A MUDANÇA PARADIGMÁTICA NA EDUCAÇÃO: O DESAFIO DA
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58638 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3412 "inscrito_id" => 13542 "titulo" => """ A MUDANÇA PARADIGMÁTICA NA EDUCAÇÃO: O DESAFIO DA\r\n GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA """ "resumo" => """ A EDUCAÇÃO CONTINUA SENDO NO SÉCULO XXI, O REPOSITÓRIO DO PROJETO DE MODERNIZAÇÃO SOCIAL,\r\n CUJA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA É PREMIDA PELAS RÁPIDAS TRANSFORMAÇÕES DE NOSSO TEMPO. É\r\n NECESSÁRIO REFLETIR SOBRE OS OBJETIVOS EDUCACIONAIS NA ESCOLA, TANTO QUANTO DISCUTIR A PRÓPRIA\r\n FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA. A PROBLEMÁTICA DA EDUCAÇÃO PASSA NÃO SÓ PELA CONSTRUÇÃO DO\r\n CURRÍCULO, DAS DISCIPLINAS ESCOLARES, DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA E DA PRÓPRIA ESCOLA E DA FORMA\r\n COMO O SABER ESCOLARIZADO É CONSTRUÍDO E QUAL SUA FINALIDADE, DESTA FORMA, COMO ESSES\r\n ELEMENTOS INTRÍNSECOS SÃO ARTICULADOS PELA GESTÃO ESCOLAR. COM O PROPÓSITO DE CONTRIBUIR COM\r\n A REFLEXÃO A CERCA DA IMPORTÂNCIA DESSES PROCESSOS PARA UMA GESTÃO COMPROMETIDA\r\n DEMOCRATICAMENTE COM AS MUDANÇAS SOCIOCULTURAIS, TRATA-SE DE UM PRIMEIRO PASSO DE PESQUISA\r\n ACADÊMICA CUJO FÔLEGO NÃO DEVE SE EXAURIR ENQUANTO ESSA DISCUSSÃO FOR NECESSÁRIA E\r\n DESAFIADORA PARA A REALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA QUE TANTO QUEREMOS. AO ELEGER A\r\n QUESTÃO GERAL DA PESQUISA SOBRE O DESAFIO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA DIANTE DAS MUDANÇAS\r\n PARADIGMÁTICAS, ESTE TRABALHO VISA COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE OS PARADIGMAS EPISTÊMICOS QUE\r\n ENVOLVEM A EDUCAÇÃO E A GESTÃO ESCOLAR, PARA O QUAL EMPREGO A ABORDAGEM METODOLÓGICA\r\n QUALITATIVA DE CUNHO EXPLORATÓRIO, ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. ENQUANTO A ORGANIZAÇÃO\r\n ESCOLAR NÃO INTEGRAR COERENTEMENTE UMA TOTALIDADE QUE COMEÇA NA SALA DE AULA E NÃO TERMINA\r\n COM A FORMATURA DO ALUNO, MAS CONTINUA ATRAVÉS DA ATUAÇÃO DO EGRESSO COMO SUJEITO DE\r\n PENSAMENTO AUTÔNOMO, A ESCOLA CONTINUARÁ SE DEBATENDO ENTRE AS VELHAS PRÁTICAS E AS\r\n SITUAÇÕES-PROBLEMA QUE EXIGEM RESPOSTAS COMPLEXAS PARA PROBLEMAS CADA VEZ MAIS\r\n COMPLEXOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "CRISE PARADIGMÁTICA, EDUCAÇÃO, GESTÃO DEMOCRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID13542_20092019152805.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANAÍLA ALMEIDA VIANA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA VIANA" "autor_email" => "anailaviana22@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58638 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3412 "inscrito_id" => 13542 "titulo" => """ A MUDANÇA PARADIGMÁTICA NA EDUCAÇÃO: O DESAFIO DA\r\n GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA """ "resumo" => """ A EDUCAÇÃO CONTINUA SENDO NO SÉCULO XXI, O REPOSITÓRIO DO PROJETO DE MODERNIZAÇÃO SOCIAL,\r\n CUJA EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA É PREMIDA PELAS RÁPIDAS TRANSFORMAÇÕES DE NOSSO TEMPO. É\r\n NECESSÁRIO REFLETIR SOBRE OS OBJETIVOS EDUCACIONAIS NA ESCOLA, TANTO QUANTO DISCUTIR A PRÓPRIA\r\n FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA. A PROBLEMÁTICA DA EDUCAÇÃO PASSA NÃO SÓ PELA CONSTRUÇÃO DO\r\n CURRÍCULO, DAS DISCIPLINAS ESCOLARES, DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA E DA PRÓPRIA ESCOLA E DA FORMA\r\n COMO O SABER ESCOLARIZADO É CONSTRUÍDO E QUAL SUA FINALIDADE, DESTA FORMA, COMO ESSES\r\n ELEMENTOS INTRÍNSECOS SÃO ARTICULADOS PELA GESTÃO ESCOLAR. COM O PROPÓSITO DE CONTRIBUIR COM\r\n A REFLEXÃO A CERCA DA IMPORTÂNCIA DESSES PROCESSOS PARA UMA GESTÃO COMPROMETIDA\r\n DEMOCRATICAMENTE COM AS MUDANÇAS SOCIOCULTURAIS, TRATA-SE DE UM PRIMEIRO PASSO DE PESQUISA\r\n ACADÊMICA CUJO FÔLEGO NÃO DEVE SE EXAURIR ENQUANTO ESSA DISCUSSÃO FOR NECESSÁRIA E\r\n DESAFIADORA PARA A REALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA ESCOLA QUE TANTO QUEREMOS. AO ELEGER A\r\n QUESTÃO GERAL DA PESQUISA SOBRE O DESAFIO DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA DIANTE DAS MUDANÇAS\r\n PARADIGMÁTICAS, ESTE TRABALHO VISA COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE OS PARADIGMAS EPISTÊMICOS QUE\r\n ENVOLVEM A EDUCAÇÃO E A GESTÃO ESCOLAR, PARA O QUAL EMPREGO A ABORDAGEM METODOLÓGICA\r\n QUALITATIVA DE CUNHO EXPLORATÓRIO, ATRAVÉS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. ENQUANTO A ORGANIZAÇÃO\r\n ESCOLAR NÃO INTEGRAR COERENTEMENTE UMA TOTALIDADE QUE COMEÇA NA SALA DE AULA E NÃO TERMINA\r\n COM A FORMATURA DO ALUNO, MAS CONTINUA ATRAVÉS DA ATUAÇÃO DO EGRESSO COMO SUJEITO DE\r\n PENSAMENTO AUTÔNOMO, A ESCOLA CONTINUARÁ SE DEBATENDO ENTRE AS VELHAS PRÁTICAS E AS\r\n SITUAÇÕES-PROBLEMA QUE EXIGEM RESPOSTAS COMPLEXAS PARA PROBLEMAS CADA VEZ MAIS\r\n COMPLEXOS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => "CRISE PARADIGMÁTICA, EDUCAÇÃO, GESTÃO DEMOCRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID13542_20092019152805.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANAÍLA ALMEIDA VIANA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ANA VIANA" "autor_email" => "anailaviana22@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }