EXPECTATIVAS DE CALOUROS DE ENFERMAGEM QUANTO À ESCOLHA DO CURSO
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57665 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 202 "inscrito_id" => 457 "titulo" => "EXPECTATIVAS DE CALOUROS DE ENFERMAGEM QUANTO À ESCOLHA DO CURSO" "resumo" => "A ESCOLHA DA CARREIRA A SEGUIR ATRAVÉS DE UM CURSO DA FORMAÇÃO SUPERIOR É UM DOS GRANDES DESAFIOS NA ATUALIDADE. FATORES COMO IDADE E CLASSE SOCIOECONÔMICA DO ESTUDANTE PODEM INFLUENCIAR NESSA ESCOLHA. ESSES ELEMENTOS ASSOCIADOS A POUCA REFLEXÃO ACERCA DO CURSO PRETENDIDO PODEM LEVAR À EVASÃO NO ÂMBITO ACADÊMICO. O ESTUDO VISA AVALIAR O IMPACTO DO PROJETO DE TUTORIA, PROGRAMA CRIADO PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET ENFERMAGEM UFC, COM O INTUITO DE ACOMPANHAR OS NOVOS DISCENTES DO CURSO DURANTE O PERÍODO DE UM ANO ATRAVÉS DE ORIENTAÇÕES E CONFECÇÃO DE OFICINAS, TAIS COMO ORATÓRIA E CRIAÇÃO DE SLIDES. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, REALIZADO NO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ NO MÊS DE JUNHO DE 2019 POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS ESTRUTURADOS E ENTREVISTAS GRAVADAS, POSTERIORMENTE TRANSCRITAS. O ESTUDO RESPEITOU A SATURAÇÃO DE DADOS E 10 RECÉM INGRESSOS DO CURSO DE ENFERMAGEM FORAM ENTREVISTADOS. OS ACHADOS REVELAM QUE AS EXPECTATIVAS E DIFICULDADES PARA A ESCOLHA DO CURSO SÃO AS MAIS DIVERSAS E VÃO DESDE A AUSÊNCIA DE PERSPECTIVA SOBRE A PROFISSÃO ATÉ RELATOS EMBASADOS EM CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE A ATUAÇÃO DE ENFERMAGEM. DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS INFERE PROBLEMAS DE ADAPTAÇÃO AO CURSO E IMPASSES DE NATUREZA PESSOAL, COMO ANSIEDADE E DIFICULDADE DE LOCOMOÇÃO. O PRESENTE ESTUDO FORNECE INFORMAÇÕES QUE AUXILIAM A COMPREENDER O PROCESSO DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR, CONSTITUINDO ASSIM, DE EMBASAMENTO TEÓRICO PARA CONSTRUIR AÇÕES QUE REDUZAM O QUADRO DE EVASÃO NO CURSO DE ENFERMAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 13: Enfermagem" "palavra_chave" => "EVASÃO ESCOLAR, ENFERMAGEM, TUTORIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA50_ID457_15072019013018.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NIRVANA MAGALHÃES SALES" "autor_nome_curto" => "NIRVANA MAGALHÃES" "autor_email" => "nirvanamagalhaess@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57665 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 202 "inscrito_id" => 457 "titulo" => "EXPECTATIVAS DE CALOUROS DE ENFERMAGEM QUANTO À ESCOLHA DO CURSO" "resumo" => "A ESCOLHA DA CARREIRA A SEGUIR ATRAVÉS DE UM CURSO DA FORMAÇÃO SUPERIOR É UM DOS GRANDES DESAFIOS NA ATUALIDADE. FATORES COMO IDADE E CLASSE SOCIOECONÔMICA DO ESTUDANTE PODEM INFLUENCIAR NESSA ESCOLHA. ESSES ELEMENTOS ASSOCIADOS A POUCA REFLEXÃO ACERCA DO CURSO PRETENDIDO PODEM LEVAR À EVASÃO NO ÂMBITO ACADÊMICO. O ESTUDO VISA AVALIAR O IMPACTO DO PROJETO DE TUTORIA, PROGRAMA CRIADO PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET ENFERMAGEM UFC, COM O INTUITO DE ACOMPANHAR OS NOVOS DISCENTES DO CURSO DURANTE O PERÍODO DE UM ANO ATRAVÉS DE ORIENTAÇÕES E CONFECÇÃO DE OFICINAS, TAIS COMO ORATÓRIA E CRIAÇÃO DE SLIDES. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, REALIZADO NO DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ NO MÊS DE JUNHO DE 2019 POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS ESTRUTURADOS E ENTREVISTAS GRAVADAS, POSTERIORMENTE TRANSCRITAS. O ESTUDO RESPEITOU A SATURAÇÃO DE DADOS E 10 RECÉM INGRESSOS DO CURSO DE ENFERMAGEM FORAM ENTREVISTADOS. OS ACHADOS REVELAM QUE AS EXPECTATIVAS E DIFICULDADES PARA A ESCOLHA DO CURSO SÃO AS MAIS DIVERSAS E VÃO DESDE A AUSÊNCIA DE PERSPECTIVA SOBRE A PROFISSÃO ATÉ RELATOS EMBASADOS EM CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE A ATUAÇÃO DE ENFERMAGEM. DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS INFERE PROBLEMAS DE ADAPTAÇÃO AO CURSO E IMPASSES DE NATUREZA PESSOAL, COMO ANSIEDADE E DIFICULDADE DE LOCOMOÇÃO. O PRESENTE ESTUDO FORNECE INFORMAÇÕES QUE AUXILIAM A COMPREENDER O PROCESSO DE EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR, CONSTITUINDO ASSIM, DE EMBASAMENTO TEÓRICO PARA CONSTRUIR AÇÕES QUE REDUZAM O QUADRO DE EVASÃO NO CURSO DE ENFERMAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 13: Enfermagem" "palavra_chave" => "EVASÃO ESCOLAR, ENFERMAGEM, TUTORIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD4_SA50_ID457_15072019013018.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NIRVANA MAGALHÃES SALES" "autor_nome_curto" => "NIRVANA MAGALHÃES" "autor_email" => "nirvanamagalhaess@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }