A FORMAÇÃO ARTÍSTICA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM TEATRO DO IFCE: QUESTÕES E REFLEXÕES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58329 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4234 "inscrito_id" => 3790 "titulo" => "A FORMAÇÃO ARTÍSTICA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM TEATRO DO IFCE: QUESTÕES E REFLEXÕES" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA PRETENDE INVESTIGAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ARTISTA-DOCENTE DA LICENCIATURA EM TEATRO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE) – CAMPUS FORTALEZA, BUSCANDO TAMBÉM ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO ARTÍSTICA NA MATRIZ CURRICULAR DA REFERIDA GRADUAÇÃO, ALÉM DE AVALIAR O POSICIONAMENTO DOS CORPOS DISCENTE E DOCENTE, DIANTE DA MENCIONADA RELAÇÃO, A PARTIR DA VISÃO DOS LICENCIANDOS CONSULTADOS. A INVESTIGAÇÃO DE CARÁTER QUALITATIVO SE CONSTITUI DE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E PESQUISA DE CAMPO CUJA COLETA DE DADOS SE DEU POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO DO IFCE, REGULARMENTE MATRICULADOS NOS SEMESTRES 2018.1, 2018.2 E 2019.1, SENDO SEUS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS A PRINCIPAL FONTE DE ESTUDO. A ANÁLISE DOS DADOS INDICOU QUE DURANTE O SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO, OS ESTUDANTES TENDEM A SE DIVIDIR ENTRE AS DUAS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO OFERECIDAS: ARTÍSTICA E DOCENTE. O ESTUDO TAMBÉM EVIDENCIA AS DIVERGENTES IMPRESSÕES DOS DISCENTES COM RELAÇÃO À PORCENTAGEM DO CURRÍCULO DA REFERIDA GRADUAÇÃO DESTINADA À FORMAÇÃO DE ARTISTAS E À FORMAÇÃO DE PROFESSORES, A REIVINDICAÇÃO, TAMBÉM POR PARTE DOS ESTUDANTES, DA INCLUSÃO NA MATRIZ CURRICULAR DE DISCIPLINAS LIGADAS À FORMAÇÃO ARTÍSTICA, A INSATISFAÇÃO DO CORPO DISCENTE COM A AUSÊNCIA DE UM TEATRO (ESPAÇO FÍSICO) NO CURSO, E AINDA, UMA DIVISÃO ESTABELECIDA ENTRE O CORPO DOCENTE DIANTE DAS DUAS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO POSSÍVEIS NO CURSO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "TEATRO, IFCE, FORMAÇÃO ARTÍSTICA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID3790_26092019124900.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA PINHEIRO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LARA PINHEIRO" "autor_email" => "melly_wilkes@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58329 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4234 "inscrito_id" => 3790 "titulo" => "A FORMAÇÃO ARTÍSTICA E A FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM TEATRO DO IFCE: QUESTÕES E REFLEXÕES" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA PRETENDE INVESTIGAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ARTISTA-DOCENTE DA LICENCIATURA EM TEATRO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE) – CAMPUS FORTALEZA, BUSCANDO TAMBÉM ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DOCENTE E FORMAÇÃO ARTÍSTICA NA MATRIZ CURRICULAR DA REFERIDA GRADUAÇÃO, ALÉM DE AVALIAR O POSICIONAMENTO DOS CORPOS DISCENTE E DOCENTE, DIANTE DA MENCIONADA RELAÇÃO, A PARTIR DA VISÃO DOS LICENCIANDOS CONSULTADOS. A INVESTIGAÇÃO DE CARÁTER QUALITATIVO SE CONSTITUI DE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E PESQUISA DE CAMPO CUJA COLETA DE DADOS SE DEU POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM TEATRO DO IFCE, REGULARMENTE MATRICULADOS NOS SEMESTRES 2018.1, 2018.2 E 2019.1, SENDO SEUS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS A PRINCIPAL FONTE DE ESTUDO. A ANÁLISE DOS DADOS INDICOU QUE DURANTE O SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO, OS ESTUDANTES TENDEM A SE DIVIDIR ENTRE AS DUAS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO OFERECIDAS: ARTÍSTICA E DOCENTE. O ESTUDO TAMBÉM EVIDENCIA AS DIVERGENTES IMPRESSÕES DOS DISCENTES COM RELAÇÃO À PORCENTAGEM DO CURRÍCULO DA REFERIDA GRADUAÇÃO DESTINADA À FORMAÇÃO DE ARTISTAS E À FORMAÇÃO DE PROFESSORES, A REIVINDICAÇÃO, TAMBÉM POR PARTE DOS ESTUDANTES, DA INCLUSÃO NA MATRIZ CURRICULAR DE DISCIPLINAS LIGADAS À FORMAÇÃO ARTÍSTICA, A INSATISFAÇÃO DO CORPO DISCENTE COM A AUSÊNCIA DE UM TEATRO (ESPAÇO FÍSICO) NO CURSO, E AINDA, UMA DIVISÃO ESTABELECIDA ENTRE O CORPO DOCENTE DIANTE DAS DUAS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO POSSÍVEIS NO CURSO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "TEATRO, IFCE, FORMAÇÃO ARTÍSTICA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID3790_26092019124900.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA PINHEIRO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "LARA PINHEIRO" "autor_email" => "melly_wilkes@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }