A MULTIMODALIDADE NO GÊNERO TEXTUAL FACEBOOK: REFLEXÕES SOBRE UM TRABALHO EM SALA DE AULA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58640 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4945 "inscrito_id" => 12645 "titulo" => "A MULTIMODALIDADE NO GÊNERO TEXTUAL FACEBOOK: REFLEXÕES SOBRE UM TRABALHO EM SALA DE AULA" "resumo" => "A PESQUISA OBJETIVA ANALISAR SE O TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL MULTIMODAL FACEBOOK PODE CONTRIBUIR PARA DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA DOS ALUNOS RELACIONADAS À PRODUÇÃO TEXTUAL ORAL E ESCRITA E A CAPACIDADE DE ANÁLISE DE ELEMENTOS VISUAIS DADO O CARÁTER MULTIMODAL DO REFERIDO GÊNERO. A RELEVÂNCIA DA PESQUISA DEVE-SE À IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES COM O GÊNERO MULTIMODAL LIGADO ÀS PRÁTICAS SOCIAIS DOS ALUNOS, BEM COMO SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM TAL GÊNERO EM SALA DE AULA. COM BASE NAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE MARCUSCHI (2001), BAKHTIN ([1979] 2003), SCHNEUWLY E DOLZ (2004), KOCH (2006) ENTRE OUTROS, RESSALTA-SE AS REFLEXÕES SOBRE A ORALIDADE, A ESCRITA E O USO DE TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS, ATENDENDO ÀS PROPOSTAS ELENCADAS NO PCN SOBRE O ASSUNTO. A METODOLOGIA COM CARÁTER QUANTITATIVO E QUALITATIVO DE INVESTIGAÇÃO, SEGUINDO O ESQUEMA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. OS RESULTADOS APRESENTADOS MOSTRARAM QUE O USO DE GÊNEROS QUE FAZEM PARTE DO COTIDIANO DO ALUNO POR MEIO DE SUAS PRÁTICAS SOCIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR TORNA O ENSINO DE LÍNGUA MAIS EFICAZ" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO,, MULTIMODALIDADE,, SEQUENCIA DIDÁTICA,, GÊNERO,, GÊNERO," "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID12645_28092019021350.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDEMIR MELO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "VALDEMIR" "autor_email" => "valmelosouza@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58640 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4945 "inscrito_id" => 12645 "titulo" => "A MULTIMODALIDADE NO GÊNERO TEXTUAL FACEBOOK: REFLEXÕES SOBRE UM TRABALHO EM SALA DE AULA" "resumo" => "A PESQUISA OBJETIVA ANALISAR SE O TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL MULTIMODAL FACEBOOK PODE CONTRIBUIR PARA DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA DOS ALUNOS RELACIONADAS À PRODUÇÃO TEXTUAL ORAL E ESCRITA E A CAPACIDADE DE ANÁLISE DE ELEMENTOS VISUAIS DADO O CARÁTER MULTIMODAL DO REFERIDO GÊNERO. A RELEVÂNCIA DA PESQUISA DEVE-SE À IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES COM O GÊNERO MULTIMODAL LIGADO ÀS PRÁTICAS SOCIAIS DOS ALUNOS, BEM COMO SUGESTÕES DE ATIVIDADES COM TAL GÊNERO EM SALA DE AULA. COM BASE NAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE MARCUSCHI (2001), BAKHTIN ([1979] 2003), SCHNEUWLY E DOLZ (2004), KOCH (2006) ENTRE OUTROS, RESSALTA-SE AS REFLEXÕES SOBRE A ORALIDADE, A ESCRITA E O USO DE TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS, ATENDENDO ÀS PROPOSTAS ELENCADAS NO PCN SOBRE O ASSUNTO. A METODOLOGIA COM CARÁTER QUANTITATIVO E QUALITATIVO DE INVESTIGAÇÃO, SEGUINDO O ESQUEMA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA. OS RESULTADOS APRESENTADOS MOSTRARAM QUE O USO DE GÊNEROS QUE FAZEM PARTE DO COTIDIANO DO ALUNO POR MEIO DE SUAS PRÁTICAS SOCIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR TORNA O ENSINO DE LÍNGUA MAIS EFICAZ" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "ENSINO,, MULTIMODALIDADE,, SEQUENCIA DIDÁTICA,, GÊNERO,, GÊNERO," "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID12645_28092019021350.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDEMIR MELO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "VALDEMIR" "autor_email" => "valmelosouza@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }