A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE HARMONIA ENTRE O ALUNO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS – MARANHÃO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58642 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3534 "inscrito_id" => 5115 "titulo" => "A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE HARMONIA ENTRE O ALUNO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS – MARANHÃO" "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR O USO DA MÚSICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA OS ALUNOS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS, LOCALIZADA NO ESTADO DO MARANHÃO. PARA A REALIZAÇÃO DESTA INVESTIGAÇÃO TEM-SE COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: A) DISCUTIR PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE ENVOLVEM GEOGRAFIA ESCOLAR E A MÚSICA; B) ANALISAR AS DIFERENTES FORMAS DE INTERPRETAÇÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS; C) AVALIAR A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. A MODALIDADE DA PESQUISA É A QUALI-QUANTITATIVA. A METODOLOGIA DA PESQUISA CONSISTE NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. FORAM ANALISADAS DUAS TURMAS, 7º “A” (TURMA: PARALAMAS DO SUCESSO) E 7º “B” (TURMA: DETONAUTAS). AS AULAS COM A TURMA DO 7º “A” FORAM TOTALMENTE MINISTRADAS POR MEIO DO USO DE RECURSOS CONVENCIONAS, E NA TURMA DO 7º “B” FORAM MINISTRADAS AULAS COM AUXÍLIO DE RECURSOS NÃO CONVENCIONAIS (MÚSICA), ONDE O MESMO CONTEÚDO FOI ABORDADO EM AMBAS AS TURMAS. NESTA PERSPECTIVA, VERIFICOU-SE QUE UTILIZAÇÃO DA MÚSICA RESGATA A FUNÇÃO DE COMPREENSÃO SOCIOCULTURAL, COMO ELEMENTO AUXILIAR NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. SENDO ASSIM, O SEU USO PODERÁ, E DEVERÁ SER, UM RECURSO PARA CHEGAR AO CONTEÚDO DE UMA DISCIPLINA, EM ESPECIAL A GEOGRAFIA, QUE QUANDO LIGADA AOS ELEMENTOS QUE INTEGRAM A MÚSICA, OU AS PALAVRAS QUE A COMPÕEM, EM SUA ESTRUTURA, GÊNERO, E AINDA SUA UTILIZAÇÃO, VALORIZAM A EXPRESSÃO HUMANA, A EXPRESSÃO DO ALUNO EM SALA DE AULA, E O DESPERTAR PARA OUTRAS HABILIDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "MÚSICA, ENSINO DE GEOGRAFIA, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID5115_22092019215214.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDA DOS REIS SILVA" "autor_nome_curto" => "VANDA REIS" "autor_email" => "vandareis1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MARANHÃO- UEMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58642 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3534 "inscrito_id" => 5115 "titulo" => "A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE HARMONIA ENTRE O ALUNO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS – MARANHÃO" "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR O USO DA MÚSICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA OS ALUNOS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS, LOCALIZADA NO ESTADO DO MARANHÃO. PARA A REALIZAÇÃO DESTA INVESTIGAÇÃO TEM-SE COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: A) DISCUTIR PRESSUPOSTOS TEÓRICOS QUE ENVOLVEM GEOGRAFIA ESCOLAR E A MÚSICA; B) ANALISAR AS DIFERENTES FORMAS DE INTERPRETAÇÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS; C) AVALIAR A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. A MODALIDADE DA PESQUISA É A QUALI-QUANTITATIVA. A METODOLOGIA DA PESQUISA CONSISTE NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. FORAM ANALISADAS DUAS TURMAS, 7º “A” (TURMA: PARALAMAS DO SUCESSO) E 7º “B” (TURMA: DETONAUTAS). AS AULAS COM A TURMA DO 7º “A” FORAM TOTALMENTE MINISTRADAS POR MEIO DO USO DE RECURSOS CONVENCIONAS, E NA TURMA DO 7º “B” FORAM MINISTRADAS AULAS COM AUXÍLIO DE RECURSOS NÃO CONVENCIONAIS (MÚSICA), ONDE O MESMO CONTEÚDO FOI ABORDADO EM AMBAS AS TURMAS. NESTA PERSPECTIVA, VERIFICOU-SE QUE UTILIZAÇÃO DA MÚSICA RESGATA A FUNÇÃO DE COMPREENSÃO SOCIOCULTURAL, COMO ELEMENTO AUXILIAR NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. SENDO ASSIM, O SEU USO PODERÁ, E DEVERÁ SER, UM RECURSO PARA CHEGAR AO CONTEÚDO DE UMA DISCIPLINA, EM ESPECIAL A GEOGRAFIA, QUE QUANDO LIGADA AOS ELEMENTOS QUE INTEGRAM A MÚSICA, OU AS PALAVRAS QUE A COMPÕEM, EM SUA ESTRUTURA, GÊNERO, E AINDA SUA UTILIZAÇÃO, VALORIZAM A EXPRESSÃO HUMANA, A EXPRESSÃO DO ALUNO EM SALA DE AULA, E O DESPERTAR PARA OUTRAS HABILIDADES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "MÚSICA, ENSINO DE GEOGRAFIA, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID5115_22092019215214.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANDA DOS REIS SILVA" "autor_nome_curto" => "VANDA REIS" "autor_email" => "vandareis1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MARANHÃO- UEMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }