÊncia que estuda e aplica diversas possibilidades dentro da\r\n interaÇÃo do esporte com o praticante, envolvendo-se de modo facilitador e ao mesmo tempo\r\n desafiador, sendo um instrumento que aguÇa a aprendizagem atravÉs das necessidades prÓprias e\r\n provocadoras da modalidade que se estÁ À praticar, buscando sempre respeitar as caracterÍsticas de\r\n cada aluno, proporcionando aulas lÚdicas, descontraÍdas e prazerosas, deixando de lado a ideia de\r\n performance e resultados a curto prazo. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiÊncia da\r\n utilizaÇÃo da pedagogia do esporte como metodologia para a iniciaÇÃo nas modalidades futsal e\r\n basquetebol em um projeto social. Este estudo trata-se de um relato de experiÊncia expondo a\r\n capacidade de utilizar a metodologia da pedagogia do esporte como ferramenta para a construÇÃo de\r\n saberes relacionados a iniciaÇÃo de alunos nas modalidades futsal e basquetebol no Projeto Esporte\r\n Para Aprender na cidade de Manduri – SP. O projeto buscou levar a oportunidade aos alunos da\r\n rede municipal de ensino a vivenciarem as modalidades atravÉs dos valores Éticos e morais, aliados\r\n ao sentimento de cooperaÇÃo e amizade proposto pelo esporte coletivo, ressaltando caracterÍsticas\r\n como respeito e responsabilidade, consciÊncia participativa e cooperativa desenvolvendo a\r\n caracterÍstica do jogar pela diversÃo, deixando de lado a cobranÇa por resultado a qualquer custo no\r\n que se refere a competiÇÃo desportiva, tornando obrigatÓrio que a crianÇa obtenha o melhor\r\n resultado em competiÇÕes, acarretando em circunstÂncia de que nÃo haveria necessidade da\r\n competitividade exagerada em ocasiÕes sem necessidade, pois desenvolvem a falsa ilusÃo de que\r\n derrota É sinÔnimo de fracasso e vitÓria É sinÔnimo de sucesso, que em diversas vezes sÃo impostas\r\n precocemente em crianÇas e adolescentes, deixando de lado a satisfaÇÃo de participar de uma\r\n modalidade esportiva, que deve ser um processo de aprendizagem continua, tornando mais\r\n satisfatÓrio participar de jogos e brincadeiras relacionados as modalidades. O relato nos mostra que\r\n a pedagogia do esporte É um mecanismo positivo no caminho de se alcanÇar os objetivos do projeto,\r\n pois nas avaliaÇÕes por meio de observaÇÕes extraÍdas nas aulas constatou-se uma clara evoluÇÃo na\r\n participaÇÃo dos alunos e alunas nas atividades do projeto e escolares, preparando-as para diferentes\r\n desafios do jogo, reafirmando a cooperaÇÃo, participaÇÃo, vivÊncia de equipe e valores que devem\r\n estar presentes na sociedade. """ "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 07: Gestão da educação física e esporte" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DO ESPORTE, APRENDIZAGEM LÚDICA, FUTSAL, BASQUETE, BASQUETE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA7_ID233_14042019222401.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIQUÉIAS RIBEIRO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MIQUÉIAS SOUZA" "autor_email" => "dozemiqueias@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SUDOESTE PAULISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 52926 "edicao_id" => 108 "trabalho_id" => 71 "inscrito_id" => 233 "titulo" => """ PEDAGOGIA DO ESPORTE: METODOLOGIA DE ENSINO PARA A INICIAÇÃO DAS MODALIDADES FUTSAL E BASQUETEBOL\r\n NO PROJETO ESPORTE PARA APRENDER NA CIDADE DE MANDURI - SP """ "resumo" => """ A pedagogia do esporte É uma ciÊncia que estuda e aplica diversas possibilidades dentro da\r\n interaÇÃo do esporte com o praticante, envolvendo-se de modo facilitador e ao mesmo tempo\r\n desafiador, sendo um instrumento que aguÇa a aprendizagem atravÉs das necessidades prÓprias e\r\n provocadoras da modalidade que se estÁ À praticar, buscando sempre respeitar as caracterÍsticas de\r\n cada aluno, proporcionando aulas lÚdicas, descontraÍdas e prazerosas, deixando de lado a ideia de\r\n performance e resultados a curto prazo. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiÊncia da\r\n utilizaÇÃo da pedagogia do esporte como metodologia para a iniciaÇÃo nas modalidades futsal e\r\n basquetebol em um projeto social. Este estudo trata-se de um relato de experiÊncia expondo a\r\n capacidade de utilizar a metodologia da pedagogia do esporte como ferramenta para a construÇÃo de\r\n saberes relacionados a iniciaÇÃo de alunos nas modalidades futsal e basquetebol no Projeto Esporte\r\n Para Aprender na cidade de Manduri – SP. O projeto buscou levar a oportunidade aos alunos da\r\n rede municipal de ensino a vivenciarem as modalidades atravÉs dos valores Éticos e morais, aliados\r\n ao sentimento de cooperaÇÃo e amizade proposto pelo esporte coletivo, ressaltando caracterÍsticas\r\n como respeito e responsabilidade, consciÊncia participativa e cooperativa desenvolvendo a\r\n caracterÍstica do jogar pela diversÃo, deixando de lado a cobranÇa por resultado a qualquer custo no\r\n que se refere a competiÇÃo desportiva, tornando obrigatÓrio que a crianÇa obtenha o melhor\r\n resultado em competiÇÕes, acarretando em circunstÂncia de que nÃo haveria necessidade da\r\n competitividade exagerada em ocasiÕes sem necessidade, pois desenvolvem a falsa ilusÃo de que\r\n derrota É sinÔnimo de fracasso e vitÓria É sinÔnimo de sucesso, que em diversas vezes sÃo impostas\r\n precocemente em crianÇas e adolescentes, deixando de lado a satisfaÇÃo de participar de uma\r\n modalidade esportiva, que deve ser um processo de aprendizagem continua, tornando mais\r\n satisfatÓrio participar de jogos e brincadeiras relacionados as modalidades. O relato nos mostra que\r\n a pedagogia do esporte É um mecanismo positivo no caminho de se alcanÇar os objetivos do projeto,\r\n pois nas avaliaÇÕes por meio de observaÇÕes extraÍdas nas aulas constatou-se uma clara evoluÇÃo na\r\n participaÇÃo dos alunos e alunas nas atividades do projeto e escolares, preparando-as para diferentes\r\n desafios do jogo, reafirmando a cooperaÇÃo, participaÇÃo, vivÊncia de equipe e valores que devem\r\n estar presentes na sociedade. """ "modalidade" => "Painel/Pôster" "area_tematica" => "AT 07: Gestão da educação física e esporte" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DO ESPORTE, APRENDIZAGEM LÚDICA, FUTSAL, BASQUETE, BASQUETE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV130_MD4_SA7_ID233_14042019222401.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:50" "updated_at" => "2020-06-09 18:31:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIQUÉIAS RIBEIRO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MIQUÉIAS SOUZA" "autor_email" => "dozemiqueias@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SUDOESTE PAULISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-ciefmh" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_evento" => "XI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVII Simpósio Paulista de Educação Física" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2019" "edicao_logo" => "5e4d936f6f404_19022020165839.png" "edicao_capa" => "5f182a839390d_22072020090107.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-06-19 00:00:00" "publicacao_id" => 37 "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH" "publicacao_codigo" => "2527-2268" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }