O GÊNERO NO DISCURSO DA MÍDIA ESPORTIVA
"2014-06-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 5762 "edicao_id" => 18 "trabalho_id" => 7 "inscrito_id" => 159 "titulo" => "O GÊNERO NO DISCURSO DA MÍDIA ESPORTIVA" "resumo" => "As fotografias divulgadas pela mídia esportiva revelam, ainda que de forma velada, desigualdades de gênero no que diz respeito à forma de representação do masculino e do feminino. Compreendendo a mídia como uma forma de pedagogia cultural que ensina maneiras de ver e pensar o esporte, objetivamos identificar as intenções dos fotógrafos esportivos no ato do “clic” e analisar sua relação com a hierarquia de gênero no universo esportivo, uma vez que a fotografia tem uma função muito maior do que simplesmente “congelar” momentos vividos, expressões e reações desencadeadas. Participaram oito fotógrafos esportivos, de diferentes mídias e de ambos os sexos, selecionados aleatoriamente. O instrumento foi uma entrevista semiestruturada e, como técnica, utilizamos a análise de discurso. Dividimos nossos resultados nas seguintes unidades: 1-Uma questão de lucro e; 2- Preferência, sexismo e preconceito. A primeira versa sobre quais representações do masculino e do feminino representam retorno financeiro à mídia e, na segunda, discutimos os diferentes critérios adotados pelos fotógrafos para o registro de homens e mulheres no esporte, à luz da hierarquia de gêneros. Efetuada a análise, descortinam-se discursos contraditórios quanto aos modos de efetuar o registro de corpos femininos, os quais reforçam sua estética. Concluímos que a mídia ainda expõe a mulher como um objeto de apelo sexual, vendendo o erotismo e o fetiche a um público majoritariamente masculino, enquanto os homens são vistos como os verdadeiros protagonistas do espetáculo esportivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Mídias, discursos e questões de gênero" "palavra_chave" => "GÊNERO, IMPRENSA, DISCURSOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_05_2014_13_46_52_idinscrito_159_30bdd86f5196807714ab4c41070490d7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:13:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA SILVA PONTES" "autor_nome_curto" => "VANESSA PONTES" "autor_email" => "vanessaflu@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-conages" "edicao_nome" => "Anais X CONAGES" "edicao_evento" => "X Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conages/2014" "edicao_logo" => "5e4d92ed7898d_19022020165629.png" "edicao_capa" => "5e4d92ed74ea7_19022020165629.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-06-04 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 5762 "edicao_id" => 18 "trabalho_id" => 7 "inscrito_id" => 159 "titulo" => "O GÊNERO NO DISCURSO DA MÍDIA ESPORTIVA" "resumo" => "As fotografias divulgadas pela mídia esportiva revelam, ainda que de forma velada, desigualdades de gênero no que diz respeito à forma de representação do masculino e do feminino. Compreendendo a mídia como uma forma de pedagogia cultural que ensina maneiras de ver e pensar o esporte, objetivamos identificar as intenções dos fotógrafos esportivos no ato do “clic” e analisar sua relação com a hierarquia de gênero no universo esportivo, uma vez que a fotografia tem uma função muito maior do que simplesmente “congelar” momentos vividos, expressões e reações desencadeadas. Participaram oito fotógrafos esportivos, de diferentes mídias e de ambos os sexos, selecionados aleatoriamente. O instrumento foi uma entrevista semiestruturada e, como técnica, utilizamos a análise de discurso. Dividimos nossos resultados nas seguintes unidades: 1-Uma questão de lucro e; 2- Preferência, sexismo e preconceito. A primeira versa sobre quais representações do masculino e do feminino representam retorno financeiro à mídia e, na segunda, discutimos os diferentes critérios adotados pelos fotógrafos para o registro de homens e mulheres no esporte, à luz da hierarquia de gêneros. Efetuada a análise, descortinam-se discursos contraditórios quanto aos modos de efetuar o registro de corpos femininos, os quais reforçam sua estética. Concluímos que a mídia ainda expõe a mulher como um objeto de apelo sexual, vendendo o erotismo e o fetiche a um público majoritariamente masculino, enquanto os homens são vistos como os verdadeiros protagonistas do espetáculo esportivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Mídias, discursos e questões de gênero" "palavra_chave" => "GÊNERO, IMPRENSA, DISCURSOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_05_2014_13_46_52_idinscrito_159_30bdd86f5196807714ab4c41070490d7.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:13:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA SILVA PONTES" "autor_nome_curto" => "VANESSA PONTES" "autor_email" => "vanessaflu@hotmail.com" "autor_ies" => "UFRJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-x-conages" "edicao_nome" => "Anais X CONAGES" "edicao_evento" => "X Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conages/2014" "edicao_logo" => "5e4d92ed7898d_19022020165629.png" "edicao_capa" => "5e4d92ed74ea7_19022020165629.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-06-04 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }