A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DO CEAD/UFPI
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58345 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3147 "inscrito_id" => 1147 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DO CEAD/UFPI" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA COMPREENDER A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA, DO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA (CEAD), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI). TRAZEMOS AQUI UM ESTUDO REALIZADO NO ÂMBITO DO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO, DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGED/UFPI). O ESTUDO FOI REALIZADO COM BASE NA LEGISLAÇÃO VIGENTE ACERCA DA EAD, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA DISTÂNCIA DO CEAD/UFPI, PARA COMPREENSÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA. O ESTUDO REFLETE, AINDA, SOBRE O CENÁRIO DA EAD NO BRASIL E SUA CONSOLIDAÇÃO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. A PESQUISA É DO TIPO DOCUMENTAL E DESCRITIVA. IDENTIFICAMOS QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EAD POSSUI UM AMPARO LEGAL, QUE A LEGITIMA, ORGANIZA E OPERACIONALIZA SUA ATUAÇÃO NO BRASIL. ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO DIDÁTICO-METODOLÓGICA E DA UTILIZAÇÃO DAS TIC, É POSSÍVEL SUPERAR A DISTÂNCIA NO TEMPO E ESPAÇO EM QUE ACONTECEM OS PROCESSOS FORMATIVOS NA EAD. ESSE PROCESSO É A BASE PARA A MOBILIZAÇÃO DE SABERES NECESSÁRIOS AO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO. POR ISSO, O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DEVE OFERECER CONDIÇÕES PARA UM DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL MEDIANTE À AQUISIÇÃO DE SABERES QUE FAVOREÇAM A BUSCA POR RESPOSTAS ÀS NECESSIDADES REAIS COLOCADAS PELA AÇÃO EDUCATIVA, SEJA FORMAL OU INFORMAL. ATRAVÉS DAS REFLEXÕES PROPOSTAS, A PESQUISA SURGE COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A COMPREENSÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DA EAD, EM MEIO AS CRÍTICAS RECEBIDAS POR ESSE MODELO DE FORMAÇÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, PEDAGOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID1147_13092019102909.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁGATA LAISA LAREMBERG ALVES CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "ÁGATA CAVALCANTI" "autor_email" => "agatalaysa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58345 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3147 "inscrito_id" => 1147 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DO CEAD/UFPI" "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA COMPREENDER A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA À DISTÂNCIA, DO CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA (CEAD), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI). TRAZEMOS AQUI UM ESTUDO REALIZADO NO ÂMBITO DO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO, DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGED/UFPI). O ESTUDO FOI REALIZADO COM BASE NA LEGISLAÇÃO VIGENTE ACERCA DA EAD, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA DISTÂNCIA DO CEAD/UFPI, PARA COMPREENSÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA. O ESTUDO REFLETE, AINDA, SOBRE O CENÁRIO DA EAD NO BRASIL E SUA CONSOLIDAÇÃO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. A PESQUISA É DO TIPO DOCUMENTAL E DESCRITIVA. IDENTIFICAMOS QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA EAD POSSUI UM AMPARO LEGAL, QUE A LEGITIMA, ORGANIZA E OPERACIONALIZA SUA ATUAÇÃO NO BRASIL. ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO DIDÁTICO-METODOLÓGICA E DA UTILIZAÇÃO DAS TIC, É POSSÍVEL SUPERAR A DISTÂNCIA NO TEMPO E ESPAÇO EM QUE ACONTECEM OS PROCESSOS FORMATIVOS NA EAD. ESSE PROCESSO É A BASE PARA A MOBILIZAÇÃO DE SABERES NECESSÁRIOS AO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO. POR ISSO, O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO DEVE OFERECER CONDIÇÕES PARA UM DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL MEDIANTE À AQUISIÇÃO DE SABERES QUE FAVOREÇAM A BUSCA POR RESPOSTAS ÀS NECESSIDADES REAIS COLOCADAS PELA AÇÃO EDUCATIVA, SEJA FORMAL OU INFORMAL. ATRAVÉS DAS REFLEXÕES PROPOSTAS, A PESQUISA SURGE COMO CONTRIBUIÇÃO PARA A COMPREENSÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DA EAD, EM MEIO AS CRÍTICAS RECEBIDAS POR ESSE MODELO DE FORMAÇÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, PEDAGOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID1147_13092019102909.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÁGATA LAISA LAREMBERG ALVES CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "ÁGATA CAVALCANTI" "autor_email" => "agatalaysa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }