O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS REUTILIZÁVEIS, DE FORMA A PROMOVER UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE UMA PROJETO DE INTERVENÇÃO NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP), REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL ALEXANDRE NUNES DE ALMEIDA, LOCALIZADA NA COMUNIDADE VEREDA GRANDE, À 25 KM DO MUNICÍPIO DE FLORIANO-PIAUÍ, PELOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/CIÊNCIA DA NATUREZA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, CAMPUS AMÍLCAR FERREIRA SOBRAL. OS ENVOLVIDOS NO PROJETO SÃO ALUNOS RESIDENTES DA RP, PRECEPTORA E ALUNOS DA ESCOLA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE OS PROFESSORES E ALUNOS APROVARAM A INICIATIVA DE CONSTRUÇÃO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO, POIS O MESMO AUXILIA EM AULAS PRÁTICAS, BEM COMO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. NAS AULAS PRÁTICAS, OBSERVAMOS QUE OS ALUNOS FICAVAM BEM ATENCIOSOS, CURIOSOS E FAZIAM PERGUNTAS SOBRE O ASSUNTO. TRABALHAR COM OS RECURSOS DIDÁTICOS EM SALA DE AULA FOI MUITO SIGNIFICATIVO, POIS É UMA METODOLOGIA QUE CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, FAVORECENDO A FIXAÇÃO DO CONTEÚDO E FACILITANDO A COMPREENSÃO E A FIXAÇÃO DOS ASSUNTOS ABORDADOS. DESSA FORMA, ESSA PERSPECTIVA DE ENSINO POSSIBILITA AQUISIÇÃO DE SABERES TANTO PARA PROFESSORES, QUANTO PARA OS ALUNOS ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, QUE PREZA PELA QUALIDADE DO ENSINO DE CIÊNCIAS DE FORMA PRÁTICA, EXPERIMENTAL E LÚDICA, POSSIBILITANDO AO ALUNO UM ESTUDO MAIS DINÂMICO E EQUILIBRADO ENTRE A TEORIA E PRÁTICA.