ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ABORDA A GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NUMA PERSPECTIVA PARTICIPATIVA. SERÃO ABORDADOS ALGUNS TEMAS COMO A HISTÓRIA DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL, O CONCEITO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA, ALÉM DE IDENTIFICAR OS DESAFIOS QUE SE PRECISA SUPERAR PARA A CONSOLIDAÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA. A EXECUÇÃO DESTA PESQUISA EVIDENCIA OS DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA ELABORAÇÃO DESTE ARTIGO CONSISTIU EM UMA PESQUISA QUALITATIVA COM PROCEDIMENTOS BIBLIOGRÁFICOS RELACIONADOS COM O TEMA PROPOSTO. SUA REALIZAÇÃO SE JUSTIFICA, DIANTE DA NECESSIDADE DE SUPERAR AS CONTRADIÇÕES PRESENTES ENTRE O DISCURSO E A PRATICA DA GESTÃO DE DEMOCRÁTICA. A CONSOLIDAÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PUBLICAS SE TORNA HOJE UMA EXIGÊNCIA DA SOCIEDADE QUE COMPREENDE ESSA NOVA FORMA DE GESTÃO COMO UM POSSÍVEL CAMINHO PARA ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, COM O CONCEITO DE IGUALDADE PARA TODOS.