SILVA, Carlos Antonio Guimarães. A história da matemática como estratégia de ensino. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58392>. Acesso em: 22/11/2024 19:38
INVESTIGAR E ESTUDAR A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA É UMA IMPORTANTE TÉCNICA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA, SENDO MUITO ÚTIL E IMPORTANTE, PORQUE VAI SER ATRAVÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA QUE O ALUNO TERÁ A POSSIBILIDADE DE PERCEBER E ENTENDER QUE ESSA CIÊNCIA VEM DE MUITOS E MUITOS ANOS CAMINHANDO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, PASSANDO POR DIVERSAS FASES DE SEU PROCESSO DE EVOLUÇÃO, E ASSIM PODENDO ESTIMULAR O INTERESSE DO ALUNO, DESENVOLVENDO O LADO CRÍTICO, FAZENDO COM QUE OS ALUNOS ENTENDAM AS IDEIAS EM RELAÇÃO AS TEORIAS E TEOREMAS APRESENTADOS, MOSTRANDO AS RELAÇÕES ENTRE A MATEMÁTICA E O DESENVOLVIMENTO, TANTO SOCIAL COMO NO COTIDIANO, PODEM SER UM DOS CAMINHOS QUE FACILITAM A COMPREENSÃO DOS ENSINAMENTOS MATEMÁTICOS ATUAIS, RELACIONADOS COM SUA ORIGEM. ESTUDANDO A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, O ESTUDANTE TEM A CHANCE DE PERCEBER DE COMO UMA CIÊNCIA QUE SE DESENVOLVEU PELA HUMANIDADE, SUJEITA A ERROS E CONSTRUÍDA DESDE MUITAS TENTATIVAS DE RESOLVER VÁRIOS PROBLEMAS DO COTIDIANO.