O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que procurou investigar, de um lado, os princípios valorativos ou o conjunto de valores que orientam os professores no seu dia a dia de trabalho e, de outro, os valores que os professores promovem e sancionam e quais os eles condenam quando se trata de educar as crianças. A pesquisa foi realizada com professores dos anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas municipais de Campina Grande-PB. Na primeira fase da pesquisa procuramos construir um perfil desses professores. Participaram dessa fase 55 indivíduos, 10% do total. Para construir esse perfil utilizamos as informações coletadas através de um Questionário de Caracterização. As respostas aos questionários foram inseridas no banco de dados do programa estatístico SPSS e feitas análises de freqüência. Na segunda etapa participaram 20 professores. Aqui utilizamos um questionário de significados através do qual procuramos inferir sobre os valores que orientam a prática cotidiana desses profissionais. As respostas aos questionários foram analisadas segundo a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1995). Apesar de os professores não possuírem um código de ética formal e explicito, pudemos perceber que estes profissionais se orientam por um repertório vasto de valores, um código deontológico informal e implícito que guia os professores no dia-a-dia de trabalho, orientando as suas condutas na sua relação com os alunos, com os colegas de trabalho, com os pais de alunos e a comunidade, sancionando ou condenando determinadas atitudes e valores.