A RELAÇÃO ENTRE GASTOS PÚBLICOS E GESTÃO ESCOLAR DE QUALIDADE: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS NO INTERIOR DE PERNAMBUCO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58767 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 729 "inscrito_id" => 9213 "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE GASTOS PÚBLICOS E GESTÃO ESCOLAR DE QUALIDADE: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS NO INTERIOR DE PERNAMBUCO" "resumo" => "ESCOLAS PÚBLICAS SOFREM HISTORICAMENTE COM PROBLEMAS DE FALTA DE INVESTIMENTO FINANCEIRO PARA ADEQUAREM-SE ÀS NECESSIDADES DA COMUNIDADE QUE ATENDEM. FREQUENTEMENTE É POSSÍVEL OUVIR QUEIXAS, NÃO SÓ SOBRE OS BAIXOS SALÁRIOS PAGOS AOS PROFESSORES, MAS TAMBÉM DA FALTA DE RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS PARA REALIZAR UM TRABALHO EFETIVO NA EDUCAÇÃO DOS ALUNOS. EM PERNAMBUCO, PRINCIPALMENTE NO INTERIOR, NÃO É DIFERENTE A REALIDADE DA MAIORIA DAS ESCOLAS. MAS, DENTRE TODAS AS DIFICULDADES COMO A POBREZA, A DISTÂNCIA DOS GRANDES CENTROS URBANOS, A ESCASSEZ DE ÁGUA E A FALTA DE INVESTIMENTOS SUFICIENTES, ALGUMAS ESCOLAS EMERGEM EM CENÁRIO ESTADUAL E NACIONAL QUANTO AO SEU DESEMPENHO PEDAGÓGICO. ESCOLAS DE CIDADES MUITO PEQUENAS E POBRES COMO FLORES E QUIXABA NO SERTÃO DO PAJEÚ, JÁ APRESENTARAM BAIXOS ÍNDICES DE EVASÃO E ULTRAPASSARAM AS METAS DO IDEB E IDEPE, ENQUANTO ESCOLAS QUE ESTÃO LOCALIZADAS EM COMUNIDADES SEMELHANTES E QUE RECEBEM INVESTIMENTOS PROPORCIONAIS NÃO CONSEGUEM ALCANÇAR. PENSANDO SOBRE ESSA RELAÇÃO ENTRE OS INVESTIMENTOS FINANCEIROS E A GESTÃO ESCOLAR DIANTE DESSES RESULTADOS, REALIZAMOS ESTA INVESTIGAÇÃO TRAÇANDO UM QUADRO COMPARATIVO COM OS DADOS ESTATÍSTICOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PORTE E REALIDADES SOCIAIS E FINANCEIRAS SEMELHANTES, QUE APRESENTAM ÍNDICES EDUCACIONAIS DESIGUAIS, PARA DEBATER SOBRE A POSSIBILIDADE DE UMA GESTÃO ESCOLAR DE SUCESSO EM ESCOLAS QUE NÃO RECEBEM MUITOS INVESTIMENTOS FINANCEIROS, LOCALIZADAS NA REGIÃO DO SERTÃO DO ALTO PAJEÚ NO ESTADO DE PERNAMBUCO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESCOLAS PÚBLICAS, GESTÃO ESCOLAR, INVESTIMENTOS FINANCEIROS, INVESTIMENTOS FINANCEIROS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID9213_29072019144506.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO MURILLO DE LIMA PAIVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO PAIVA" "autor_email" => "engenheiropedropaiva@bol." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58767 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 729 "inscrito_id" => 9213 "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE GASTOS PÚBLICOS E GESTÃO ESCOLAR DE QUALIDADE: UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS NO INTERIOR DE PERNAMBUCO" "resumo" => "ESCOLAS PÚBLICAS SOFREM HISTORICAMENTE COM PROBLEMAS DE FALTA DE INVESTIMENTO FINANCEIRO PARA ADEQUAREM-SE ÀS NECESSIDADES DA COMUNIDADE QUE ATENDEM. FREQUENTEMENTE É POSSÍVEL OUVIR QUEIXAS, NÃO SÓ SOBRE OS BAIXOS SALÁRIOS PAGOS AOS PROFESSORES, MAS TAMBÉM DA FALTA DE RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS PARA REALIZAR UM TRABALHO EFETIVO NA EDUCAÇÃO DOS ALUNOS. EM PERNAMBUCO, PRINCIPALMENTE NO INTERIOR, NÃO É DIFERENTE A REALIDADE DA MAIORIA DAS ESCOLAS. MAS, DENTRE TODAS AS DIFICULDADES COMO A POBREZA, A DISTÂNCIA DOS GRANDES CENTROS URBANOS, A ESCASSEZ DE ÁGUA E A FALTA DE INVESTIMENTOS SUFICIENTES, ALGUMAS ESCOLAS EMERGEM EM CENÁRIO ESTADUAL E NACIONAL QUANTO AO SEU DESEMPENHO PEDAGÓGICO. ESCOLAS DE CIDADES MUITO PEQUENAS E POBRES COMO FLORES E QUIXABA NO SERTÃO DO PAJEÚ, JÁ APRESENTARAM BAIXOS ÍNDICES DE EVASÃO E ULTRAPASSARAM AS METAS DO IDEB E IDEPE, ENQUANTO ESCOLAS QUE ESTÃO LOCALIZADAS EM COMUNIDADES SEMELHANTES E QUE RECEBEM INVESTIMENTOS PROPORCIONAIS NÃO CONSEGUEM ALCANÇAR. PENSANDO SOBRE ESSA RELAÇÃO ENTRE OS INVESTIMENTOS FINANCEIROS E A GESTÃO ESCOLAR DIANTE DESSES RESULTADOS, REALIZAMOS ESTA INVESTIGAÇÃO TRAÇANDO UM QUADRO COMPARATIVO COM OS DADOS ESTATÍSTICOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PORTE E REALIDADES SOCIAIS E FINANCEIRAS SEMELHANTES, QUE APRESENTAM ÍNDICES EDUCACIONAIS DESIGUAIS, PARA DEBATER SOBRE A POSSIBILIDADE DE UMA GESTÃO ESCOLAR DE SUCESSO EM ESCOLAS QUE NÃO RECEBEM MUITOS INVESTIMENTOS FINANCEIROS, LOCALIZADAS NA REGIÃO DO SERTÃO DO ALTO PAJEÚ NO ESTADO DE PERNAMBUCO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ESCOLAS PÚBLICAS, GESTÃO ESCOLAR, INVESTIMENTOS FINANCEIROS, INVESTIMENTOS FINANCEIROS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID9213_29072019144506.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO MURILLO DE LIMA PAIVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO PAIVA" "autor_email" => "engenheiropedropaiva@bol." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }