A SAPONIFICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PRÁTICO-SUSTENTÁVEL PARA APRENDIZAGEM DA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58799 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4648 "inscrito_id" => 14305 "titulo" => "A SAPONIFICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PRÁTICO-SUSTENTÁVEL PARA APRENDIZAGEM DA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => """ UM DOS GRANDES PROBLEMAS ENFRENTADOS POR UMA SOCIEDADE É A QUESTÃO AMBIENTAL. O CONSUMO EXCESSIVO DE ALIMENTAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS E\r\n ANIMAIS NO COTIDIANO LEVA AO DESCARTE INADEQUADO A NATUREZA RESULTANDO EM IMPACTOS NEGATIVOS PARA O MEIO AMBIENTE. A FALTA DE CONSCIÊNCIA HUMANA É UM FATOR DETERMINANTE QUE LEVA A PROBLEMAS COMO A ALTA PRODUÇÃO DE LIXO E, CONSEQUENTEMENTE, A IMPACTOS\r\n AMBIENTAIS DIVERSOS, POIS SABE-SE QUE A MAIORIA DOS PAÍSES, ATUALMENTE, ADOTARAM UMA DOUTRINA CAPITALISTA NAS PRÁTICAS DE CONSUMO SEM CONTROLE. A PARTIR DESSA REALIDADE, NASCE IDEIAS PARA A REDUÇÃO DOS RESULTADOS NEGATIVOS PARA O MEIO AMBIENTE, COMO A REUTILIZAÇÃO DE ÓLEOS DE COZINHA, ATUALMENTE BASTANTE DISCUTIDO PARA OTIMIZAÇÃO DESTE PRODUTO. A PESQUISA FOI REALIZADA, NA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DA QUÍMICA ONDE INCLINOU-SE PARA UMA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DA EXPERIMENTAÇÃO, OBJETIVO DESTE TRABALHO É PROPORCIONAR EXPERIMENTOS PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS ANALISADOS CONFORME O PRESSUPOSTO DESTE TRABALHO DE PESQUISA CORROBORA PARA DEMONSTRAÇÕES DE FATOS DO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO, CIENTIFICO PRÁTICO, INSERIDOS NA VIDA COTIDIANA DOS ALUNOS EM UMA ABORDAGEM PARTICIPATIVA E MOTIVADORA. A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DESTE PROJETO FACILITOU A LEITURA DA QUÍMICA DE FORMA, PROVEITOSA E EFICAZ NA APLICABILIDADE DIÁRIA, COMPREENDENDO OS FENÔMENOS FÍSICOS/QUÍMICOS NA CONFECÇÃO DE PRODUTOS BIODEGRADÁVEIS. DIANTE DESTA PROPOSTA, NOTOU-SE QUE A VIDA DIÁRIA SURGE COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM QUE CONTRIBUI PARA QUE O ALUNO APRENDA A ENXERGAR O MUNDO ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS PARA COMPREENSÃO DE INSTRUMENTOS PARA A MELHORIA DE SUA QUALIDADE DE\r\n VIDA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "REUTILIZAÇÃO,, SAPONIFICAÇÃO,, ENSINO APRENDIZAGEM." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA14_ID14305_26092019210412.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEVERTON DE LIMA CARDELES" "autor_nome_curto" => "CLEVERTON DE LIMA CARDELES" "autor_email" => "cleverton_1174@hotmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA-IFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58799 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4648 "inscrito_id" => 14305 "titulo" => "A SAPONIFICAÇÃO COMO INSTRUMENTO PRÁTICO-SUSTENTÁVEL PARA APRENDIZAGEM DA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => """ UM DOS GRANDES PROBLEMAS ENFRENTADOS POR UMA SOCIEDADE É A QUESTÃO AMBIENTAL. O CONSUMO EXCESSIVO DE ALIMENTAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS E\r\n ANIMAIS NO COTIDIANO LEVA AO DESCARTE INADEQUADO A NATUREZA RESULTANDO EM IMPACTOS NEGATIVOS PARA O MEIO AMBIENTE. A FALTA DE CONSCIÊNCIA HUMANA É UM FATOR DETERMINANTE QUE LEVA A PROBLEMAS COMO A ALTA PRODUÇÃO DE LIXO E, CONSEQUENTEMENTE, A IMPACTOS\r\n AMBIENTAIS DIVERSOS, POIS SABE-SE QUE A MAIORIA DOS PAÍSES, ATUALMENTE, ADOTARAM UMA DOUTRINA CAPITALISTA NAS PRÁTICAS DE CONSUMO SEM CONTROLE. A PARTIR DESSA REALIDADE, NASCE IDEIAS PARA A REDUÇÃO DOS RESULTADOS NEGATIVOS PARA O MEIO AMBIENTE, COMO A REUTILIZAÇÃO DE ÓLEOS DE COZINHA, ATUALMENTE BASTANTE DISCUTIDO PARA OTIMIZAÇÃO DESTE PRODUTO. A PESQUISA FOI REALIZADA, NA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DA QUÍMICA ONDE INCLINOU-SE PARA UMA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DA EXPERIMENTAÇÃO, OBJETIVO DESTE TRABALHO É PROPORCIONAR EXPERIMENTOS PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS ANALISADOS CONFORME O PRESSUPOSTO DESTE TRABALHO DE PESQUISA CORROBORA PARA DEMONSTRAÇÕES DE FATOS DO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO, CIENTIFICO PRÁTICO, INSERIDOS NA VIDA COTIDIANA DOS ALUNOS EM UMA ABORDAGEM PARTICIPATIVA E MOTIVADORA. A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DESTE PROJETO FACILITOU A LEITURA DA QUÍMICA DE FORMA, PROVEITOSA E EFICAZ NA APLICABILIDADE DIÁRIA, COMPREENDENDO OS FENÔMENOS FÍSICOS/QUÍMICOS NA CONFECÇÃO DE PRODUTOS BIODEGRADÁVEIS. DIANTE DESTA PROPOSTA, NOTOU-SE QUE A VIDA DIÁRIA SURGE COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM QUE CONTRIBUI PARA QUE O ALUNO APRENDA A ENXERGAR O MUNDO ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS PARA COMPREENSÃO DE INSTRUMENTOS PARA A MELHORIA DE SUA QUALIDADE DE\r\n VIDA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "REUTILIZAÇÃO,, SAPONIFICAÇÃO,, ENSINO APRENDIZAGEM." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA14_ID14305_26092019210412.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEVERTON DE LIMA CARDELES" "autor_nome_curto" => "CLEVERTON DE LIMA CARDELES" "autor_email" => "cleverton_1174@hotmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA-IFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }