O DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE NAS VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57777 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 579 "inscrito_id" => 1635 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE NAS VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "ESTE TRABALHO SURGE ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO PERÍODO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – CAMPUS CAJAZEIRAS, O PÚBLICO-ALVO FORAM ALUNOS/AS DE 3 A 4 ANOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL II EM UMA CRECHE SITUADA NA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB, EM QUE PODEMOS PERCEBER AS DIFICULDADES NAS NOÇÕES ESPACIAIS, TEMPORAIS E DE LATERALIDADE DAS CRIANÇAS E, A ESCASSEZ DE ATIVIDADES QUE CONTEMPLEM ESSAS QUESTÕES. O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO É APRESENTAR METODOLOGIAS QUE ESTIMULEM O DESENVOLVIMENTO SENSORIAL DAS CRIANÇAS ATRAVÉS DA PSICOMOTRICIDADE, EVIDENCIANDO AS NOÇÕES DE ESPAÇO, TEMPO BEM COMO A COORDENAÇÃO MOTORA FINA. BUSCAMOS EXPLANAR O CONCEITO DE PSICOMOTRICIDADE, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES QUE LEVEM EM CONTA DIFERENTES VIVÊNCIAS QUE PRIORIZEM O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E, A PARTIR DISSO, DIALOGAR COM AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ÂMBITO ESCOLAR, EM ESPECIAL, EM SALA DE SALA, QUE VISAM ESTIMULAR A CRIANÇA NO SEU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. VIMOS QUE O TRABALHO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PRECISA TER COMO FOCO O LÚDICO, DESENVOLVER ATIVIDADES PRÁTICAS, PROPOR VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS EM BUSCA DE MELHORAR A AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. CONCLUÍMOS QUE A CRECHE TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL PARA QUE A CRIANÇA TENHA BOAS NOÇÕES DE LATERALIDADE, ESPAÇO E TEMPO, ENTÃO, É PRECISO QUE ESTEJA TRABALHANDO COM ATIVIDADES QUE VISEM ESSA FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA ATRAVÉS DA PSICOMOTRICIDADE, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS ASPECTOS AFETIVO, COGNITIVO, MOTOR E SOCIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO INFANTIL, PSICOMOTRICIDADE, DESENVOLVIMENTO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA33_ID1635_23082019130937.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA DA SILVA GOMES" "autor_nome_curto" => "CRIS GOMES" "autor_email" => "cristynnadias14@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57777 "edicao_id" => 111 "trabalho_id" => 579 "inscrito_id" => 1635 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE NAS VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "ESTE TRABALHO SURGE ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS NO PERÍODO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE – CAMPUS CAJAZEIRAS, O PÚBLICO-ALVO FORAM ALUNOS/AS DE 3 A 4 ANOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL II EM UMA CRECHE SITUADA NA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PB, EM QUE PODEMOS PERCEBER AS DIFICULDADES NAS NOÇÕES ESPACIAIS, TEMPORAIS E DE LATERALIDADE DAS CRIANÇAS E, A ESCASSEZ DE ATIVIDADES QUE CONTEMPLEM ESSAS QUESTÕES. O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO É APRESENTAR METODOLOGIAS QUE ESTIMULEM O DESENVOLVIMENTO SENSORIAL DAS CRIANÇAS ATRAVÉS DA PSICOMOTRICIDADE, EVIDENCIANDO AS NOÇÕES DE ESPAÇO, TEMPO BEM COMO A COORDENAÇÃO MOTORA FINA. BUSCAMOS EXPLANAR O CONCEITO DE PSICOMOTRICIDADE, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES QUE LEVEM EM CONTA DIFERENTES VIVÊNCIAS QUE PRIORIZEM O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E, A PARTIR DISSO, DIALOGAR COM AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ÂMBITO ESCOLAR, EM ESPECIAL, EM SALA DE SALA, QUE VISAM ESTIMULAR A CRIANÇA NO SEU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO. VIMOS QUE O TRABALHO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PRECISA TER COMO FOCO O LÚDICO, DESENVOLVER ATIVIDADES PRÁTICAS, PROPOR VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS EM BUSCA DE MELHORAR A AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. CONCLUÍMOS QUE A CRECHE TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL PARA QUE A CRIANÇA TENHA BOAS NOÇÕES DE LATERALIDADE, ESPAÇO E TEMPO, ENTÃO, É PRECISO QUE ESTEJA TRABALHANDO COM ATIVIDADES QUE VISEM ESSA FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA ATRAVÉS DA PSICOMOTRICIDADE, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO OS ASPECTOS AFETIVO, COGNITIVO, MOTOR E SOCIAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 33: Educação" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO INFANTIL, PSICOMOTRICIDADE, DESENVOLVIMENTO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA33_ID1635_23082019130937.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:57:23" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA DA SILVA GOMES" "autor_nome_curto" => "CRIS GOMES" "autor_email" => "cristynnadias14@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal" "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal" "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/join/2019" "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png" "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }