ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59308 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 6074 "inscrito_id" => 3933 "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL" "resumo" => """ DISCUTIR COMO TEM SE DADO O ATENDIMENTO AO DEFICIENTE ATRAVÉS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO É\r\n NECESSÁRIA UMA VEZ QUE A ESCOLA, ENQUANTO SEGMENTO SOCIAL PODE AUXILIAR NO QUE DIZ RESPEITO\r\n AO ACOLHIMENTO E PLANEJAMENTO DE AÇÕES EDUCATIVAS QUE VIABILIZEM O DESENVOLVIMENTO\r\n COGNITIVO, INTELECTUAL, PSICOMOTOR, AFETIVO, EMOCIONAL, SOCIAL DENTRE OUTROS ELEMENTOS\r\n ESSENCIAIS PARA O CRESCIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. ASSIM, O PROCESSO DE ENSINO E\r\n APRENDIZAGEM DO EDUCANDO DEFICIENTE POSSUI DOIS GRANDES ALIADOS QUE É O ATENDIMENTO\r\n EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL, QUE DIFERENTE DA SALA DE AULA\r\n REGULAR É UM ESPAÇO QUE POSSUI PROFISSIONAIS APTOS A MINISTRAREM UM ATENDIMENTO\r\n DIFERENCIADO, COM RECURSOS PRÓPRIOS A DEMANDA APRESENTADA POR CADA ALUNO. DESSA MANEIRA,\r\n SURGE A INDAGAÇÃO EM RELAÇÃO AO AEE E A SRM: “COMO TEM OCORRIDO O ATENDIMENTO\r\n EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL NA INCLUSÃO DO ALUNO DEFICIENTE?”\r\n O OBJETIVO GERAL DO ESTUDO CONSISTE EM “CONHECER AS PRÁTICAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL\r\n ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL”. A METODOLOGIA DO ESTUDO BASEIA-SE EM\r\n PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CARÁTER DESCRITIVO; UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO DE\r\n COLETA DE DADOS QUESTIONÁRIO MISTO, VISITA E OBSERVAÇÃO DO ESPAÇO DESTINADO A SRM E DAS\r\n AÇÕES REALIZADAS NO DECORRER DO AEE. A CONSTRUÇÃO DO APORTE TEÓRICO SE DEU COM BASE EM\r\n AUTORES COMO: MAZZOTTA (2005), FERNANDES (2011), E OUTROS. E, A LEGISLAÇÃO PERTINENTE QUE\r\n TRATADA DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA,\r\n CONFORME O DECRETO Nº 6.571/2008, A RESOLUÇÃO Nº 04/2009, QUE “INSTITUI AS DIRETRIZES\r\n OPERACIONAIS PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, MODALIDADE\r\n EDUCAÇÃO ESPECIAL” E O FUNCIONAMENTO DAS “SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (BRASIL, 2010)”.\r\n PORTANTO, O AEE EM SRM É UM TRABALHO A SER DESENVOLVIDO COM O EMPENHO E PARTICIPAÇÃO DE\r\n TODOS; COM O COMPROMETIMENTO E RESPONSABILIDADE DA SOCIEDADE, GOVERNO, ESCOLA, FAMÍLIA E\r\n PROFISSIONAIS DE DIFERENTES ÁREAS NA PERSPECTIVA DE MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DO EDUCANDO\r\n DEFICIENTE, SOBRETUDO, NO ESPAÇO ESCOLAR NO SENTIDO DE VIABILIZAR SUA FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO\r\n BÁSICA E ENSINO SUPERIOR E NO MUNDO DO TRABALHO; DANDO AUTONOMIA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA\r\n E EXERCENDO SUA CIDADANIA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "AEE, SRM, EDUCAçãO INCLUSIVA, ALUNO DEFICIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID3933_04102019161408.