O PRESENTE TRABALHO ABORDARÁ ALGUMAS ANÁLISES SOBRE A RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA, COM DESTAQUE PARA OS DILEMAS E AS QUESTÕES QUE GIRAM EM TORNO DOS DESAFIOS DE SE EFETIVAR ESSA PARCERIA. A FAMÍLIA É COMPREENDIDA POR DIVERSAS CONFIGURAÇÕES, CONSIDERANDO O PONTO DE VISTA ECONÔMICO, AFETIVO, HISTÓRICO E SOCIAL. DIANTE DESSA DISCUSSÃO, O OBJETIVO FOI PROBLEMATIZAR AS (IM)POSSIBILIDADES DE PARCERIA INERENTES A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA. A METODOLOGIA FOI QUALITATIVA, COM USO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E A REALIZAÇÃO DE DUAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS. A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE FOI REALIZADA A PARTIR DA INSERÇÃO NA ESCOLA E OS DADOS FORAM REGISTRADAS EM DIÁRIOS DE CAMPO. A BASE FOI A ANÁLISE DE CONTEÚDO, COM AUXÍLIO DO SOFTWARE ATLAS T.I 1.6. PARTIMOS DE 3 CATEGORIAS TEÓRICAS, A SABER: PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA; PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO; DESAFIOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL/ESCOLAR. OS RESULTADOS SINALIZARAM UM DISTANCIAMENTO ENTRE A ESCOLA E A FAMÍLIA, RESPONSÁVEL POR PRODUZIR RELAÇÕES ATRAVESSAS POR DILEMAS QUE PODEM COMPROMETER A IDEIA DE PARCERIA. ASSIM, A IDEIA DE PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA PODE OCUPAR O LUGAR ILUSÓRIO DO IMPOSSÍVEL, SE IDEALIZADA A PARTIR DE UMA IDEIA DE ESCOLARIZAÇÃO INSTITUCIONALIZADA E CARACTERIZADA PELO DISTANCIAMENTO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA. COM ISSO, URGE UMA PSICOLOGIA EDUCACIONAL QUE PRIORIZE A DIMENSÃO HISTÓRICA E CULTURAL DAS RELAÇÕES SOCIAIS, DAS FAMÍLIAS E DA PRÓPRIA ESCOLA.