INTRODUÇÃO: A cada ano, no mundo, estima-se que 4 milhões de recém-nascidos morram nas primeiras 4 semanas de vida (período neonatal). A baixa renda familiar aparenta ser um fator de risco isolado para a maior mortalidade no primeiro ano de vida. Frente a todos os motivos que levavam recém-nascidos a morte, foi criado o Método Mãe Canguru que foi inspirado nos marsupiais que carregavam seus filhotes em um “saco” próximo ao corpo. Tendo como vantagens a alta precoce e a maior aproximação do binômio mãe-filho. OBJETIVO: Avaliar o perfil das mães de recém-nascidos de baixo peso observados pelo método mãe canguru. METODOLOGIA: Foi realizada uma pesquisa constituída por 8 mães em sua amostra total, com idade entre 18 e 28 anos, no período entre outubro e novembro de 2012 onde foi aplicado um questionário de forma individual, com o intuito de investigar a percepção das mães a respeito do Método Mãe Canguru (MMC). RESULTADOS: Na análise dos dados bio-socio-demográfico das mães, foi visto uma média de idade de 22 anos (n ±1,4), que é considerado período reprodutivo. Na variável estado civil foi encontrado 50% (n=4) das mães casadas e 25% (n=2) solteiras, sendo que os outros 25% (n=2) dessas mães não responderam a pergunta. Com relação à idade do recém-nascido obteve-se 50% (n=4) com 8 meses e 50% (n=4) com 7 meses. Sobre os cuidados com a gravidez, as mães responderam que haviam realizado o pré-natal, 50% das mães (n=4) realizaram 6 consultas, 37,5% (n=3) realizaram 7 consultas e apenas 12,5% (n=1) realizou 8 consultas. Em relação à renda familiar, prevaleceram mães com menos de um salário mínimo 62,5% (n=5).b62,5% (n=5) das mães moravam com seu cônjuge e sua ocupação era do lar. CONCLUSÃO: Concluiu-se que todas as mães tinham informações suficientes para dar continuidade ao método apesar de 2 acharem que o método vai ajudar pouco seu filho (a). No entanto, é importante novas pesquisas na área com abordagens diferentes com o intuito de aumentar as pesquisas científicas, visto que ainda é muito escasso trabalhos no referido tema.