Resumo:A escrita tem como principal objetivo permitir a leitura. A leitura é uma interpretação da escrita que consiste em decifrar símbolos escritos em fala. Com isso, esta pesquisa aborda a produção de textos espontâneos produzido por uma criança, no intuito de verificar a relação que existe entre texto oral e texto escrito. O objetivo deste trabalho é analisar as produções de textos espontâneos de crianças de acordo com as modalidades proposta por Cagliari, para compreender as contribuições de suas análises aos estudos linguísticos. No material analisado observou-se o texto escrito produzido pela criança de iniciais B. R, sendo destacadas inadequações na escrita, sendo identificadas na escrita da criança as seguintes categorias: transcrição fonética; modificação da estrutura segmental das palavras; da juntura intervocabular e segmentação e o uso indevido de letras maiúsculas e minúsculas. Como resultados parciais foram verificados que devem ser trabalhados em sala de aula questões sobre a diferenciação da escrita e da fala, o estimulo familiar a crianças para produção de textos espontâneos e o acompanhamento e o ritmo.