E A PRAÇA VIROU SALA E A FLOR VIROU LIVRO: A PRAÇA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BOTÂNICA (ANGIOSPERMAS)
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57599 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 613 "inscrito_id" => 1061 "titulo" => "E A PRAÇA VIROU SALA E A FLOR VIROU LIVRO: A PRAÇA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BOTÂNICA (ANGIOSPERMAS)" "resumo" => "ESTE TRABALHO REMETE A UMA PROPOSTA DE APROVEITAR ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO UMA PRAÇA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA, TRANSFORMANDO-A, EM ESSÊNCIA, EM UMA VERDADEIRA SALA DE AULA, AONDE A PRÓPRIA NATUREZA, NO CASO, AS ANGIOSPERMAS COM SUAS FLORES SÃO O MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO. TENDO EM VISTA OS INÚMEROS DESAFIOS ENFRENTADOS NO ENSINO DE BOTÂNICA, OBJETIVOU-SE COM ESTE TRABALHO UTILIZAR A PRAÇA DA CIDADE DE IBIAPINA/CE COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA AFIM DE PROMOVER A IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS ESTRUTURAS DE UMA FLOR; IDENTIFICAÇÃO DE SEUS POSSÍVEIS POLINIZADORES E DESENVOLVER UM BOM TRABALHO EM EQUIPE. O MÉTODO UTILIZADO NESSA PESQUISA FOI A UTILIZAÇÃO DA OBSERVAÇÃO ALIADA A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM UM TOTAL DE CINCO PERGUNTAS SENDO DUAS FECHADAS, UTILIZANDO UMA ESCALA DE GRADUAÇÃO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE OS ALUNOS CONSEGUIRAM OBSERVAR A DINÂMICA DOS POLINIZADORES, BEM COMO CARACTERIZAR ESTRUTURAS ANATÔMICAS DE FORMA SATISFATÓRIA NAS FLORES. ANALISANDO O QUESTIONÁRIO SOB UMA PERSPECTIVA PANORÂMICA, FOI MUITO SIGNIFICATIVO, HAJA VISTA, QUE A EXPERIÊNCIA DE OLHAR E ESTUDAR AS FLORES DE UMA PRAÇA (UM LOCAL COMUM) SOB UM NOVO OLHAR, BEM COMO O TRABALHO EM EQUIPE FEITO NA PRAÇA, TIVERAM UMA PARCELA MAIOR CARACTERIZANDO-SE COMO ÓTIMO. CONCLUI-SE QUE A PRAÇA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE BOTÂNICA UTILIZANDO COMO OBJETO AS FLORES, FOI BASTANTE PROVEITOSO, ALÉM DISSO, EVIDENCIOU QUE ESPAÇOS NÃO ESCOLARES COMO A PRAÇA, TEM UM POTENCIAL GRANDE QUANTO AO ENSINO DE BOTÂNICA, ABRINDO-SE NOVAS PERSPECTIVAS E OLHARES PARA A EXPLORAÇÃO DIDÁTICA DE OUTROS AMBIENTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "ENSINO DE BOTÂNICA, ANGIOSPERMAS,, PRAÇA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA144_ID1061_23082019180112.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JARBAS DE NEGREIROS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "JARBINHAS" "autor_email" => "jarbasnegreiros03@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ/UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57599 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 613 "inscrito_id" => 1061 "titulo" => "E A PRAÇA VIROU SALA E A FLOR VIROU LIVRO: A PRAÇA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BOTÂNICA (ANGIOSPERMAS)" "resumo" => "ESTE TRABALHO REMETE A UMA PROPOSTA DE APROVEITAR ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO UMA PRAÇA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA, TRANSFORMANDO-A, EM ESSÊNCIA, EM UMA VERDADEIRA SALA DE AULA, AONDE A PRÓPRIA NATUREZA, NO CASO, AS ANGIOSPERMAS COM SUAS FLORES SÃO O MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO. TENDO EM VISTA OS INÚMEROS DESAFIOS ENFRENTADOS NO ENSINO DE BOTÂNICA, OBJETIVOU-SE COM ESTE TRABALHO UTILIZAR A PRAÇA DA CIDADE DE IBIAPINA/CE COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA AFIM DE PROMOVER A IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS ESTRUTURAS DE UMA FLOR; IDENTIFICAÇÃO DE SEUS POSSÍVEIS POLINIZADORES E DESENVOLVER UM BOM TRABALHO EM EQUIPE. O MÉTODO UTILIZADO NESSA PESQUISA FOI A UTILIZAÇÃO DA OBSERVAÇÃO ALIADA A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM UM TOTAL DE CINCO PERGUNTAS SENDO DUAS FECHADAS, UTILIZANDO UMA ESCALA DE GRADUAÇÃO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE OS ALUNOS CONSEGUIRAM OBSERVAR A DINÂMICA DOS POLINIZADORES, BEM COMO CARACTERIZAR ESTRUTURAS ANATÔMICAS DE FORMA SATISFATÓRIA NAS FLORES. ANALISANDO O QUESTIONÁRIO SOB UMA PERSPECTIVA PANORÂMICA, FOI MUITO SIGNIFICATIVO, HAJA VISTA, QUE A EXPERIÊNCIA DE OLHAR E ESTUDAR AS FLORES DE UMA PRAÇA (UM LOCAL COMUM) SOB UM NOVO OLHAR, BEM COMO O TRABALHO EM EQUIPE FEITO NA PRAÇA, TIVERAM UMA PARCELA MAIOR CARACTERIZANDO-SE COMO ÓTIMO. CONCLUI-SE QUE A PRAÇA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE BOTÂNICA UTILIZANDO COMO OBJETO AS FLORES, FOI BASTANTE PROVEITOSO, ALÉM DISSO, EVIDENCIOU QUE ESPAÇOS NÃO ESCOLARES COMO A PRAÇA, TEM UM POTENCIAL GRANDE QUANTO AO ENSINO DE BOTÂNICA, ABRINDO-SE NOVAS PERSPECTIVAS E OLHARES PARA A EXPLORAÇÃO DIDÁTICA DE OUTROS AMBIENTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "ENSINO DE BOTÂNICA, ANGIOSPERMAS,, PRAÇA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA144_ID1061_23082019180112.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JARBAS DE NEGREIROS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "JARBINHAS" "autor_email" => "jarbasnegreiros03@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ/UVA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }