TOMANDO A FRASE “É ERRANDO QUE SE APRENDE” COMO UMA DAS PREMISSAS INDISPENSÁVEIS PARA O PROCESSO DA APRENDIZAGEM, A IDEIA PROPOSTA POR ESTE TRABALHO É ESTUDAR E ANALISAR ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DAS DISCIPLINAS INICIAIS FORNECIDAS PELA UNIDADE ACADÊMICA DE MATEMÁTICA (UAMAT) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) NAS DISCIPLINAS DE CÁLCULO E GEOMETRIA ANALÍTICA. A MOTIVAÇÃO PARA O SEU DESENVOLVIMENTO SURGIU DE UM DIÁLOGO COM O TUTOR DO GRUPO DE PROGRAMAÇÃO DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) - MATEMÁTICA, SOBRE ERROS COMETIDOS POR ALUNOS, E PARTINDO DA PREMISSA, ACREDITA-SE QUE OS ERROS PODEM REVELAR MUITO SOBRE A APRENDIZAGEM, TORNANDO-SE ALIADOS A ESSE PROCESSO. A PARTIR DESSA IDEIA, FORAM REALIZADAS PESQUISAS SOBRE O TEMA, E FOI PRODUZIDA NOSSA PRÓPRIA TAXONOMIA DE ERROS, QUE SERÁ APRESENTADA NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO. FORAM UTILIZAMOS ERROS REAIS FORNECIDOS PELO PROFESSOR DA UAMAT AMAURI CRUZ, DE SUA EXTENSA COLETÂNEA DOS MAIS DIVERSOS ERROS, JUNTADA AO LONGO DE MUITOS ANOS DE DOCÊNCIA, PARA INVESTIGAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO.