RESUMO: Este trabalho visa desenvolver uma discussão com os alunos do IV Período do Curso de Pedagogia, CAMEAM/UERN, solicitado pela disciplina Concepções e Práticas de Educação Infantil, acerca do cuidar e o educar nas instituições de educação infantil, como atividades essenciais para o desenvolvimento pleno das crianças. O objetivo do trabalho foi analisar como acontece a relação desse binômio cuidar-educar, que embora trate-se de atividades diferentes devem ser indissociáveis. A construção teórico-metodológica está baseada na pesquisa qualitativa, com pesquisa bibliográfica e de campo. A Fundamentação teórica está respaldada principalmente em autores como: Ariés (1981), Muniz(1999), Felipe(2001), Kuhlmann Júnior(1998), Fontes(2008), Angotti (2008), Brasil (1998) e Costa (2008), que discutem esta temática. Como instrumento de coleta de dados da pesquisa de campo, foi utilizada a observação em uma sala de aula da Escola de Educação Infantil “Menino Deus”¹, levando em consideração a relação existente entre o cuidar-educar na prática das professoras. O embasamento teórico proporcionou uma aproximação da realidade observada, e com isso, foi possível perceber que depois da inclusão da Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica, aconteceram mudanças significativas no âmbito escolar. E nesse contexto de mudanças o(a) professor (a) é o principal responsável, para que tal ação aconteça de forma sólida. Porém isso não significa dizer que já se conseguiu tudo, pois ainda é preciso avançar muito para termos uma educação infantil de qualidade que leve em consideração as particularidades e especificidades das crianças que são as protagonistas desta história.