A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58011 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2022 "inscrito_id" => 9390 "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A PRESENTE PROPOSTA INVESTIGATIVA SURGE COM A INTENÇÃO DE PROBLEMATIZAR COMO OS PROFESSORES E ALUNOS DAS TURMAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, TÊM PERCEBIDO E UTILIZADO OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS (ENF) DE ENSINO DISPONÍVEIS (INSTITUCIONALIZADOS E NÃO INSTITUCIONALIZADOS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS, CONSIDERANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) DOS ALUNOS. TRATA DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, POIS PRIORIZA A QUALIDADE DOS DADOS A SEREM ANALISADOS, APRESENTANDO CARÁTER EXPLORATÓRIO. PARTICIPAM DESTA INVESTIGAÇÃO SEIS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE LAJEADO/RS. OS DADOS ESTÃO AINDA SENDO COLETADOS E ANALISADOS, QUAIS SEJAM: ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM OS PROFESSORES E OBSERVAÇÕES DAS AULAS, SENDO O RELATO DESTAS REGISTRADO NO DIÁRIO DE CAMPO DOS PESQUISADORES. AS ENTREVISTAS FORAM REALIZADAS E ESTÃO EM FASE DE ANÁLISE E AS OBSERVAÇÕES DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS ESTÃO EM ANDAMENTO. OS RESULTADOS INICIAIS APRESENTAM QUE OS PROFESSORES, PARTICIPANTES DESTE ESTUDO, NÃO POSSUEM CONHECIMENTO SOBRE A DEFINIÇÃO DA AC E DOS ENF. DURANTE A ENTREVISTA PERCEBEU-SE QUE MESMO INSTIGANDO-OS A FALAR MAIS SOBRE ESTES CONCEITOS, OS PROFESSORES NÃO CONSEGUIRAM DAR EXEMPLOS DE ATIVIDADES QUE PODERIAM ESTAR ENGAJADAS COM A AC DOS ALUNOS. ESPERA-SE QUE DURANTE AS OBSERVAÇÕES DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES PARTICIPANTES SEJA POSSÍVEL CONHECER E ANALISAR COMO A AC TEM SIDO DESENVOLVIDA NOS ENF PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, INVESTIGAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID9390_15082019133918.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA A. GUIMARÃES STROHSCHOEN" "autor_nome_curto" => "ANDREIA GUIMARÃES STROHSCHOEN" "autor_email" => "aaguim@univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58011 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2022 "inscrito_id" => 9390 "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A PRESENTE PROPOSTA INVESTIGATIVA SURGE COM A INTENÇÃO DE PROBLEMATIZAR COMO OS PROFESSORES E ALUNOS DAS TURMAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS DO INTERIOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, TÊM PERCEBIDO E UTILIZADO OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS (ENF) DE ENSINO DISPONÍVEIS (INSTITUCIONALIZADOS E NÃO INSTITUCIONALIZADOS) NO ENSINO DE CIÊNCIAS, CONSIDERANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) DOS ALUNOS. TRATA DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, POIS PRIORIZA A QUALIDADE DOS DADOS A SEREM ANALISADOS, APRESENTANDO CARÁTER EXPLORATÓRIO. PARTICIPAM DESTA INVESTIGAÇÃO SEIS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE LAJEADO/RS. OS DADOS ESTÃO AINDA SENDO COLETADOS E ANALISADOS, QUAIS SEJAM: ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM OS PROFESSORES E OBSERVAÇÕES DAS AULAS, SENDO O RELATO DESTAS REGISTRADO NO DIÁRIO DE CAMPO DOS PESQUISADORES. AS ENTREVISTAS FORAM REALIZADAS E ESTÃO EM FASE DE ANÁLISE E AS OBSERVAÇÕES DAS ATIVIDADES COM OS ALUNOS ESTÃO EM ANDAMENTO. OS RESULTADOS INICIAIS APRESENTAM QUE OS PROFESSORES, PARTICIPANTES DESTE ESTUDO, NÃO POSSUEM CONHECIMENTO SOBRE A DEFINIÇÃO DA AC E DOS ENF. DURANTE A ENTREVISTA PERCEBEU-SE QUE MESMO INSTIGANDO-OS A FALAR MAIS SOBRE ESTES CONCEITOS, OS PROFESSORES NÃO CONSEGUIRAM DAR EXEMPLOS DE ATIVIDADES QUE PODERIAM ESTAR ENGAJADAS COM A AC DOS ALUNOS. ESPERA-SE QUE DURANTE AS OBSERVAÇÕES DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES PARTICIPANTES SEJA POSSÍVEL CONHECER E ANALISAR COMO A AC TEM SIDO DESENVOLVIDA NOS ENF PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NAS TURMAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, INVESTIGAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID9390_15082019133918.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREIA A. GUIMARÃES STROHSCHOEN" "autor_nome_curto" => "ANDREIA GUIMARÃES STROHSCHOEN" "autor_email" => "aaguim@univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }