ESTE ARTIGO É RESULTADO DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA REALIZADA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE FORTALEZA. O OBJETIVO PRINCIPAL DO ESTUDO FOI IMPLANTAR PRÁTICAS SAUDÁVEIS E DE CONTATO COM O A NATUREZA NO ESPAÇO ESCOLAR COMO MEIOS PARA ESTIMULAR A MUDANÇA DE HÁBITOS E COMPORTAMENTOS. A INTERVENÇÃO CONCRETA DO ESPAÇO ESCOLAR POSSIBILITOU UNIR A TEORIA À PRÁTICA, EM UMA APROXIMAÇÃO DO QUE PAULO FREIRE DENOMINA DE PRÁXIS. AS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS SÃO BASEADAS EM FREIRE (1975, 1991, 2007). FORAM TRABALHADOS OS TEMAS MEIO AMBIENTE E SAÚDE COM BASE NOS OBJETIVOS GERAIS DOS TEMAS TRANSVERSAIS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO, FOI POSSÍVEL REALIZAR A CONSTRUÇÃO DA HORTA ESCOLAR E A ARBORIZAÇÃO DA ESCOLA DE FORMA COLETIVA E PARTICIPATIVA, CONTRIBUINDO PARA A INTERAÇÃO, MOTIVAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. CONSTATARAM-SE MUDANÇAS DE HÁBITOS, ATITUDES, AÇÕES E COMPORTAMENTOS.