ANÁLISE DE SITUAÇÕES DE BRINCADEIRA DE FAZ- DE CONTA EM CONTEXTO DE CRECHE À LUZ DA TEORIA DE GILLES BROUGÉRE: CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59036 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5464 "inscrito_id" => 14365 "titulo" => "ANÁLISE DE SITUAÇÕES DE BRINCADEIRA DE FAZ- DE CONTA EM CONTEXTO DE CRECHE À LUZ DA TEORIA DE GILLES BROUGÉRE: CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A BRINCADEIRA É UM DOS EIXOS ESTRUTURANTES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PRIMORDIALMENTE POR SER ESSA A ATIVIDADE POR EXCELÊNCIA DA CRIANÇA; A QUAL É UMA DAS MEDIADORAS DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL. NESSE SENTIDO, É RELEVANTE A COMPREENSÃO ACERCA DE COMO A CRIANÇA INTERAGE, CRIA E DESENVOLVE AS SUAS AÇÕES DE BRINCADEIRAS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR ACERCA DAS SITUAÇÕES DE BRINCADEIRAS COM ÊNFASE NO FAZ – DE – CONTA, VIVENCIADAS POR UM GRUPO DE CRIANÇAS DE TRÊS ANOS EM UMA CRECHE DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA, ESTADO DE ALAGOAS, COMPREENDENDO AS ETAPAS DE SUA FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ESPAÇO EDUCATIVO. BEM COMO, LÓCUS DE APOIO DAS EXPERIÊNCIAS E EVOLUÇÃO SUBJETIVA, SOCIAL E PSICOLÓGICA DAS CRIANÇAS. PARA A REALIZAÇÃO DESSA PESQUISA, FORAM UTILIZADAS AS CONCEPÇÕES DE GILLES BROUGÉRE (1998) SOBRE O BRINCAR DE FAZ – DE – CONTA. A METODOLOGIA CONSISTIU EM OBSERVAÇÃO, REGISTRO, DIÁRIO DE BORDO E APROXIMAÇÃO COM O CAMPO. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTAM QUE AO TER CONHECIMENTO DE COMO AS CRIANÇAS CONSTROEM SUAS BRINCADEIRAS E O PROCESSO DE OBSERVAÇÃO ATENTA DOS PROFESSORES, FAZ COM QUE SE PERCEBA QUE TIPOS DE TEMAS AS CRIANÇAS MAIS DESENVOLVEM NAS BRINCADEIRAS E COMO ELAS INTERPRETAM A SUA REALIDADE. CONTRIBUINDO ASSIM, PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES QUE VALORIZEM ESSES ASPECTOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "BRINCADEIRAS,, EDUCAÇÃO INFANTIL,, GILLES BROUGÉRE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID14365_03102019142823.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ORLANE FERNANDES " "autor_nome_curto" => "SILVA" "autor_email" => "ORLANEFERNANDESSILVA@GMAI" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59036 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5464 "inscrito_id" => 14365 "titulo" => "ANÁLISE DE SITUAÇÕES DE BRINCADEIRA DE FAZ- DE CONTA EM CONTEXTO DE CRECHE À LUZ DA TEORIA DE GILLES BROUGÉRE: CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A BRINCADEIRA É UM DOS EIXOS ESTRUTURANTES PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PRIMORDIALMENTE POR SER ESSA A ATIVIDADE POR EXCELÊNCIA DA CRIANÇA; A QUAL É UMA DAS MEDIADORAS DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL. NESSE SENTIDO, É RELEVANTE A COMPREENSÃO ACERCA DE COMO A CRIANÇA INTERAGE, CRIA E DESENVOLVE AS SUAS AÇÕES DE BRINCADEIRAS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR ACERCA DAS SITUAÇÕES DE BRINCADEIRAS COM ÊNFASE NO FAZ – DE – CONTA, VIVENCIADAS POR UM GRUPO DE CRIANÇAS DE TRÊS ANOS EM UMA CRECHE DO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA, ESTADO DE ALAGOAS, COMPREENDENDO AS ETAPAS DE SUA FORMAÇÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ESPAÇO EDUCATIVO. BEM COMO, LÓCUS DE APOIO DAS EXPERIÊNCIAS E EVOLUÇÃO SUBJETIVA, SOCIAL E PSICOLÓGICA DAS CRIANÇAS. PARA A REALIZAÇÃO DESSA PESQUISA, FORAM UTILIZADAS AS CONCEPÇÕES DE GILLES BROUGÉRE (1998) SOBRE O BRINCAR DE FAZ – DE – CONTA. A METODOLOGIA CONSISTIU EM OBSERVAÇÃO, REGISTRO, DIÁRIO DE BORDO E APROXIMAÇÃO COM O CAMPO. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTAM QUE AO TER CONHECIMENTO DE COMO AS CRIANÇAS CONSTROEM SUAS BRINCADEIRAS E O PROCESSO DE OBSERVAÇÃO ATENTA DOS PROFESSORES, FAZ COM QUE SE PERCEBA QUE TIPOS DE TEMAS AS CRIANÇAS MAIS DESENVOLVEM NAS BRINCADEIRAS E COMO ELAS INTERPRETAM A SUA REALIDADE. CONTRIBUINDO ASSIM, PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES QUE VALORIZEM ESSES ASPECTOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil" "palavra_chave" => "BRINCADEIRAS,, EDUCAÇÃO INFANTIL,, GILLES BROUGÉRE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA9_ID14365_03102019142823.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ORLANE FERNANDES " "autor_nome_curto" => "SILVA" "autor_email" => "ORLANEFERNANDESSILVA@GMAI" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }