O PRESENTE TRABALHO TEM COMO TEMÁTICA A ATIVIDADE LÚDICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL, RESSALTANDO A PERSPECTIVA DE ENTENDER A RELEVÂNCIA DO BRINCAR COMO DISPOSITIVO FACILITADOR DAS APRENDIZAGENS NO CONTEXTO DO ENSINO INFANTIL. O ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COMO ATIVIDADE LÚDICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS PAUTAM-SE EM: APRESENTAR O BRINCAR E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO INFANTIL; DISCUTIR SOBRE O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, BEM COMO SUA IMPORTÂNCIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES; IDENTIFICAR A CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES E DA
COORDENADORA PEDAGÓGICA SOBRE O BRINCAR NO ENSINO INFANTIL NA PERSPECTIVA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
DESSE MODO, UTILIZOU-SE COMO METODOLOGIA A ABORDAGEM QUALITATIVA, COM USO DAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, TENDO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS O USO DA ENTREVISTA, ABORDANDO 04 (QUATRO) PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO INFANTIL E UMA COORDENADORA PEDAGÓGICA.
DENTRE OS PRINCIPAIS APORTES TEÓRICOS UTILIZADOS ESTÃO: FALCÃO E RAMOS (2002), ARANTES E BARBOSA (2017), SOARES (2012, 2005), REFERENCIAL NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL - RCNEI (1998), ENTRE OUTROS. AO FINAL DESTA PESQUISA FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE O BRINCAR É UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA QUE OS PROFESSORES
PODEM UTILIZAR EM SALA DE AULA, VISTO QUE ATRAVÉS DA LUDICIDADE OS ALUNOS PODERÃO APRENDER DE FORMA PRAZEROSA, CONCRETA E, CONSEQUENTEMENTE, SIGNIFICATIVA, CULMINANDO EM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.