ATUAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO DO IFRN CAMPUS MACAU: AUXÍLIO ESTUDANTIL NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59337 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5900 "inscrito_id" => 6546 "titulo" => "ATUAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO DO IFRN CAMPUS MACAU: AUXÍLIO ESTUDANTIL NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA" "resumo" => """ DIANTE DA NECESSIDADE DE ADEQUAR A PRÁTICA DE ENSINO A REALIDADE DOS DISCENTES, OS MECANISMOS DE ENSINO DEVEM PASSAR POR MUDANÇAS NA GARANTIA DE UMA MELHOR FORMA DE APRENDIZAGEM. A PARTIR DESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO TEVE O OBJETIVO DE AVALIAR COMO A PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEM AJUDADO O DESEMPENHO DE ALUNOS, DO IFRN – CAMPUS MACAU, NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA.\r\n A PESQUISA AQUI APRESENTADA FOI DESENVOLVIDA NO IFRN – CAMPUS MACAU, INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE (COSTA BRANCA POTIGUAR), A PARTIR UMA AVALIAÇÃO REALIZADA COM ESTUDANTES TÉCNICOS DE UMA TURMA DE QUÍMICA. BUSCOU-SE COMPREENDER COMO ESTAVA A SITUAÇÃO ACADÊMICA DESSES ALUNOS QUANTO AOS DESEMPENHOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, ANTES E APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.\r\n A VERIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE RENDIMENTO ACADÊMICO DA TURMA MOSTROU UMA CONSIDERÁVEL DIFERENÇA DE UM SEMESTRE PARA OUTRO. O ÍNDICE DE RENDIMENTO GERAL DOS ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA ESTAVA UM POUCO ACIMA DA MÉDIA ESTABELECIDA NA INSTITUIÇÃO (MEDIA 60), APRESENTANDO NOTA 65. NO SEMESTRE RELATIVO À PARTICIPAÇÃO E AUXÍLIO DOS RESIDENTES DE BIOLOGIA, O RENDIMENTO ACADÊMICO AUMENTOU.\r\n A PESQUISA MOSTROU O QUÃO É VALIOSA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO A PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, BEM COMO A IMPORTÂNCIA QUE ELE TRAZ PARA A ATUAÇÃO DO PRÓPRIO RESIDENTE EM SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. DE IGUAL MANEIRA, O TRABALHO RESSALTA AS MELHORIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ENSINO MÉDIO DO IFRN – CAMPUS MACAU. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, RESIDÊNTES, BIOLOGIA, APRENDIZADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA17_ID6546_03102019231153.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIQUEAS TOMAZ ALVES" "autor_nome_curto" => "MIQUEAS" "autor_email" => "tomazmiqueas@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59337 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5900 "inscrito_id" => 6546 "titulo" => "ATUAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO DO IFRN CAMPUS MACAU: AUXÍLIO ESTUDANTIL NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA" "resumo" => """ DIANTE DA NECESSIDADE DE ADEQUAR A PRÁTICA DE ENSINO A REALIDADE DOS DISCENTES, OS MECANISMOS DE ENSINO DEVEM PASSAR POR MUDANÇAS NA GARANTIA DE UMA MELHOR FORMA DE APRENDIZAGEM. A PARTIR DESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO TEVE O OBJETIVO DE AVALIAR COMO A PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEM AJUDADO O DESEMPENHO DE ALUNOS, DO IFRN – CAMPUS MACAU, NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA.\r\n A PESQUISA AQUI APRESENTADA FOI DESENVOLVIDA NO IFRN – CAMPUS MACAU, INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE (COSTA BRANCA POTIGUAR), A PARTIR UMA AVALIAÇÃO REALIZADA COM ESTUDANTES TÉCNICOS DE UMA TURMA DE QUÍMICA. BUSCOU-SE COMPREENDER COMO ESTAVA A SITUAÇÃO ACADÊMICA DESSES ALUNOS QUANTO AOS DESEMPENHOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, ANTES E APÓS A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.\r\n A VERIFICAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DE RENDIMENTO ACADÊMICO DA TURMA MOSTROU UMA CONSIDERÁVEL DIFERENÇA DE UM SEMESTRE PARA OUTRO. O ÍNDICE DE RENDIMENTO GERAL DOS ESTUDANTES NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA ESTAVA UM POUCO ACIMA DA MÉDIA ESTABELECIDA NA INSTITUIÇÃO (MEDIA 60), APRESENTANDO NOTA 65. NO SEMESTRE RELATIVO À PARTICIPAÇÃO E AUXÍLIO DOS RESIDENTES DE BIOLOGIA, O RENDIMENTO ACADÊMICO AUMENTOU.\r\n A PESQUISA MOSTROU O QUÃO É VALIOSA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO A PARTICIPAÇÃO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, BEM COMO A IMPORTÂNCIA QUE ELE TRAZ PARA A ATUAÇÃO DO PRÓPRIO RESIDENTE EM SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. DE IGUAL MANEIRA, O TRABALHO RESSALTA AS MELHORIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ENSINO MÉDIO DO IFRN – CAMPUS MACAU. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, RESIDÊNTES, BIOLOGIA, APRENDIZADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA17_ID6546_03102019231153.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIQUEAS TOMAZ ALVES" "autor_nome_curto" => "MIQUEAS" "autor_email" => "tomazmiqueas@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }