REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE DO PROFESSOR EBTT:
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PRODUTO EDUCACIONAL GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62418 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2328 "inscrito_id" => 945 "titulo" => """ REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE DO PROFESSOR EBTT:\r\n A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PRODUTO EDUCACIONAL GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS """ "resumo" => "ESTE ESTUDO INTEGRA PARTE DAS REFLEXÕES DESENVOLVIDAS EM UMA PESQUISA-AÇÃO CUJO OBJETIVO FOI PROPOR UM PRODUTO EDUCACIONAL VOLTADO À EDUCAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL. A PESQUISA CONSIDERA A COMPLEXIDADE DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA (EBTT), POIS INCLUI ATUAR EM NÍVEIS E MODALIDADES DISTINTOS DE ENSINO: TÉCNICO – NOS FORMATOS INTEGRADO, SUBSEQUENTE E/OU PROEJA; GRADUAÇÕES — NOS CURSOS TECNOLÓGICO, BACHARELADO E/OU LICENCIATURA —, ALÉM DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO. ESTE ARTIGO APRESENTA O RECORTE DE ESTUDO DESENVOLVIDO EM 2017 E DETALHA A METODOLOGIA PARA ELABORAR O PRODUTO EDUCACIONAL GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS, COM ANÁLISE QUALITATIVA DAS AÇÕES EM SALA DE AULA. NESTE SENTIDO, A TEORIA DA PESQUISA- AÇÃO, COM ÊNFASE NA ETNOGRAFIA NA EDUCAÇÃO, É A BASE DO APORTE TEÓRICO. A PESQUISA, NO ÂMBITO DA LINGUÍSTICA APLICADA, USOU A METODOLOGIA DE TRIANGULAÇÃO DOS SEGUINTES DADOS: (I) DIÁRIO DE BORDO COM REGISTROS DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA PROFESSORA; (II) REGISTROS DA OFICINA DE GLOSSÁRIO SOBRE NORMAS TÉCNICAS EM CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE E (III) FOTOGRAFIAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS, COM BASE NO PRODUTO E NOS DIÁLOGOS COM A TURMA, INDICARAM QUE O PROFESSOR, AO AJUSTAR SEUS REPERTÓRIOS E SABERES AO PÚBLICO COM O QUAL ATUA, FAVORECE A APRENDIZAGEM, SOBRETUDO QUANDO DIALOGA COM OS ALUNOS SOBRE ASPECTOS TÉCNICOS DE SABERES RELACIONADOS AO DOMÍNIO DE UM CURSO. OS RESULTADOS TAMBÉM APRESENTARAM QUE SE VERIFICA POTENCIAL EMANCIPATÓRIO DOS ALUNOS, CONSIDERANDO A AUTONOMIA EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO. AS CONCLUSÕES SINALIZARAM QUE AS AÇÕES DO PROFESSOR, AO ENVOLVEREM PESQUISAS CONTINUAMENTE, SÃO RELEVANTES PARA AMPLIAR ASPECTOS CRIATIVOS E CRÍTICOS DA TURMA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "ENSINO, PRODUTO EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID945_16082019102502.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "RICARDO CAVALCANTI" "autor_email" => "richardcavalcanti@hotmail" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62418 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2328 "inscrito_id" => 945 "titulo" => """ REFLEXÕES SOBRE A IDENTIDADE DO PROFESSOR EBTT:\r\n A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PRODUTO EDUCACIONAL GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS """ "resumo" => "ESTE ESTUDO INTEGRA PARTE DAS REFLEXÕES DESENVOLVIDAS EM UMA PESQUISA-AÇÃO CUJO OBJETIVO FOI PROPOR UM PRODUTO EDUCACIONAL VOLTADO À EDUCAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL. A PESQUISA CONSIDERA A COMPLEXIDADE DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA (EBTT), POIS INCLUI ATUAR EM NÍVEIS E MODALIDADES DISTINTOS DE ENSINO: TÉCNICO – NOS FORMATOS INTEGRADO, SUBSEQUENTE E/OU PROEJA; GRADUAÇÕES — NOS CURSOS TECNOLÓGICO, BACHARELADO E/OU LICENCIATURA —, ALÉM DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO. ESTE ARTIGO APRESENTA O RECORTE DE ESTUDO DESENVOLVIDO EM 2017 E DETALHA A METODOLOGIA PARA ELABORAR O PRODUTO EDUCACIONAL GLOSSÁRIO DE TERMOS TÉCNICOS, COM ANÁLISE QUALITATIVA DAS AÇÕES EM SALA DE AULA. NESTE SENTIDO, A TEORIA DA PESQUISA- AÇÃO, COM ÊNFASE NA ETNOGRAFIA NA EDUCAÇÃO, É A BASE DO APORTE TEÓRICO. A PESQUISA, NO ÂMBITO DA LINGUÍSTICA APLICADA, USOU A METODOLOGIA DE TRIANGULAÇÃO DOS SEGUINTES DADOS: (I) DIÁRIO DE BORDO COM REGISTROS DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA PROFESSORA; (II) REGISTROS DA OFICINA DE GLOSSÁRIO SOBRE NORMAS TÉCNICAS EM CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE E (III) FOTOGRAFIAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS, COM BASE NO PRODUTO E NOS DIÁLOGOS COM A TURMA, INDICARAM QUE O PROFESSOR, AO AJUSTAR SEUS REPERTÓRIOS E SABERES AO PÚBLICO COM O QUAL ATUA, FAVORECE A APRENDIZAGEM, SOBRETUDO QUANDO DIALOGA COM OS ALUNOS SOBRE ASPECTOS TÉCNICOS DE SABERES RELACIONADOS AO DOMÍNIO DE UM CURSO. OS RESULTADOS TAMBÉM APRESENTARAM QUE SE VERIFICA POTENCIAL EMANCIPATÓRIO DOS ALUNOS, CONSIDERANDO A AUTONOMIA EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO. AS CONCLUSÕES SINALIZARAM QUE AS AÇÕES DO PROFESSOR, AO ENVOLVEREM PESQUISAS CONTINUAMENTE, SÃO RELEVANTES PARA AMPLIAR ASPECTOS CRIATIVOS E CRÍTICOS DA TURMA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "ENSINO, PRODUTO EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID945_16082019102502.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO JORGE DE SOUSA CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "RICARDO CAVALCANTI" "autor_email" => "richardcavalcanti@hotmail" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS - IFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }