BARBOSA, Amélia Aparecida. Alfabetização e afetividade. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/58976>. Acesso em: 22/11/2024 18:03
OBJETIVAMOS COM ESTE ARTIGO RELACIONAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, EM ESPECÍFICO A AQUISIÇÃO E DOMÍNIO DA LÍNGUA MATERNA, COM VISTAS À AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PARA TANTO, BUSCAMOS COMPREENDER COMO SE DÁ A PRODUÇÃO DE SENTIDOS QUANDO O ALUNO ESTRUTURA O PENSAMENTO DURANTE A CONSTRUÇÃO DE HIPÓTESES, COMO ISTO O AFETA E QUAL A RELAÇÃO ESTABELECIDA COM A FUNÇÃO PRÁTICA DA LÍNGUA. RECORREMOS AO APORTE TEÓRICO PARA SUSTENTAR A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE PARA O COLETIVO (PROFESSOR-ALUNO-ESCOLA) E TAMBÉM ATENTAMOS ÀS RELAÇÕES QUE SE CONSTROEM COTIDIANAMENTE NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ESPECIFICAMENTE NOS PRIMEIROS ANOS. BUSCAMOS TECER CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA SEM ESGOTAR O TEMA PARA QUE OUTRAS CONTRIBUIÇÕES POSSAM SER CONSTRUÍDAS.