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA DE AGUIAR ORQUIZ" "autor_nome_curto" => "ISABEL CRISTINA" "autor_email" => "isabelorquiz@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59308 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 6074 "inscrito_id" => 3933 "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL" "resumo" => """ DISCUTIR COMO TEM SE DADO O ATENDIMENTO AO DEFICIENTE ATRAVÉS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO É\r\n NECESSÁRIA UMA VEZ QUE A ESCOLA, ENQUANTO SEGMENTO SOCIAL PODE AUXILIAR NO QUE DIZ RESPEITO\r\n AO ACOLHIMENTO E PLANEJAMENTO DE AÇÕES EDUCATIVAS QUE VIABILIZEM O DESENVOLVIMENTO\r\n COGNITIVO, INTELECTUAL, PSICOMOTOR, AFETIVO, EMOCIONAL, SOCIAL DENTRE OUTROS ELEMENTOS\r\n ESSENCIAIS PARA O CRESCIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. ASSIM, O PROCESSO DE ENSINO E\r\n APRENDIZAGEM DO EDUCANDO DEFICIENTE POSSUI DOIS GRANDES ALIADOS QUE É O ATENDIMENTO\r\n EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL, QUE DIFERENTE DA SALA DE AULA\r\n REGULAR É UM ESPAÇO QUE POSSUI PROFISSIONAIS APTOS A MINISTRAREM UM ATENDIMENTO\r\n DIFERENCIADO, COM RECURSOS PRÓPRIOS A DEMANDA APRESENTADA POR CADA ALUNO. DESSA MANEIRA,\r\n SURGE A INDAGAÇÃO EM RELAÇÃO AO AEE E A SRM: “COMO TEM OCORRIDO O ATENDIMENTO\r\n EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL NA INCLUSÃO DO ALUNO DEFICIENTE?”\r\n O OBJETIVO GERAL DO ESTUDO CONSISTE EM “CONHECER AS PRÁTICAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL\r\n ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL”. A METODOLOGIA DO ESTUDO BASEIA-SE EM\r\n PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CARÁTER DESCRITIVO; UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO DE\r\n COLETA DE DADOS QUESTIONÁRIO MISTO, VISITA E OBSERVAÇÃO DO ESPAÇO DESTINADO A SRM E DAS\r\n AÇÕES REALIZADAS NO DECORRER DO AEE. A CONSTRUÇÃO DO APORTE TEÓRICO SE DEU COM BASE EM\r\n AUTORES COMO: MAZZOTTA (2005), FERNANDES (2011), E OUTROS. E, A LEGISLAÇÃO PERTINENTE QUE\r\n TRATADA DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA,\r\n CONFORME O DECRETO Nº 6.571/2008, A RESOLUÇÃO Nº 04/2009, QUE “INSTITUI AS DIRETRIZES\r\n OPERACIONAIS PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, MODALIDADE\r\n EDUCAÇÃO ESPECIAL” E O FUNCIONAMENTO DAS “SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (BRASIL, 2010)”.\r\n PORTANTO, O AEE EM SRM É UM TRABALHO A SER DESENVOLVIDO COM O EMPENHO E PARTICIPAÇÃO DE\r\n TODOS; COM O COMPROMETIMENTO E RESPONSABILIDADE DA SOCIEDADE, GOVERNO, ESCOLA, FAMÍLIA E\r\n PROFISSIONAIS DE DIFERENTES ÁREAS NA PERSPECTIVA DE MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DO EDUCANDO\r\n DEFICIENTE, SOBRETUDO, NO ESPAÇO ESCOLAR NO SENTIDO DE VIABILIZAR SUA FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO\r\n BÁSICA E ENSINO SUPERIOR E NO MUNDO DO TRABALHO; DANDO AUTONOMIA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA\r\n E EXERCENDO SUA CIDADANIA. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "AEE, SRM, EDUCAçãO INCLUSIVA, ALUNO DEFICIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID3933_04102019161408.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABEL CRISTINA DE AGUIAR ORQUIZ" "autor_nome_curto" => "ISABEL CRISTINA" "autor_email" => "isabelorquiz@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }