USO DA INTERNET TEM CADA VEZ MAIS OCUPADO ESPAÇO NA VIDA DAS PESSOAS. OS ADOLESCENTES TAMBÉM ESTÃO PRESENTES NA INTERNET, E SUA INFLUÊNCIA TEM GANHO SIGNIFICADO CADA VEZ MAIS FORTE PARA ELES. ENTENDER QUEM SÃO, QUANTO TEMPO PASSAM CONECTADOS E QUAIS SEUS PRINCIPAIS INTERESSES, CONSTITUÍ OBJETO DE ESTUDO DESTE TRABALHO, ASSIM COMO ESTABELECER, AINDA QUE SUPERFICIALMENTE, A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE ADOLESCENTES, INTERNET E A ESCOLA, NO MUNDO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM IDADES ENTRE 12 E 16 ANOS, DE DIFERENTES ESTRATOS SOCIAIS E ORIGENS ÉTNICO CULTURAIS. PARA TANTO FOI REALIZADA UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E UMA PESQUISA COM QUESTIONÁRIOS FECHADOS PARA 131 ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNÍCIPIO DE SÃO MIGUEL - RN, BUSCANDO METODOLOGICAMENTE CONCENTRAR-SE NOS ASPECTOS QUALITATIVOS DESTA. COM ISSO OBTIVEMOS DADOS QUE COMPLEMENTAM E/OU CORROBORAM A HIPÓTESE DE OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ESTÃO CONECTADOS À INTERNET E POR UM LONGO PERÍODO DE TEMPO DIÁRIO, QUE FAZEM USO INTENSO DE REDES SOCAIS E QUE ASSUNTOS ESCOLARES ACABAM FICANDO EM SEGUNDO PLANO. COM BASE NESTES DADOS TRAÇAMOS UM PERFIL DO ADOLESCENTE CONTEMPORÂNEO, CONSIDERANDO ASPECTOS SOCIO-HISTÓRICOS E BIOPSICOSSOCIAIS, QUE NOS PERMITIRAM COMPREENDER MELHOR O SEU UNIVERSO E O USO QUE FAZEM DAS CONEXÕES VIRTUAIS, SENDO QUE PREVIAMENTE CONSTATAMOS QUE 95% DOS ALUNOS QUE COLABORAM COM A PESQUISA POSSUEM ACESSO DIÁRIO À INTERNET, NESTE CONTEXTO DESENVOLVEMOS O PRESENTE TRABALHO QUE BUSCA COMPREENDER MELHOR SE ESSA RELAÇÃO TEM INFLUENCIADO NOS ESTUDOS E NA EDUCAÇÃO DOS ADOLESCENTES.