O ESTUDO DESENVOLVIDO NESSE TRABALHO ANALISA OS BENEFÍCIOS QUE OS JOGOS E BRINCADEIRAS PROPORCIONAM PARA AS CRIANÇAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL. SENDO ASSIM, OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS CONSTITUEM UM VEÍCULO EDUCACIONAL MUITO IMPORTANTE, POIS FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO CORPORAL E ESTIMULAM A VIDA PSÍQUICA E A INTELIGÊNCIA DA CRIANÇA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ALIADA A UMA PESQUISA DE CAMPO EXPLORATÓRIA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. O PRINCIPAL OBJETIVO DESSE TRABALHO É IDENTIFICAR AS IMPLICAÇÕES DOS JOGOS AO ENSINO DE ESPORTE E MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DESSAS ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NAS PRIMEIRAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS SÃO MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DOS JOGOS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS ESPORTIVA NA ESCOLA; IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS JOGOS ADEQUADAS AO ENSINO DE ESPORTE; ANALISAR SE OS JOGOS DESENVOLVEM OS ASPECTOS FÍSICOS PSICOLÓGICOS NAS CRIANÇAS CONTRIBUINDO NA AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ALUNOS; OS RESULTADOS OBTIDOS APONTAM A NECESSIDADE DE REFLETIR SOBRE AS PRÁTICAS DE TRABALHAR OS JOGOS/ BRINCADEIRAS ADOTADAS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, REFORÇANDO A IMPORTÂNCIA NO SENTIDO DE INCENTIVAR O ENSINO DO ESPORTE E ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DESSAS ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL.