A PARÓDIA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO TEMA VÍRUS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58663 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5107 "inscrito_id" => 4607 "titulo" => "A PARÓDIA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO TEMA VÍRUS" "resumo" => "CONSIDERANDO A ATUAL SITUAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO NO BRASIL, ONDE APRESENTA VÁRIAS FALHAS, DESDE A FALTA DE INVESTIMENTO POR PARTE DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS EM UMA MELHOR INFRAESTRUTURA, ATÉ O DÉFICIT DE COMPROMETIMENTO ENTRE EDUCADORES/ALUNOS NUMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DE ENSINO MAIS EFICIENTE. ESTA PESQUISA BUSCOU ANALISAR O USO DA PARÓDIA COMO UM RECURSO DIDÁTICO QUE SOLUCIONE PARTE DESSES PROBLEMAS, PORTANTO, INVESTIGOU SE O USO DA PARÓDIA NA ABORDAGEM SOBRE OS VÍRUS DENTRO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, NUMA DETERMINADA TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM ASSOCIAÇÃO COM O EXERCÍCIO DO ESTÁGIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, APRESENTA RESULTADOS RELEVANTES PARA QUE SE POSSA ANALISAR ESSA DIDÁTICA COMO UMA ALTERNATIVA PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA CONSISTIU NO USO DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS QUE FORAM APLICADOS ANTES E APÓS UMA ABORDAGEM SOBRE OS VÍRUS ATRAVÉS DE UMA PARÓDIA QUE FOI CRIADA PELO PESQUISADOR E APLICADA EM SALA DE AULA COM OS PESQUISADOS. PARA ANALISAR OS DADOS, FOI UTILIZADO O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN, ALÉM DAS ANÁLISES ESTATÍSTICAS QUE PERMITIRAM UMA MELHOR AVALIAÇÃO ACERCA DO DESEMPENHO DE CADA ESTUDANTE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PARÓDIA, ENSINO PÚBLICO, DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID4607_01102019110402.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HEBERT VINÍCIUS DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "HEBERT VINÍCIUS" "autor_email" => "hebert.v@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG CES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58663 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5107 "inscrito_id" => 4607 "titulo" => "A PARÓDIA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO TEMA VÍRUS" "resumo" => "CONSIDERANDO A ATUAL SITUAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO NO BRASIL, ONDE APRESENTA VÁRIAS FALHAS, DESDE A FALTA DE INVESTIMENTO POR PARTE DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS EM UMA MELHOR INFRAESTRUTURA, ATÉ O DÉFICIT DE COMPROMETIMENTO ENTRE EDUCADORES/ALUNOS NUMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DE ENSINO MAIS EFICIENTE. ESTA PESQUISA BUSCOU ANALISAR O USO DA PARÓDIA COMO UM RECURSO DIDÁTICO QUE SOLUCIONE PARTE DESSES PROBLEMAS, PORTANTO, INVESTIGOU SE O USO DA PARÓDIA NA ABORDAGEM SOBRE OS VÍRUS DENTRO DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, NUMA DETERMINADA TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM ASSOCIAÇÃO COM O EXERCÍCIO DO ESTÁGIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, APRESENTA RESULTADOS RELEVANTES PARA QUE SE POSSA ANALISAR ESSA DIDÁTICA COMO UMA ALTERNATIVA PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA CONSISTIU NO USO DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS QUE FORAM APLICADOS ANTES E APÓS UMA ABORDAGEM SOBRE OS VÍRUS ATRAVÉS DE UMA PARÓDIA QUE FOI CRIADA PELO PESQUISADOR E APLICADA EM SALA DE AULA COM OS PESQUISADOS. PARA ANALISAR OS DADOS, FOI UTILIZADO O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN, ALÉM DAS ANÁLISES ESTATÍSTICAS QUE PERMITIRAM UMA MELHOR AVALIAÇÃO ACERCA DO DESEMPENHO DE CADA ESTUDANTE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PARÓDIA, ENSINO PÚBLICO, DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID4607_01102019110402.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HEBERT VINÍCIUS DA SILVA LIMA" "autor_nome_curto" => "HEBERT VINÍCIUS" "autor_email" => "hebert.v@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG CES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }