ADOLESCÊNCIA CONECTADA, O QUE SOBRA PARA ESCOLA?
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58954 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4437 "inscrito_id" => 613 "titulo" => "ADOLESCÊNCIA CONECTADA, O QUE SOBRA PARA ESCOLA?" "resumo" => "USO DA INTERNET TEM CADA VEZ MAIS OCUPADO ESPAÇO NA VIDA DAS PESSOAS. OS ADOLESCENTES TAMBÉM ESTÃO PRESENTES NA INTERNET, E SUA INFLUÊNCIA TEM GANHO SIGNIFICADO CADA VEZ MAIS FORTE PARA ELES. ENTENDER QUEM SÃO, QUANTO TEMPO PASSAM CONECTADOS E QUAIS SEUS PRINCIPAIS INTERESSES, CONSTITUÍ OBJETO DE ESTUDO DESTE TRABALHO, ASSIM COMO ESTABELECER, AINDA QUE SUPERFICIALMENTE, A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE ADOLESCENTES, INTERNET E A ESCOLA, NO MUNDO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM IDADES ENTRE 12 E 16 ANOS, DE DIFERENTES ESTRATOS SOCIAIS E ORIGENS ÉTNICO CULTURAIS. PARA TANTO FOI REALIZADA UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E UMA PESQUISA COM QUESTIONÁRIOS FECHADOS PARA 131 ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNÍCIPIO DE SÃO MIGUEL - RN, BUSCANDO METODOLOGICAMENTE CONCENTRAR-SE NOS ASPECTOS QUALITATIVOS DESTA. COM ISSO OBTIVEMOS DADOS QUE COMPLEMENTAM E/OU CORROBORAM A HIPÓTESE DE OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ESTÃO CONECTADOS À INTERNET E POR UM LONGO PERÍODO DE TEMPO DIÁRIO, QUE FAZEM USO INTENSO DE REDES SOCAIS E QUE ASSUNTOS ESCOLARES ACABAM FICANDO EM SEGUNDO PLANO. COM BASE NESTES DADOS TRAÇAMOS UM PERFIL DO ADOLESCENTE CONTEMPORÂNEO, CONSIDERANDO ASPECTOS SOCIO-HISTÓRICOS E BIOPSICOSSOCIAIS, QUE NOS PERMITIRAM COMPREENDER MELHOR O SEU UNIVERSO E O USO QUE FAZEM DAS CONEXÕES VIRTUAIS, SENDO QUE PREVIAMENTE CONSTATAMOS QUE 95% DOS ALUNOS QUE COLABORAM COM A PESQUISA POSSUEM ACESSO DIÁRIO À INTERNET, NESTE CONTEXTO DESENVOLVEMOS O PRESENTE TRABALHO QUE BUSCA COMPREENDER MELHOR SE ESSA RELAÇÃO TEM INFLUENCIADO NOS ESTUDOS E NA EDUCAÇÃO DOS ADOLESCENTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ADOLESCÊNCIA, INTERNET, REDES SOCIAIS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID613_26092019170252.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE HELTON BORGES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "HELTON BORGES" "autor_email" => "helton.borges@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO CECAP - ISCECAP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58954 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4437 "inscrito_id" => 613 "titulo" => "ADOLESCÊNCIA CONECTADA, O QUE SOBRA PARA ESCOLA?" "resumo" => "USO DA INTERNET TEM CADA VEZ MAIS OCUPADO ESPAÇO NA VIDA DAS PESSOAS. OS ADOLESCENTES TAMBÉM ESTÃO PRESENTES NA INTERNET, E SUA INFLUÊNCIA TEM GANHO SIGNIFICADO CADA VEZ MAIS FORTE PARA ELES. ENTENDER QUEM SÃO, QUANTO TEMPO PASSAM CONECTADOS E QUAIS SEUS PRINCIPAIS INTERESSES, CONSTITUÍ OBJETO DE ESTUDO DESTE TRABALHO, ASSIM COMO ESTABELECER, AINDA QUE SUPERFICIALMENTE, A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE ADOLESCENTES, INTERNET E A ESCOLA, NO MUNDO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM IDADES ENTRE 12 E 16 ANOS, DE DIFERENTES ESTRATOS SOCIAIS E ORIGENS ÉTNICO CULTURAIS. PARA TANTO FOI REALIZADA UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E UMA PESQUISA COM QUESTIONÁRIOS FECHADOS PARA 131 ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNÍCIPIO DE SÃO MIGUEL - RN, BUSCANDO METODOLOGICAMENTE CONCENTRAR-SE NOS ASPECTOS QUALITATIVOS DESTA. COM ISSO OBTIVEMOS DADOS QUE COMPLEMENTAM E/OU CORROBORAM A HIPÓTESE DE OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ESTÃO CONECTADOS À INTERNET E POR UM LONGO PERÍODO DE TEMPO DIÁRIO, QUE FAZEM USO INTENSO DE REDES SOCAIS E QUE ASSUNTOS ESCOLARES ACABAM FICANDO EM SEGUNDO PLANO. COM BASE NESTES DADOS TRAÇAMOS UM PERFIL DO ADOLESCENTE CONTEMPORÂNEO, CONSIDERANDO ASPECTOS SOCIO-HISTÓRICOS E BIOPSICOSSOCIAIS, QUE NOS PERMITIRAM COMPREENDER MELHOR O SEU UNIVERSO E O USO QUE FAZEM DAS CONEXÕES VIRTUAIS, SENDO QUE PREVIAMENTE CONSTATAMOS QUE 95% DOS ALUNOS QUE COLABORAM COM A PESQUISA POSSUEM ACESSO DIÁRIO À INTERNET, NESTE CONTEXTO DESENVOLVEMOS O PRESENTE TRABALHO QUE BUSCA COMPREENDER MELHOR SE ESSA RELAÇÃO TEM INFLUENCIADO NOS ESTUDOS E NA EDUCAÇÃO DOS ADOLESCENTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ADOLESCÊNCIA, INTERNET, REDES SOCIAIS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID613_26092019170252.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE HELTON BORGES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "HELTON BORGES" "autor_email" => "helton.borges@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO CECAP - ISCECAP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }