USO DE MEMES EM AULAS DE PORTUGUÊS: UM OLHAR VOLTADO À INOVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62903 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1978 "inscrito_id" => 9939 "titulo" => "USO DE MEMES EM AULAS DE PORTUGUÊS: UM OLHAR VOLTADO À INOVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS." "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO INVESTIGA A PROPOSTA – MEMES COMO RECURSO IMPULSIONADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS – OBJETIVANDO ESTRUTURAR CAMINHOS PARA A ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, OBSERVANDO OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL, BEM COMO, ESTIMAR, POR MEIO DA PESQUISA QUALITATIVA, AS CONTRIBUIÇÕES CONSTITUÍDAS POR ESSE RECURSO. PARA TANTO, PRETENDE-SE CRIAR ESPAÇOS QUE POTENCIALIZEM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE MANEIRA COLABORATIVA E COM RECURSOS CONTEMPORÂNEOS. LOGO, DESENVOLVER-SE-Á OFICINAS, CORROBORANDO NA COLETA E ANÁLISE DE DADOS QUANTO À EFICÁCIA DO USO DESSE APARATO PEDAGÓGICO, MEDIANTE A DEFINIÇÃO DE ENTREVISTA ABERTA DE HAGUETTE (1997), COMO SUJEITOS DE PESQUISA TEMOS SETE ALUNOS CURSANDO O TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. DESSA FORMA, ELEGEMOS COMO DIRETRIZES REFERENCIAIS OS SEGUINTES AUTORES SHIFMAN (2014), QUE ABORDA A DINÂMICA CULTURAL DIGITAL PERMEADA PELOS MEMES; LENDL (2018), QUE ABORDA QUESTÕES ACERCA DA MULTIMODALIDADE NESSES RECURSOS IMAGÉTICOS E A RELEVÂNCIA DESTA DISCUSSÃO NA CONTEMPORANEIDADE; FREIRE (2013; 1987) CONTEMPLANDO O PAPEL EMANCIPATÓRIO DA EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES ESCOLARES E DAWKINS (2007) RESPONSÁVEL POR FORMULAR, NO SENTIDO EPISTEMOLÓGICO, A PALAVRA MEME. COMO PRIMEIROS RESULTADOS O ESTUDO APRESENTA A PRODUÇÃO DE MEMES COMO MECANISMO PEDAGÓGICO POSITIVO NA CONSTRUÇÃO DO SABER, VISTO QUE O DINAMISMO PROPORCIONADO POR ESSA FERRAMENTA ATRAI O INTERESSE DO ALUNADO, BEM COMO PROPICIA ESPAÇOS AUTÔNOMOS, COLABORATIVOS E INTERDISCIPLINARES DE APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "INOVAÇÃO, ENSINO DE PORTUGUÊS, MEMES, PRÁTICAS EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID9939_15082019120721.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ FERNANDO DE OLIVEIRA LOPES" "autor_nome_curto" => "LUIZ FERNANDO " "autor_email" => "luizfernandooprof@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62903 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1978 "inscrito_id" => 9939 "titulo" => "USO DE MEMES EM AULAS DE PORTUGUÊS: UM OLHAR VOLTADO À INOVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS." "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO INVESTIGA A PROPOSTA – MEMES COMO RECURSO IMPULSIONADOR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS – OBJETIVANDO ESTRUTURAR CAMINHOS PARA A ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, OBSERVANDO OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL, BEM COMO, ESTIMAR, POR MEIO DA PESQUISA QUALITATIVA, AS CONTRIBUIÇÕES CONSTITUÍDAS POR ESSE RECURSO. PARA TANTO, PRETENDE-SE CRIAR ESPAÇOS QUE POTENCIALIZEM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE MANEIRA COLABORATIVA E COM RECURSOS CONTEMPORÂNEOS. LOGO, DESENVOLVER-SE-Á OFICINAS, CORROBORANDO NA COLETA E ANÁLISE DE DADOS QUANTO À EFICÁCIA DO USO DESSE APARATO PEDAGÓGICO, MEDIANTE A DEFINIÇÃO DE ENTREVISTA ABERTA DE HAGUETTE (1997), COMO SUJEITOS DE PESQUISA TEMOS SETE ALUNOS CURSANDO O TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. DESSA FORMA, ELEGEMOS COMO DIRETRIZES REFERENCIAIS OS SEGUINTES AUTORES SHIFMAN (2014), QUE ABORDA A DINÂMICA CULTURAL DIGITAL PERMEADA PELOS MEMES; LENDL (2018), QUE ABORDA QUESTÕES ACERCA DA MULTIMODALIDADE NESSES RECURSOS IMAGÉTICOS E A RELEVÂNCIA DESTA DISCUSSÃO NA CONTEMPORANEIDADE; FREIRE (2013; 1987) CONTEMPLANDO O PAPEL EMANCIPATÓRIO DA EDUCAÇÃO E AS RELAÇÕES ESCOLARES E DAWKINS (2007) RESPONSÁVEL POR FORMULAR, NO SENTIDO EPISTEMOLÓGICO, A PALAVRA MEME. COMO PRIMEIROS RESULTADOS O ESTUDO APRESENTA A PRODUÇÃO DE MEMES COMO MECANISMO PEDAGÓGICO POSITIVO NA CONSTRUÇÃO DO SABER, VISTO QUE O DINAMISMO PROPORCIONADO POR ESSA FERRAMENTA ATRAI O INTERESSE DO ALUNADO, BEM COMO PROPICIA ESPAÇOS AUTÔNOMOS, COLABORATIVOS E INTERDISCIPLINARES DE APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "INOVAÇÃO, ENSINO DE PORTUGUÊS, MEMES, PRÁTICAS EDUCACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA19_ID9939_15082019120721.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ FERNANDO DE OLIVEIRA LOPES" "autor_nome_curto" => "LUIZ FERNANDO " "autor_email" => "luizfernandooprof@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }