A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58352 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2758 "inscrito_id" => 2745 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "ESTE ARTIGO É RESULTADO DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA QUE OBJETIVOU COMPREENDER O PROCESSO DA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, NO QUE DIZ RESPEITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A PESQUISA SE CARACTERIZOU PELA ABORDAGEM DE CUNHO QUALITATIVA EM QUE OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM A PARTICIPAÇÃO DE SEIS ESTUDANTES, NA PERSPECTIVA DE BUSCAR RESPOSTA PARA O PROBLEMA: QUAL É A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL FRENTE A TEMÁTICA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? DAR VOZ A FUTUROS PROFESSORES QUE FAZEM UM CURSO QUE TEM COMO PROPOSTA A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, FOI UMA POSSIBILIDADE DE MELHOR COMPREENSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA QUE ESTES DÃO PARA AS DISCIPLINAS QUE TRATAM DE CONTEÚDOS SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. OS APORTES TEÓRICO-METODOLÓGICOS QUE SUSTENTARAM O ESTUDO FORAM BASEADOS EM RICHARDSON (1999); MARCONI E LAKATOS (2002); LUCKESI (2005) E GOMES (2009). OS RESULTADOS DA PESQUISA EVIDENCIARAM QUE O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL QUE OS ESTUDANTES VÊM VIVENCIANDO NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NECESSITA DE MAIS CONHECIMENTOS, HAVENDO O RECONHECIMENTO DE CAMINHAREM EM BUSCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA, HAJA VISTA, QUE EM SUAS PERCEPÇÕES SE VEEM DIANTE DE UMA FORMAÇÃO MÍNIMA PRECISANDO EXERCITAR NA PRÁTICA O QUE METODOLOGICAMENTE APRENDERAM NA TEORIA. ESPERAMOS QUE ESTE ESTUDO POSSIBILITE MELHOR COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA QUE A DOCÊNCIA TEM PARA QUEM FORMA E PARA QUEM ESTÁ SENDO FORMADO EM RELAÇÃO AO PROCESSO DA CONCRETIZAÇÃO DA INCLUSÃO NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURSO DE PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID2745_28082019150733.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE DA SILVA MARTINS" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "jackangelm@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58352 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2758 "inscrito_id" => 2745 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "ESTE ARTIGO É RESULTADO DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA QUE OBJETIVOU COMPREENDER O PROCESSO DA FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, NO QUE DIZ RESPEITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A PESQUISA SE CARACTERIZOU PELA ABORDAGEM DE CUNHO QUALITATIVA EM QUE OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM A PARTICIPAÇÃO DE SEIS ESTUDANTES, NA PERSPECTIVA DE BUSCAR RESPOSTA PARA O PROBLEMA: QUAL É A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL FRENTE A TEMÁTICA EDUCAÇÃO INCLUSIVA? DAR VOZ A FUTUROS PROFESSORES QUE FAZEM UM CURSO QUE TEM COMO PROPOSTA A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, FOI UMA POSSIBILIDADE DE MELHOR COMPREENSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA QUE ESTES DÃO PARA AS DISCIPLINAS QUE TRATAM DE CONTEÚDOS SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. OS APORTES TEÓRICO-METODOLÓGICOS QUE SUSTENTARAM O ESTUDO FORAM BASEADOS EM RICHARDSON (1999); MARCONI E LAKATOS (2002); LUCKESI (2005) E GOMES (2009). OS RESULTADOS DA PESQUISA EVIDENCIARAM QUE O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL QUE OS ESTUDANTES VÊM VIVENCIANDO NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NECESSITA DE MAIS CONHECIMENTOS, HAVENDO O RECONHECIMENTO DE CAMINHAREM EM BUSCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA, HAJA VISTA, QUE EM SUAS PERCEPÇÕES SE VEEM DIANTE DE UMA FORMAÇÃO MÍNIMA PRECISANDO EXERCITAR NA PRÁTICA O QUE METODOLOGICAMENTE APRENDERAM NA TEORIA. ESPERAMOS QUE ESTE ESTUDO POSSIBILITE MELHOR COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA QUE A DOCÊNCIA TEM PARA QUEM FORMA E PARA QUEM ESTÁ SENDO FORMADO EM RELAÇÃO AO PROCESSO DA CONCRETIZAÇÃO DA INCLUSÃO NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURSO DE PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID2745_28082019150733.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE DA SILVA MARTINS" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE" "autor_email" => "jackangelm@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }