A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR É RECENTE, SENDO SOMENTE NO INÍCIO DO SÉCULO XXI, QUE SÃO INSTITUÍDAS POLÍTICAS PÚBLICAS DIRECIONAS, DE MODO ESPECÍFICO, PARA ESTE PÚBLICO. EMBORA EXISTA PREVISÃO LEGAL GARANTINDO A INCLUSÃO EDUCACIONAL DO ALUNO COM SURDEZ E AVANÇOS SIGNIFICATIVOS TENHAM OCORRIDO NESTE SENTIDO, OS DESAFIOS PARA QUE A INCLUSÃO SE EFETIVE AINDA SÃO MUITOS. COMO TEM SE DADO O PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO COM SURDEZ NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR? A INDAGAÇÃO LEVOU A DEFINIR COMO OBJETIVO DESSA INVESTIGAÇÃO REFLETIR SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. O ESTUDO QUALITATIVO, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, BUSCOU SUPORTE EM ESTUDOS E PESQUISAS PARA ENTENDER ESSE PROCESSO. A INVESTIGAÇÃO PERMITIU IDENTIFICAR QUE AS DIFICULDADES NA INCLUSÃO DO ALUNO COM SURDEZ, VÃO DESDE A FALTA DE CONHECIMENTO DA LIBRAS, FRAGILIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS, COMO A CONTRATAÇÃO DE INTÉRPRETE DE LIBRAS, ALÉM DAS BARREIRAS ATITUDINAIS. É PRECISO, POIS, VENCER BARREIRAS BUROCRÁTICAS E ATITUDINAIS QUE IMPEDEM QUE A INCLUSÃO ACONTEÇA DE FORMA MAIS EFETIVA.