OLIVEIRA, Liélia Barbosa et al.. As dificuldades de aprendizagem no contexto escolar. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/59205>. Acesso em: 22/11/2024 15:00
O PRESENTE TRABALHO É FRUTO DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, E TEM COMO OBJETIVO, IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM APRESENTADAS NO CONTEXTO ESCOLAR, TENDO EM VISTA A SALA DE AULA COMO LUGAR DE IDENTIFICAÇÃO DOS PRIMEIROS SINAIS DE DIFICULDADES POR MEIO DA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO. O PROFESSOR É O PROFISSIONAL MEDIADOR QUE IRÁ TRABALHAR COM ALUNOS COM DIFICULDADES NA SALA DE AULA, ESPERA-SE QUE O MESMO PROMOVA INCLUSÃO E APRENDIZAGEM, FAZENDO USO DE ESTRATÉGIAS E CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS DESTINADOS AO TIPO DE DIFICULDADES ENCONTRADAS. A PROPOSTA DE INCLUSÃO SALIENTA QUE OS SISTEMAS EDUCACIONAIS PASSEM A SER RESPONSÁVEIS POR CRIAR CONDIÇÕES DE PROMOVER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS E FAZER ADEQUAÇÕES QUE ATENDAM ÀS NECESSIDADES DE ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS APRESENTADOS NESSE ESTUDO EVIDENCIARAM QUE HÁ UMA NECESSIDADE DE ACOMPANHAMENTO POR PARTE DO SISTEMA EDUCACIONAL ESPECIALIZADO REFERENTE AO APOIO DE UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR QUE FAVORECERIA O TRABALHO PEDAGÓGICO, ALÉM DE CAPACITAÇÃO CONSTANTE PARA OS DOCENTES.