Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NA LEITURA DE PEÇAS PUBLICITÁRIAS NO CICLO DE ALFATETIZAÇÃO

Palavra-chaves: COMPREENSÃO LEITORA, CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, TEXTO PUBLICITÁRIO, PERGUNTAS DE COMPREENSÃO, PERGUNTAS DE COMPREENSÃO Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58112
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 650
    "inscrito_id" => 3747
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NA LEITURA DE PEÇAS PUBLICITÁRIAS NO CICLO DE ALFATETIZAÇÃO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NA LEITURA DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS FEITOS POR CRIANÇAS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A ESCOLHA DESTE ANO FOI MOTIVADA PELO FATO DE SER O ÚLTIMO ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, DE ACORDO COM A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR; E O GÊNERO TEXTUAL PUBLICIDADE FOI ESCOLHIDO PELO FATO DE SER UM GÊNERO AMPLAMENTE PRESENTE NA SOCIEDADE, ATINGINDO NATURALMENTE AS CRIANÇAS. NA ANÁLISE FOI OBSERVADA A ELABORAÇÃO DE INFERÊNCIAS, AS RELAÇÕES FEITAS ENTRE ELEMENTOS DO TEXTO E ENTRE O TEXTO E OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, A IMPORTÂNCIA DAS PERGUNTAS DE COMPREENSÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO. PARTICIPOU DA PESQUISA UM GRUPO DE DEZ ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO. AO LONGO DA ANÁLISE, OBSERVOU-SE QUE OS ALUNOS CONSEGUEM DECODIFICAR SEM GRANDES DIFICULDADES E ESTABELECER RELAÇÕES SUPERFICIAIS, MAS AINDA DEPENDEM GRANDEMENTE DO SUPORTE DO PROFESSOR, E QUE A ELABORAÇÃO DE PERGUNTAS DE COMPREENSÃO ADEQUADAS PODEM LEVAR À UMA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO MELHOR SUCEDIDA. PERCEBE-SE, AINDA A NECESSIDADE DE EXPOR AS CRIANÇAS A TEXTOS DE NATUREZA DIVERSIFICADA PARA AMPLIAR SEU REPERTÓRIO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "COMPREENSÃO LEITORA, CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, TEXTO PUBLICITÁRIO, PERGUNTAS DE COMPREENSÃO, PERGUNTAS DE COMPREENSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID3747_24072019114539.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANA IZABELY RIBEIRO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EVANA SOUZA"
    "autor_email" => "evanaizabely@gmail.com"
    "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DO IPOJUCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58112
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 650
    "inscrito_id" => 3747
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NA LEITURA DE PEÇAS PUBLICITÁRIAS NO CICLO DE ALFATETIZAÇÃO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NA LEITURA DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS FEITOS POR CRIANÇAS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A ESCOLHA DESTE ANO FOI MOTIVADA PELO FATO DE SER O ÚLTIMO ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, DE ACORDO COM A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR; E O GÊNERO TEXTUAL PUBLICIDADE FOI ESCOLHIDO PELO FATO DE SER UM GÊNERO AMPLAMENTE PRESENTE NA SOCIEDADE, ATINGINDO NATURALMENTE AS CRIANÇAS. NA ANÁLISE FOI OBSERVADA A ELABORAÇÃO DE INFERÊNCIAS, AS RELAÇÕES FEITAS ENTRE ELEMENTOS DO TEXTO E ENTRE O TEXTO E OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, A IMPORTÂNCIA DAS PERGUNTAS DE COMPREENSÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO. PARTICIPOU DA PESQUISA UM GRUPO DE DEZ ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO. AO LONGO DA ANÁLISE, OBSERVOU-SE QUE OS ALUNOS CONSEGUEM DECODIFICAR SEM GRANDES DIFICULDADES E ESTABELECER RELAÇÕES SUPERFICIAIS, MAS AINDA DEPENDEM GRANDEMENTE DO SUPORTE DO PROFESSOR, E QUE A ELABORAÇÃO DE PERGUNTAS DE COMPREENSÃO ADEQUADAS PODEM LEVAR À UMA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO MELHOR SUCEDIDA. PERCEBE-SE, AINDA A NECESSIDADE DE EXPOR AS CRIANÇAS A TEXTOS DE NATUREZA DIVERSIFICADA PARA AMPLIAR SEU REPERTÓRIO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "COMPREENSÃO LEITORA, CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, TEXTO PUBLICITÁRIO, PERGUNTAS DE COMPREENSÃO, PERGUNTAS DE COMPREENSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID3747_24072019114539.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANA IZABELY RIBEIRO DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EVANA SOUZA"
    "autor_email" => "evanaizabely@gmail.com"
    "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DO IPOJUCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NA LEITURA DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS FEITOS POR CRIANÇAS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A ESCOLHA DESTE ANO FOI MOTIVADA PELO FATO DE SER O ÚLTIMO ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, DE ACORDO COM A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR; E O GÊNERO TEXTUAL PUBLICIDADE FOI ESCOLHIDO PELO FATO DE SER UM GÊNERO AMPLAMENTE PRESENTE NA SOCIEDADE, ATINGINDO NATURALMENTE AS CRIANÇAS. NA ANÁLISE FOI OBSERVADA A ELABORAÇÃO DE INFERÊNCIAS, AS RELAÇÕES FEITAS ENTRE ELEMENTOS DO TEXTO E ENTRE O TEXTO E OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS, A IMPORTÂNCIA DAS PERGUNTAS DE COMPREENSÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO. PARTICIPOU DA PESQUISA UM GRUPO DE DEZ ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO. AO LONGO DA ANÁLISE, OBSERVOU-SE QUE OS ALUNOS CONSEGUEM DECODIFICAR SEM GRANDES DIFICULDADES E ESTABELECER RELAÇÕES SUPERFICIAIS, MAS AINDA DEPENDEM GRANDEMENTE DO SUPORTE DO PROFESSOR, E QUE A ELABORAÇÃO DE PERGUNTAS DE COMPREENSÃO ADEQUADAS PODEM LEVAR À UMA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO MELHOR SUCEDIDA. PERCEBE-SE, AINDA A NECESSIDADE DE EXPOR AS CRIANÇAS A TEXTOS DE NATUREZA DIVERSIFICADA PARA AMPLIAR SEU REPERTÓRIO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.