OLIVEIRA, Nathália Napole De. Estratégias de ensino em ecologia de populações. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60405>. Acesso em: 22/11/2024 20:00
O DESENVOLVIMENTO E A REINVENÇÃO DE MÉTODOS DE ENSINO TEM ESTADO CADA VEZ MAIS EM EVIDÊNCIA. A PARTIR DISTO, O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO FOI DISCUTIR O USO DE AMBAS FERRAMENTAS – MONITORIA E TICS – NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR, BEM COMO DE COMPREENDER SEUS IMPACTOS NA DISCIPLINA E, AINDA, SITUAR A MONITORIA COMO UM MÉTODO DE CAPACITAÇÃO DOS ALUNOS PARTICIPANTES – MONITORES – COMO POSSÍVEIS FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES. OS DADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES, BEM COMO DA PERCEPÇÃO DA MONITORA. COMO BASE PARA A INTERPRETAÇÃO DESTES, FORAM UTILIZADOS MÉTODOS QUANTITATIVOS DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA BÁSICA. JÁ PARA AS ANÁLISES QUALITATIVAS, TOMOU-SE COMO BASE LITERATURAS QUE TRATAM DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES A PARTIR DO USO DE FERRAMENTAS, NESTE CASO O PROGRAMA DE MONITORIA E AS TICS. A PARTIR DOS AMPLOS MODOS DE VISTA QUE FORNECERAM DADOS PARA ESTE ESTUDO, FORAM OBTIDOS RESULTADOS SIGNIFICATIVOS DA IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE MONITORIA E DAS TICS PARA O DESENVOLVIMENTO NO APRENDIZADO, DECLARADOS PELOS CURSANTES, ALÉM DE CONFIGURAREM IMPORTANTES FERRAMENTAS NA FORMAÇÃO DO “SABER FAZER” DE POSSÍVEIS DOCENTES E CONTRIBUIR PARA A ELUCIDAÇÃO DO CONHECIMENTO ACADÊMICO NO QUE SE REFERE AOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE BACHARELADO.