O PRESENTE TRABALHO ABORDA A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, ENTENDENDO QUE ESTA É UMA FERRAMENTA DE EXTREMA RELEVÂNCIA PARA A PRÁTICA DOCENTE DE MODO A PERMITIR QUE O PROFESSOR ALFABETIZADOR DESENVOLVA APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS DE MODO A INSERIR A CRIANÇA DESDE CEDO NAS PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA. O PROCEDIMENTO PARTE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CUNHO QUALITATIVO, ENTENDENDO QUE PARA COMPREENDER OS DESAFIOS ATUAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO É PRECISO IR DE MANIFESTAÇÕES EMPÍRICAS, ATRELADA A UM ESTUDO DE CASO, COM INTUITO DE EVIDENCIAR E REFLETIR ACERCA DO MUNDO DA LITERATURA INFANTIL COMO PROCEDIMENTO PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. ISTO POSTO, É OBJETIVO DESSA PESQUISAR TRAZER PARA O AMBIENTE EDUCACIONAL A IMPORTÂNCIA DE INSERIR A CRIANÇA DESDE A PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA, SUPERANDO A MERA CODIFICAÇÃO E DECODIFICAÇÃO DE PALAVRAS E SÍMBOLOS, PARA TANTO TEM COMO REFERENCIAL TEÓRICO BUSATTO (2006), FREITAS (2012), GIL (2002), LUCAS (2011), MAIA (2007), RODRIGUES (2005) E SOARES (2003), PARA QUE FOSSE POSSÍVEL MELHOR FUNDAMENTAR E ARGUMENTAR A RESPEITO DO TEMA.