A TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO NA ENGENHARIA: O USO DAS TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO COMO PROMOTOR DE APRENDIZADO PARA AS DISCIPLINAS FÍSICA II E FENÔMENOS DE TRANSPORTE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58822 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3206 "inscrito_id" => 5804 "titulo" => "A TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO NA ENGENHARIA: O USO DAS TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO COMO PROMOTOR DE APRENDIZADO PARA AS DISCIPLINAS FÍSICA II E FENÔMENOS DE TRANSPORTE" "resumo" => "O CRESCIMENTO TECNOLÓGICO, QUE VEM DESDE O INÍCIO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, POSSIBILITOU A EVOLUÇÃO E O APRIMORAMENTO DE DIVERSOS SETORES SOCIAIS. NOS ÚLTIMOS ANOS, A TECNOLOGIA TEM AGIDO TAMBÉM COMO AUXILIADOR NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS. INDEPENDENTE DO ÂMBITO, A TECNOLOGIA ESTÁ PRESENTE NOS MÍNIMOS DETALHES, DESDE O TOQUE DO DESPERTADOR ÀS LUZES DO SEMÁFORO. DE MANEIRA MAIS ESPECÍFICA, A TECNOLOGIA ESTÁ PRESENTE TAMBÉM NA EDUCAÇÃO: CADA VEZ MAIS OS ESTUDANTES, TAMBÉM OS PROFESSORES, USAM DE MECANISMOS DIGITAIS COMO AUXÍLIO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO É UM DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS QUE EXPANDE OS HORIZONTES EDUCACIONAIS, UMA VEZ QUE É POSSÍVEL EMPREGAR A TECNOLOGIA DE FORMA MAIS PERSONALIZADA DE ACORDO COM O QUE O USUÁRIO DESEJA REALIZAR. NESTE TRABALHO DESCREVEMOS A ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA EM LINGUAGEM C++ ASSOCIADO COM CONCEITOS DE MECÂNICA DOS FLUIDOS, A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NO AMBIENTE EDUCACIONAL E A COMO ESTA PODE AGIR COMO MECANISMO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA ISSO, FOI REALIZADO UM ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS DE MECÂNICA DOS FLUIDOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO QUE, QUANDO UNIDOS, RESULTARAM NO PROGRAMA AQUI APRESENTADO. ATRAVÉS DO TRABALHO, FOI POSSÍVEL VER COMO A PROGRAMAÇÃO PODE SER ÚTIL NA DISCIPLINA DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE, ESTA QUE UTILIZA DOS CONCEITOS DE MECÂNICA. ESPERA-SE COM ESTE TRABALHO A DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA ELABORADO, DE MANEIRA QUE ESTE POSSA SER AJUDADOR E INCENTIVADOR NOS ESTUDOS DE ALUNOS DE TODOS OS NÍVEIS EDUCACIONAIS, BEM COMO PARA OS EDUCADORES QUE UTILIZAM A TECNOLOGIA COMO MEDIADOR EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS E OS ESTUDANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO, PROGRAMAÇÃO, ENGENHARIA, ENGENHARIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID5804_15092019172059.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE ROCHA CHAVES" "autor_nome_curto" => "PEDRO HENRIQUE" "autor_email" => "henriquepedrorc@hotmail.c" "autor_ies" => "IFBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58822 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3206 "inscrito_id" => 5804 "titulo" => "A TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO NA ENGENHARIA: O USO DAS TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO COMO PROMOTOR DE APRENDIZADO PARA AS DISCIPLINAS FÍSICA II E FENÔMENOS DE TRANSPORTE" "resumo" => "O CRESCIMENTO TECNOLÓGICO, QUE VEM DESDE O INÍCIO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, POSSIBILITOU A EVOLUÇÃO E O APRIMORAMENTO DE DIVERSOS SETORES SOCIAIS. NOS ÚLTIMOS ANOS, A TECNOLOGIA TEM AGIDO TAMBÉM COMO AUXILIADOR NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS. INDEPENDENTE DO ÂMBITO, A TECNOLOGIA ESTÁ PRESENTE NOS MÍNIMOS DETALHES, DESDE O TOQUE DO DESPERTADOR ÀS LUZES DO SEMÁFORO. DE MANEIRA MAIS ESPECÍFICA, A TECNOLOGIA ESTÁ PRESENTE TAMBÉM NA EDUCAÇÃO: CADA VEZ MAIS OS ESTUDANTES, TAMBÉM OS PROFESSORES, USAM DE MECANISMOS DIGITAIS COMO AUXÍLIO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO É UM DOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS QUE EXPANDE OS HORIZONTES EDUCACIONAIS, UMA VEZ QUE É POSSÍVEL EMPREGAR A TECNOLOGIA DE FORMA MAIS PERSONALIZADA DE ACORDO COM O QUE O USUÁRIO DESEJA REALIZAR. NESTE TRABALHO DESCREVEMOS A ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA EM LINGUAGEM C++ ASSOCIADO COM CONCEITOS DE MECÂNICA DOS FLUIDOS, A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NO AMBIENTE EDUCACIONAL E A COMO ESTA PODE AGIR COMO MECANISMO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA ISSO, FOI REALIZADO UM ESTUDO SOBRE OS CONCEITOS DE MECÂNICA DOS FLUIDOS E TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO QUE, QUANDO UNIDOS, RESULTARAM NO PROGRAMA AQUI APRESENTADO. ATRAVÉS DO TRABALHO, FOI POSSÍVEL VER COMO A PROGRAMAÇÃO PODE SER ÚTIL NA DISCIPLINA DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE, ESTA QUE UTILIZA DOS CONCEITOS DE MECÂNICA. ESPERA-SE COM ESTE TRABALHO A DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA ELABORADO, DE MANEIRA QUE ESTE POSSA SER AJUDADOR E INCENTIVADOR NOS ESTUDOS DE ALUNOS DE TODOS OS NÍVEIS EDUCACIONAIS, BEM COMO PARA OS EDUCADORES QUE UTILIZAM A TECNOLOGIA COMO MEDIADOR EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS E OS ESTUDANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO, PROGRAMAÇÃO, ENGENHARIA, ENGENHARIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID5804_15092019172059.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE ROCHA CHAVES" "autor_nome_curto" => "PEDRO HENRIQUE" "autor_email" => "henriquepedrorc@hotmail.c" "autor_ies" => "IFBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }