NETO, Antonio Aldair. A semântica nas aulas de língua materna. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58802>. Acesso em: 22/11/2024 18:26
APRESENTAMOS NESTE ARTIGO, O RESULTADO DE LEITURAS E DISCUSSÕES ACERCA DA SEMÂNTICA – BEM COMO OS RESULTADOS DE UMA ANÁLISE SIMPLIFICADA SOBRE A SUA INSERÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR A PARTIR DAS ATIVIDADES DE COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E/OU FRAGMENTOS TEXTUAIS, SUGERIDAS PELO PROFESSOR, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA O LIVRO DIDÁTICO. TEMOS, POIS, O OBJETIVO DE CONTRIBUIR PARA COM ESSA DISCUSSÃO, BEM COMO LEVANTAR POSSIBILIDADES PARA NOVAS PESQUISAS AS QUAIS PODERÃO AVANÇAR DENTRO DESSE TEMA. DESSE MODO, AMPLIAREMOS O DEBATE SOBRE O LIVRO DIDÁTICO QUE CHEGA ÀS NOSSAS ESCOLAS, EVIDENCIANDO SUA RELEVÂNCIA ENQUANTO SUPORTE DIDÁTICO-METODOLÓGICO E A NECESSIDADE DE MAIS ATENÇÃO QUANTO À SUA ESCOLHA E UTILIZAÇÃO NO DIA A DIA EM SALA DE AULA. POSSIBILITAREMOS, A PARTIR DA ANÁLISE DE ENCAMINHAMENTOS DE ATIVIDADES SOB O TÓPICO “REFLEXÃO LINGUÍSTICA NA PRÁTICA”, A VERIFICAÇÃO DE UM TRABALHO QUE PRIORIZA A GRAMATICA, FATO QUE EXIGIRÁ CADA VEZ MAIS UM PROFESSOR PREPARADO PARA MODIFICAR SEUS MÉTODOS E, MESMO SEM QUE A GRAMÁTICA NORMATIVA DEIXE DE SER ENSINADA, CONSIGA TORNAR AS AULAS MAIS ATRATIVAS FAZENDO COM QUE OS ALUNOS PERCEBAM O MUNDO EM SUA VOLTA ENVOLTO NAS ATIVIDADES DE USO DA LÍNGUA. POSSIVELMENTE, DESPERTAREMOS UMA INQUIETAÇÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ENSINO, QUANTO À RELEVÂNCIA DE UMA REFLEXÃO SOBRE A SUA PRÁTICA NÃO PERMITINDO QUE O TRADICIONAL ENSINO DA LÍNGUA, SEJA PERPETUADO EM DETRIMENTO DAS PRÁTICAS DE CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS E VALORAÇÃO DAS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS O QUE, CONSEQUENTEMENTE, SIGNIFICARÁ A VALORIZAÇÃO DOS SEUS PRÓPRIOS USUÁRIOS. DÃO SUPORTE ÀS NOSSAS DISCUSSÕES AUTORES COMO: GERALDI (1993); MARTELOTTA (2008); KOCH (2006); ILARI (2001) ENTRE OUTROS QUE CONTRIBUEM PARA A EXPANSÃO REFLEXIVA DESTA TEMÁTICA.