A PESQUISA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES A PARTIR DAS VIVÊNCIAS NO PIBID
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57392 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 304 "inscrito_id" => 1027 "titulo" => "A PESQUISA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES A PARTIR DAS VIVÊNCIAS NO PIBID" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A INSERÇÃO DA PESQUISA COMO PERSPECTIVA METODOLÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), FOMENTADO PELA CAPES E GERIDO PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). AS AÇÕES DESCRITAS FORAM DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS PARCEIRAS DO PIBID, EM IPIAÚ (BA), E ESTÃO RELACIONADAS AO SUBPROJETO "O ENSINO PELA PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR DA ÁREA DE LETRAS", O QUAL SE FUNDAMENTA NA CONCEPÇÃO DE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E CIENTÍFICO (DEMO, 2006 E 2007), TENDO EM VISTA A INVESTIGAÇÃO DA E NA PRÁTICA DOCENTE E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUANTO ÀS HABILIDADES DE ESTUDO E PESQUISA. PARA ESTE ESTUDO, ANALISA-SE QUALITATIVAMENTE O RELATO DOS SUPERVISORES, A RESPEITO DAS PRÁTICAS INSERIDAS NO SEU PLANEJAMENTO E DESENVOLVIDAS EM COLABORAÇÃO COM OS BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, EM TURMAS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ALÉM DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DE PEDRO DEMO (2006 E 2007), RECORREU-SE TAMBÉM AOS ESTUDOS DE BAGNO (2007), LÜDKE E BOING (2012), GOMES, A. S. ET AL. (2015), FAGUNDES (2016), CAMARGO E FAUSTO (2018), BACICH E MORAN (2018), DENTRE OUTROS. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DO TRABALHO APONTAM QUE A PESQUISA ALIADA A METODOLOGIAS ATIVAS NA SALA DE AULA POSSIBILITA O PROTAGONISMO JUVENIL E CONSTITUI ESTRATÉGIA SIGNIFICATIVA PARA MOBILIZAR OS ESTUDANTES NA CONSTRUÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 35: Letras / Linguística" "palavra_chave" => "PIBID, PESQUISA, LÍNGUA PORTUGUESA, METODOLOGIAS ATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA35_ID1027_15072019232011.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HARLLE SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "HARLLE COSTA" "autor_email" => "harllecosta@hotmail.com" "autor_ies" => "UNEB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57392 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 304 "inscrito_id" => 1027 "titulo" => "A PESQUISA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES A PARTIR DAS VIVÊNCIAS NO PIBID" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A INSERÇÃO DA PESQUISA COMO PERSPECTIVA METODOLÓGICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), FOMENTADO PELA CAPES E GERIDO PELA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). AS AÇÕES DESCRITAS FORAM DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS PARCEIRAS DO PIBID, EM IPIAÚ (BA), E ESTÃO RELACIONADAS AO SUBPROJETO "O ENSINO PELA PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR DA ÁREA DE LETRAS", O QUAL SE FUNDAMENTA NA CONCEPÇÃO DE PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E CIENTÍFICO (DEMO, 2006 E 2007), TENDO EM VISTA A INVESTIGAÇÃO DA E NA PRÁTICA DOCENTE E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO BÁSICA QUANTO ÀS HABILIDADES DE ESTUDO E PESQUISA. PARA ESTE ESTUDO, ANALISA-SE QUALITATIVAMENTE O RELATO DOS SUPERVISORES, A RESPEITO DAS PRÁTICAS INSERIDAS NO SEU PLANEJAMENTO E DESENVOLVIDAS EM COLABORAÇÃO COM OS BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, EM TURMAS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ALÉM DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DE PEDRO DEMO (2006 E 2007), RECORREU-SE TAMBÉM AOS ESTUDOS DE BAGNO (2007), LÜDKE E BOING (2012), GOMES, A. S. ET AL. (2015), FAGUNDES (2016), CAMARGO E FAUSTO (2018), BACICH E MORAN (2018), DENTRE OUTROS. OS PRINCIPAIS RESULTADOS DO TRABALHO APONTAM QUE A PESQUISA ALIADA A METODOLOGIAS ATIVAS NA SALA DE AULA POSSIBILITA O PROTAGONISMO JUVENIL E CONSTITUI ESTRATÉGIA SIGNIFICATIVA PARA MOBILIZAR OS ESTUDANTES NA CONSTRUÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 35: Letras / Linguística" "palavra_chave" => "PIBID, PESQUISA, LÍNGUA PORTUGUESA, METODOLOGIAS ATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA35_ID1027_15072019232011.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HARLLE SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "HARLLE COSTA" "autor_email" => "harllecosta@hotmail.com" "autor_ies" => "UNEB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }