LUCENA, João Batista. A educação para jovens e adultos e o ensino de física. Anais IV CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/56357>. Acesso em: 24/11/2024 20:20
RESUMO NO QUE SE REFERE À DIFICULDADE PARA CONCILIAR O TEMPO ENTRE O TRABALHO, A ESCOLA E A FAMÍLIA, PERCEBEMOS QUE OS ESTUDANTES DA EJA QUE TRABALHAM NÃO TÊM UM TEMPO ESPECÍFICO PARA SE DEDICAR AOS ESTUDOS, DECORRENTE DA CONDIÇÃO DE TRABALHADOR. MUITAS VEZES NÃO CONSEGUEM CHEGAR PONTUALMENTE À AULA PORQUE O TÉRMINO DA JORNADA DE TRABALHO COINCIDE COM O INÍCIO DAS AULAS NO TURNO NOTURNO. ÀS VEZES NÃO CUMPREM COM AS DATAS PARA ENTREGAR AS ATIVIDADES DIANTE DA FALTA DE TEMPO EM FAZÊ-LAS. NÃO TÊM ASSIDUIDADE PORQUE A CONDIÇÃO DE TRABALHADOR (AUTÔNOMO OU QUE VIVE DE BICOS) OS OBRIGA A NÃO TER UM HORÁRIO DEFINIDO DE TRABALHO. TEM INÚMERAS DIFICULDADES, COMO FALTA DE TEMPO PARA ESTUDAR, EM REALIZAR AS ATIVIDADES OU FREQUENTAR O ESPAÇO ESCOLAR DEPOIS DE UMA JORNADA CANSATIVA DE TRABALHO. NESTE ASPECTO, ESSA PESQUISA FOI ORIENTADA COM O OBJETIVO GERAL DE IDENTIFICAR COMO MELHORAR A QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA PARA O ALUNO DA EJA. ELENCAMOS OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1. IDENTIFICAR E PROBLEMATIZAR O PERFIL PESSOAL E PROFISSIONAL DOS ESTUDANTES DA EJA; 2. IDENTIFICAR COMO MELHORAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA EJA. PALAVRAS-CHAVE: EJA. ESTUDANTES. ENSINO. APRENDIZAGEM.