ESTE TRABALHO VISOU DESENVOLVER UM ESTUDO TEÓRICO SOBRE A PSICOMOTRICIDADE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E COMO TAL INSTRUMENTO PODE AUXILIAR OS PROFESSORES NO MOMENTO DE UTILIZAREM OS MÉTODOS PSICOMOTORES EM FAVOR DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS. O OBJETIVO DA PESQUISA É CONHECER O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO MOTOR COMO UMA PRÁTICA EDUCATIVA QUE CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO INTELECTUAL E SOCIAL, QUE REPRESENTA UM MOMENTO ÍMPAR PARA OS ALUNOS DEMONSTRAREM O QUE SENTEM, APRIMORAREM O PENSAMENTO CRIATIVO E CONSTRUÍREM A VISÃO DO MUNDO. A METODOLOGIA USADA NO PRESENTE TEXTO É UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, QUE POSSIBILITOU REALIZAR UM RECORTE DAS OBRAS, TAIS COMO: COELHO (2013); COSTE (1977); NEGRINE (2013); SISTO (1996); VELASCO (1996). A IMPORTÂNCIA DO OBJETO É DE ANALISAR QUE O EDUCADOR TEM QUE UNIR A TEORIA E PRÁTICA, DEVENDO CRIAR UMA AÇÃO QUE ESTIMULE O MOVIMENTO DO CORPO, A AFETIVIDADE, A LINGUAGEM E O APRENDIZADO.