IDENTIDADES DOCENTES CONSTRUÍDAS NAS ESCOLAS DA ROÇA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60730 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4156 "inscrito_id" => 11790 "titulo" => "IDENTIDADES DOCENTES CONSTRUÍDAS NAS ESCOLAS DA ROÇA" "resumo" => "A IDENTIDADE HUMANA CONSTITUI-SE COMO UM FENÔMENO SOCIAL E TRAZ CONSIGO OUTRAS IDENTIDADES QUE SÃO PRESSUPOSTAS, PADRONIZADAS OU PREVIAMENTE DEFINIDAS. PARA CADA PAPEL SOCIAL, HÁ UMA IDENTIDADE PRESSUPOSTA, QUE PODE SER POSTA E REPOSTA. NESTA PERSPECTIVA TEXTO QUE AQUI É APRESENTADO É UM RECORTE DA PESQUISA DE MESTRADO INTITULADO EDUCAÇÃO NA ROÇA: PRÁTICAS PEDAGOGIAS E DE LETRAMENTOS DE PROFESSORAS APOSENTADAS. O TEXTO ABORDA O PAPEL SOCIAL DA PROFESSORA DA ROÇA E COMO ELA FOI SE CONSTITUINDO PROFESSORA NA REALIDADE DA CLASSE MULTISSERIADA COM A FORMAÇÃO E OS MÍNIMOS RECURSOS PARA DESENVOLVER AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS. ESTE ESTUDO CENTRA-SE NA POSSIBILIDADE DE TEORIZARMOS SOBRE OS SABERES DA DOCÊNCIA ELABORADOS MULHERES, QUE VÃO SE CONSTITUINDO PROFESSORAS NA PRÁTICA E APRIMORANDO OS SABERES EMPÍRICOS NA EXPERIÊNCIA COTIDIANA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO QUE SE ANCORA NO MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO E USA COMO TÉCNICA PARA A COLETA DE DADOS, A ENTREVISTA NARRATIVA. ESTA DISCUSSÃO NOS OPORTUNIZA PENSAR A PROFISSÃO DOCENTE E SEUS ASPECTOS EMPÍRICOS E EPISTEMOLÓGICOS DE FORMAÇÃO COMO UM PROCESSO CONTÍNUO, PERMEADO DE VALORES E DE IDEAIS QUE SE CONSTITUEM COMO DISPOSITIVOS IMPORTANTES PARA A FORMAÇÃO HUMANA, CONTRIBUINDO COM A PRÁXIS DOCENTE. O ESTUDO EVIDENCIA QUE O FAZER PEDAGÓGICO DE CADA PROFESSORA ESTEVE IMPLICADO ÀS MEMÓRIAS DE SEUS TEMPOS ESCOLARES, UM FATOR RELEVANTE QUE MARCA A EXPERIÊNCIA DOCENTE NA ROÇA. ASSIM SENDO, AS PROFESSORAS LEIGAS DE CLASSES MULTISSERIADAS CONSTITUEM-SE AGENCIADORAS DE LETRAMENTO, CONTRIBUINDO COM A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO DAS ESCOLA DA ROÇA, ALÉM ISSO, MOSTRAM OS DESAFIOS DE ENSINAR EM CLASSES MULTISSERIADAS E COMO OS SABERES DOCENTES SÃO CONSTRUÍDOS NAQUELE CONTEXTO, RECRIANDO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, COM OS POUCOS RECURSOS DISPONÍVEIS, PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS DE NÍVEIS E SÉRIES/ANOS DIFERENCIADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NA ROÇA, IDENTIDADE DOCENTE, NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID11790_26092019095058.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILANGE BORGES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EDILANGE BORGES " "autor_email" => "LANGEBORGESS@HOTMAIL.COM" "autor_ies" => "UNEB " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60730 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4156 "inscrito_id" => 11790 "titulo" => "IDENTIDADES DOCENTES CONSTRUÍDAS NAS ESCOLAS DA ROÇA" "resumo" => "A IDENTIDADE HUMANA CONSTITUI-SE COMO UM FENÔMENO SOCIAL E TRAZ CONSIGO OUTRAS IDENTIDADES QUE SÃO PRESSUPOSTAS, PADRONIZADAS OU PREVIAMENTE DEFINIDAS. PARA CADA PAPEL SOCIAL, HÁ UMA IDENTIDADE PRESSUPOSTA, QUE PODE SER POSTA E REPOSTA. NESTA PERSPECTIVA TEXTO QUE AQUI É APRESENTADO É UM RECORTE DA PESQUISA DE MESTRADO INTITULADO EDUCAÇÃO NA ROÇA: PRÁTICAS PEDAGOGIAS E DE LETRAMENTOS DE PROFESSORAS APOSENTADAS. O TEXTO ABORDA O PAPEL SOCIAL DA PROFESSORA DA ROÇA E COMO ELA FOI SE CONSTITUINDO PROFESSORA NA REALIDADE DA CLASSE MULTISSERIADA COM A FORMAÇÃO E OS MÍNIMOS RECURSOS PARA DESENVOLVER AS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS. ESTE ESTUDO CENTRA-SE NA POSSIBILIDADE DE TEORIZARMOS SOBRE OS SABERES DA DOCÊNCIA ELABORADOS MULHERES, QUE VÃO SE CONSTITUINDO PROFESSORAS NA PRÁTICA E APRIMORANDO OS SABERES EMPÍRICOS NA EXPERIÊNCIA COTIDIANA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO QUE SE ANCORA NO MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO E USA COMO TÉCNICA PARA A COLETA DE DADOS, A ENTREVISTA NARRATIVA. ESTA DISCUSSÃO NOS OPORTUNIZA PENSAR A PROFISSÃO DOCENTE E SEUS ASPECTOS EMPÍRICOS E EPISTEMOLÓGICOS DE FORMAÇÃO COMO UM PROCESSO CONTÍNUO, PERMEADO DE VALORES E DE IDEAIS QUE SE CONSTITUEM COMO DISPOSITIVOS IMPORTANTES PARA A FORMAÇÃO HUMANA, CONTRIBUINDO COM A PRÁXIS DOCENTE. O ESTUDO EVIDENCIA QUE O FAZER PEDAGÓGICO DE CADA PROFESSORA ESTEVE IMPLICADO ÀS MEMÓRIAS DE SEUS TEMPOS ESCOLARES, UM FATOR RELEVANTE QUE MARCA A EXPERIÊNCIA DOCENTE NA ROÇA. ASSIM SENDO, AS PROFESSORAS LEIGAS DE CLASSES MULTISSERIADAS CONSTITUEM-SE AGENCIADORAS DE LETRAMENTO, CONTRIBUINDO COM A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO DAS ESCOLA DA ROÇA, ALÉM ISSO, MOSTRAM OS DESAFIOS DE ENSINAR EM CLASSES MULTISSERIADAS E COMO OS SABERES DOCENTES SÃO CONSTRUÍDOS NAQUELE CONTEXTO, RECRIANDO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, COM OS POUCOS RECURSOS DISPONÍVEIS, PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS DE NÍVEIS E SÉRIES/ANOS DIFERENCIADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NA ROÇA, IDENTIDADE DOCENTE, NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID11790_26092019095058.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILANGE BORGES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "EDILANGE BORGES " "autor_email" => "LANGEBORGESS@HOTMAIL.COM" "autor_ies" => "UNEB " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }