MENINO, Flavia Alves et al.. A ludicidade e o desenvolvimento da criança. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58616>. Acesso em: 22/11/2024 13:34
COMO, COM O QUE, COM QUEM AS CRIANÇAS BRINCAM? AS PRÁTICAS LÚDICAS BENEFICIAM O DESENVOLVIMENTO INFANTIL? ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO DESCREVER E ANALISAR O PERFIL LÚDICO DE DUAS CRIANÇAS ATRAVÉS DA APLICAÇÃO E ANÁLISE DE ANAMNESES PEDAGÓGICAS, REALIZADAS NA DISCIPLINA DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL, NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA, NO PERÍODO DE 2018.2. OS PRINCIPAIS AUTORES CITADOS NO REFERENCIAL TEÓRICO SÃO: BARROS (2009), BROUGÉRE (2004), LIBÂNEO (2006), RAU (2013), VIGOTSKY (1984), PIAGET (1975), ASSIM COMO, ANÁLISE DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ECA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO FOI A APLICAÇÃO E ANÁLISE DE DUAS ANAMNESES PEDAGÓGICAS. COMPARANDO O PERFIL DAS DUAS CRIANÇAS PODEMOS OBSERVAR CARACTERÍSTICAS INTRÍNSECAS DE CADA UMA DELAS E COMO AS DIFERENÇAS QUE O AMBIENTE E A FORMA COMO ACONTECEM AS BRINCADEIRAS NA VIDA DESSAS CRIANÇAS INFLUENCIAM DIRETAMENTE NO SEU DESENVOLVIMENTO, PSICOLÓGICO E SOCIAL. PORTANTO, PERCEBE-SE QUE A CRIANÇA DE NÚMERO 1 QUE TEM NA SUA INFÂNCIA O ACESSO A ESPAÇOS DINÂMICOS E BRINCADEIRAS QUE ENVOLVEM RACIOCÍNIO, LUDICIDADE E DEMAIS COMPONENTES QUE DESPERTAM OS PROCESSOS COGNITIVOS, POSSUI UMA MAIOR FACILIDADE DE ADAPTAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO NO MEIO EM QUE VIVE. ENQUANTO A CRIANÇA DE NÚMERO 2 INTERAGE COM MAIS FREQUÊNCIA APENAS COM APARELHOS TECNOLÓGICOS, E TEM COMO BRINCADEIRAS DE PREFERÊNCIA JOGOS COMPUTADORIZADOS, SENTE UMA MAIOR DIFICULDADE DE RELAÇÕES SOCIAIS.