A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58029 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3535 "inscrito_id" => 3546 "titulo" => "A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA, UTILIZADA POR SER UM MÉTODO EFICAZ DE ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS E POR PERMITIR EMERGIR TENDÊNCIAS DE NOVAS PESQUISAS NO CAMPO ACADÊMICO, DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. ESTA É UMA METODOLOGIA CENTRADA NO ESTUDANTE E QUE UTILIZA O PROBLEMA DA VIDA REAL PARA DIRECIONAR TODO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS, TESES E DISSERTAÇÕES EM EVENTOS, EM BIBLIOTECA DIGITAL E REVISTAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO REFERENTES AO PERÍODO DE 2008 A 2018, UTILIZANDO OS TERMOS PROBLEM BASED LEARNING (PBL) E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. FORAM CONSIDERADAS 32 PRODUÇÕES ACADÊMICAS ELEGÍVEIS APÓS OS CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO. POSTERIORMENTE, OS DOCUMENTOS FORAM SUBMETIDOS À LEITURA INTEGRAL PARA ANÁLISE QUALITATIVA DOS DADOS, A PARTIR DE ALGUNS ELEMENTOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. O RESULTADO APONTAM QUE A METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS TEM POTENCIAL PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PODENDO SER APLICADA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS BIOLÓGICOS, QUÍMICOS E FÍSICOS, MAS REQUER UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E DAS CONCEPÇÕES DOS ATORES SOCIAIS ENVOLVIDOS COM A REFERIDA METODOLOGIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "REVISÃO SISTEMÁTICA, PROBLEM BASED LEARNING (PBL), ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID3546_22092019215341.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUDIMAR TEIXEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JUDIMAR TEIXEIRA" "autor_email" => "judimarsilva@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58029 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3535 "inscrito_id" => 3546 "titulo" => "A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA, UTILIZADA POR SER UM MÉTODO EFICAZ DE ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS E POR PERMITIR EMERGIR TENDÊNCIAS DE NOVAS PESQUISAS NO CAMPO ACADÊMICO, DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. ESTA É UMA METODOLOGIA CENTRADA NO ESTUDANTE E QUE UTILIZA O PROBLEMA DA VIDA REAL PARA DIRECIONAR TODO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA APLICAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS, TESES E DISSERTAÇÕES EM EVENTOS, EM BIBLIOTECA DIGITAL E REVISTAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO REFERENTES AO PERÍODO DE 2008 A 2018, UTILIZANDO OS TERMOS PROBLEM BASED LEARNING (PBL) E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS. FORAM CONSIDERADAS 32 PRODUÇÕES ACADÊMICAS ELEGÍVEIS APÓS OS CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO. POSTERIORMENTE, OS DOCUMENTOS FORAM SUBMETIDOS À LEITURA INTEGRAL PARA ANÁLISE QUALITATIVA DOS DADOS, A PARTIR DE ALGUNS ELEMENTOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. O RESULTADO APONTAM QUE A METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS TEM POTENCIAL PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PODENDO SER APLICADA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS BIOLÓGICOS, QUÍMICOS E FÍSICOS, MAS REQUER UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E DAS CONCEPÇÕES DOS ATORES SOCIAIS ENVOLVIDOS COM A REFERIDA METODOLOGIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "REVISÃO SISTEMÁTICA, PROBLEM BASED LEARNING (PBL), ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID3546_22092019215341.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUDIMAR TEIXEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JUDIMAR TEIXEIRA" "autor_email" => "judimarsilva@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }