RESIDÊNCIA PEDAGOGICA E AS AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA: VIVENCIAS DE UMA ALUNA NAS ATIVIDADES DE ENSINO EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62512 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3054 "inscrito_id" => 9723 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGOGICA E AS AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA: VIVENCIAS DE UMA ALUNA NAS ATIVIDADES DE ENSINO EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "ENSINAR QUÍMICA TEM SIDO, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO DEVIDO AOS RESULTADOS NEGATIVOS DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO OFICIAIS – VESTIBULAR, ENEM, ENADE E OUTROS. NA MAIORIA DAS ESCOLAS TEM-SE DADO MAIOR ÊNFASE À TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS E À MEMORIZAÇÃO DE FATOS, SÍMBOLOS, NOMES, FÓRMULAS, DEIXANDO DE LADO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DOS ALUNOS. NO ENSINO DE QUÍMICA ESPECIFICAMENTE, A EXPERIMENTAÇÃO DEVE CONTRIBUIR PARA A COMPREENSÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA GRADUANDA DE QUÍMICA, DURANTE SUA REGÊNCIA COMO RESIDENTE NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA, A PARTIR DE AULAS TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS. A PESQUISA DESENVOLVIDA TEVE CARÁTER QUALITATIVO COM CATEGORIA EXPLORATÓRIA. A AVALIAÇÃO TRABALHADA DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES FOI A SOMATIVA E CONJUNTO DE ATIVIDADE QUE OS ALUNOS REALIZAÇÃO DURANTE AS AULAS FORAM, TRABALHO EM GRUPO E INDIVIDUAL, RESOLUÇÃO DE LISTA DE EXERCÍCIOS, TESTE DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM QUESTÕES NA PERSPECTIVA DO ENEM E RELATÓRIOS DAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS. PARA ESTE ARTIGO FOI ANALISADO APENAS UM INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, UM QUESTIONÁRIO QUE TEVE COMO OBJETIVO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS FRENTE ÀS AULAS COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E A METODOLOGIA PROPOSTA PELA RESIDENTE DURANTE O ENSINO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICA. A PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS FOI PERCEPTÍVEL ATRAVÉS DOS RELATÓRIOS E REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS. APESAR DOS CONTEÚDOS DE FÍSICO-QUÍMICA SEREM CONSIDERADOS COMPLEXOS, OS ALUNOS OBTIVERAM MELHORIAS NAS NOTAS E MEDIAS, ASSIM COM MEMORIZAÇÃO DO CONTEÚDO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, COTIDIANO, FÍSICO - QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID9723_10092019001044.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABELLA GOMES DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "IZABELLA" "autor_email" => "medeirosiza20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62512 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3054 "inscrito_id" => 9723 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGOGICA E AS AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA: VIVENCIAS DE UMA ALUNA NAS ATIVIDADES DE ENSINO EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "ENSINAR QUÍMICA TEM SIDO, NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO DEVIDO AOS RESULTADOS NEGATIVOS DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO OFICIAIS – VESTIBULAR, ENEM, ENADE E OUTROS. NA MAIORIA DAS ESCOLAS TEM-SE DADO MAIOR ÊNFASE À TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS E À MEMORIZAÇÃO DE FATOS, SÍMBOLOS, NOMES, FÓRMULAS, DEIXANDO DE LADO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DOS ALUNOS. NO ENSINO DE QUÍMICA ESPECIFICAMENTE, A EXPERIMENTAÇÃO DEVE CONTRIBUIR PARA A COMPREENSÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA GRADUANDA DE QUÍMICA, DURANTE SUA REGÊNCIA COMO RESIDENTE NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA, A PARTIR DE AULAS TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS. A PESQUISA DESENVOLVIDA TEVE CARÁTER QUALITATIVO COM CATEGORIA EXPLORATÓRIA. A AVALIAÇÃO TRABALHADA DURANTE O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES FOI A SOMATIVA E CONJUNTO DE ATIVIDADE QUE OS ALUNOS REALIZAÇÃO DURANTE AS AULAS FORAM, TRABALHO EM GRUPO E INDIVIDUAL, RESOLUÇÃO DE LISTA DE EXERCÍCIOS, TESTE DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM QUESTÕES NA PERSPECTIVA DO ENEM E RELATÓRIOS DAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS. PARA ESTE ARTIGO FOI ANALISADO APENAS UM INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, UM QUESTIONÁRIO QUE TEVE COMO OBJETIVO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS FRENTE ÀS AULAS COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E A METODOLOGIA PROPOSTA PELA RESIDENTE DURANTE O ENSINO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICA. A PARTICIPAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS FOI PERCEPTÍVEL ATRAVÉS DOS RELATÓRIOS E REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS. APESAR DOS CONTEÚDOS DE FÍSICO-QUÍMICA SEREM CONSIDERADOS COMPLEXOS, OS ALUNOS OBTIVERAM MELHORIAS NAS NOTAS E MEDIAS, ASSIM COM MEMORIZAÇÃO DO CONTEÚDO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, COTIDIANO, FÍSICO - QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID9723_10092019001044.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IZABELLA GOMES DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "IZABELLA" "autor_email" => "medeirosiza20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }