O ENSINO DE CIÊNCIAS EXIGE UMA ATENÇÃO PEDAGÓGICA INOVADORA, CAPAZ DE ALCANÇAR A COMPLEXIDADE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM QUE VAI MUITO ALÉM DA MEMORIZAÇÃO DE CONTEÚDOS. NESTE ESTUDO PRETENDEMOS ANALISAR A EFICÁCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, QUE FAZ USO DE DETERMINADAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR, BIOLOGIA MOLECULAR E FISIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PAULO VI, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, AO LONGO DO ANO DE 2019. O MOTIVO QUE LEVA A ESTUDAR ESSE ASSUNTO É AVALIAR O DESEMPENHO DA UTILIZAÇÃO DE DIDÁTICAS (AULAS PRÁTICAS, JOGOS, MODELOS DIDÁTICOS, ETC.) COMO FERRAMENTAS AUXILIARES AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CONTEÚDOS MENCIONADOS, BEM COMO CONTRIBUIR PARA MELHORIAS NO ENSINO PÚBLICO. O PROJETO SE ALOCOU EM UMA TURMA DE 1° (PRIMEIRO) ANO DO ENSINO MÉDIO DO CURSO DE ENFERMAGEM, E A JUSTIFICATIVA PARA A ESCOLHA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO SE DEU POR CONTA DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ABORDAR OS CONTEÚDOS DO PROJETO. DENTRE AS ATIVIDADES REALIZADAS PELO PROJETO PODEM-SE CITAR PRÁTICAS EM LABORATÓRIO, REGÊNCIAS, REVISÃO PARA PROVA COM RESOLUÇÃO DE ESTUDOS DIRIGIDOS, EXECUÇÃO DA CONFECÇÃO DE UM MODELO DE ORIGAMI PARA A ESTRUTURA DO DNA E UMA BREVE INTRODUÇÃO SOBRE MODELOS DIDÁTICOS. DESSE MODO É POSSÍVEL PONDERAR QUE AS ATIVIDADES REALIZADAS PELO PROJETO FAVORECEM A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS, FAZENDO COM QUE ELES SEJAM CONSTRUTORES DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO, SENDO O PROFESSOR UM MEDIADOR NO PERCURSO DA APRENDIZAGEM.