APLICAÇÃO DE MÉTODOS E COMPARTILHAMENTO DOS SABERES EM BIOLOGIA CELULAR, MOLECULAR E FISIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA – CEARÁ
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59093 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3301 "inscrito_id" => 4409 "titulo" => "APLICAÇÃO DE MÉTODOS E COMPARTILHAMENTO DOS SABERES EM BIOLOGIA CELULAR, MOLECULAR E FISIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA – CEARÁ" "resumo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS EXIGE UMA ATENÇÃO PEDAGÓGICA INOVADORA, CAPAZ DE ALCANÇAR A COMPLEXIDADE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM QUE VAI MUITO ALÉM DA MEMORIZAÇÃO DE CONTEÚDOS. NESTE ESTUDO PRETENDEMOS ANALISAR A EFICÁCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, QUE FAZ USO DE DETERMINADAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR, BIOLOGIA MOLECULAR E FISIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PAULO VI, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, AO LONGO DO ANO DE 2019. O MOTIVO QUE LEVA A ESTUDAR ESSE ASSUNTO É AVALIAR O DESEMPENHO DA UTILIZAÇÃO DE DIDÁTICAS (AULAS PRÁTICAS, JOGOS, MODELOS DIDÁTICOS, ETC.) COMO FERRAMENTAS AUXILIARES AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CONTEÚDOS MENCIONADOS, BEM COMO CONTRIBUIR PARA MELHORIAS NO ENSINO PÚBLICO. O PROJETO SE ALOCOU EM UMA TURMA DE 1° (PRIMEIRO) ANO DO ENSINO MÉDIO DO CURSO DE ENFERMAGEM, E A JUSTIFICATIVA PARA A ESCOLHA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO SE DEU POR CONTA DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ABORDAR OS CONTEÚDOS DO PROJETO. DENTRE AS ATIVIDADES REALIZADAS PELO PROJETO PODEM-SE CITAR PRÁTICAS EM LABORATÓRIO, REGÊNCIAS, REVISÃO PARA PROVA COM RESOLUÇÃO DE ESTUDOS DIRIGIDOS, EXECUÇÃO DA CONFECÇÃO DE UM MODELO DE ORIGAMI PARA A ESTRUTURA DO DNA E UMA BREVE INTRODUÇÃO SOBRE MODELOS DIDÁTICOS. DESSE MODO É POSSÍVEL PONDERAR QUE AS ATIVIDADES REALIZADAS PELO PROJETO FAVORECEM A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS, FAZENDO COM QUE ELES SEJAM CONSTRUTORES DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO, SENDO O PROFESSOR UM MEDIADOR NO PERCURSO DA APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, AULAS PRÁTICAS, APRENDIZAGEM, FERRAMENTAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID4409_17092019191124.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO EUDES FARIAS CAVALCANTE FILHO" "autor_nome_curto" => "JOÃO FILHO" "autor_email" => "cavalcantifilhu@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59093 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3301 "inscrito_id" => 4409 "titulo" => "APLICAÇÃO DE MÉTODOS E COMPARTILHAMENTO DOS SABERES EM BIOLOGIA CELULAR, MOLECULAR E FISIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA – CEARÁ" "resumo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS EXIGE UMA ATENÇÃO PEDAGÓGICA INOVADORA, CAPAZ DE ALCANÇAR A COMPLEXIDADE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM QUE VAI MUITO ALÉM DA MEMORIZAÇÃO DE CONTEÚDOS. NESTE ESTUDO PRETENDEMOS ANALISAR A EFICÁCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, QUE FAZ USO DE DETERMINADAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR, BIOLOGIA MOLECULAR E FISIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PAULO VI, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, AO LONGO DO ANO DE 2019. O MOTIVO QUE LEVA A ESTUDAR ESSE ASSUNTO É AVALIAR O DESEMPENHO DA UTILIZAÇÃO DE DIDÁTICAS (AULAS PRÁTICAS, JOGOS, MODELOS DIDÁTICOS, ETC.) COMO FERRAMENTAS AUXILIARES AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CONTEÚDOS MENCIONADOS, BEM COMO CONTRIBUIR PARA MELHORIAS NO ENSINO PÚBLICO. O PROJETO SE ALOCOU EM UMA TURMA DE 1° (PRIMEIRO) ANO DO ENSINO MÉDIO DO CURSO DE ENFERMAGEM, E A JUSTIFICATIVA PARA A ESCOLHA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO SE DEU POR CONTA DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ABORDAR OS CONTEÚDOS DO PROJETO. DENTRE AS ATIVIDADES REALIZADAS PELO PROJETO PODEM-SE CITAR PRÁTICAS EM LABORATÓRIO, REGÊNCIAS, REVISÃO PARA PROVA COM RESOLUÇÃO DE ESTUDOS DIRIGIDOS, EXECUÇÃO DA CONFECÇÃO DE UM MODELO DE ORIGAMI PARA A ESTRUTURA DO DNA E UMA BREVE INTRODUÇÃO SOBRE MODELOS DIDÁTICOS. DESSE MODO É POSSÍVEL PONDERAR QUE AS ATIVIDADES REALIZADAS PELO PROJETO FAVORECEM A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS, FAZENDO COM QUE ELES SEJAM CONSTRUTORES DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO, SENDO O PROFESSOR UM MEDIADOR NO PERCURSO DA APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, AULAS PRÁTICAS, APRENDIZAGEM, FERRAMENTAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID4409_17092019191124.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO EUDES FARIAS CAVALCANTE FILHO" "autor_nome_curto" => "JOÃO FILHO" "autor_email" => "cavalcantifilhu@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }